Renda presumida: por que usar na decisão de crédito?

renda presumida

Você já pensou em usar a renda presumida? Na sua empresa, as suas decisões de crédito são assertivas? Conhece as vantagens de adotar essa estratégia?

Os dados fornecidos a partir desta abordagem podem ajudar a melhorar as decisões de crédito. Quer saber como? Descubra, neste artigo, quais são os principais desafios para a concessão de crédito, o que é renda presumida e quais os benefícios de utilizar essa solução.

Quais são os principais desafios para a concessão de crédito?

É verdade que oferecer crédito aos clientes pode trazer benefícios: o aumento no número de vendas é um dos principais. No entanto, é preciso adotar estratégias que tornem a oferta mais segura e eficaz. 

Afinal, ao obter crédito, o consumidor adquire uma dívida e existe o risco de não pagar o débito formado. Por isso, é essencial conhecer os principais desafios para  a concessão de crédito e elaborar um bom planejamento de gestão de risco

Com isso em mente, é útil se basear nos 5 C’s para auxiliar na análise:

  • Caráter: é a investigação do histórico financeiro do cliente com o objetivo de descobrir sua reputação no mercado; 
  • Capacidade: é o exame do poder de compra do indivíduo e a perspectiva de saldo da dívida;
  • Capital: é a apuração do patrimônio líquido do cliente;
  • Colateral: são as garantias fornecidas em troca da obtenção do crédito. Por exemplo, imóveis, veículos, entre outros; 
  • Condições: é o diagnóstico da atual situação financeira do cliente, avaliando se está em ascensão ou declínio. 

Após o estudo dessas informações, é possível calcular a probabilidade de inadimplência. No entanto, existem certas barreiras que podem atrapalhar a análise de risco. Confira 3 desafios da concessão de crédito. 

1- Gerenciamento de dados 

A primeira dificuldade trata-se da necessidade de consultar inúmeras fontes para conseguir obter os dados financeiros do cliente. Na prática, essa tarefa tende a demandar muito tempo. 

Além disso, informações relevantes podem acabar sendo perdidas quando não há uma forma de armazenamento adequada e organizada. Como resultado disso, as conclusões sobre a decisão de crédito podem ser afetadas negativamente. 

2- Dados confiáveis

Outro fator que deve ser levado em consideração é a origem dos dados: é essencial que as informações sejam obtidas de fontes confiáveis. 

Caso contrário, a empresa pode sofrer prejuízos futuros, já que os dados não eram originais e não refletiam a real situação financeira do cliente. 

3- Falta de planejamento

É importante que exista um bom planejamento quando uma organização decide conceder crédito aos seus consumidores. 

Sendo assim, é essencial definir previamente quais são os objetivos, quais os benefícios que a oferta de crédito vai trazer e qual o perfil do cliente que deseja atrair com essa estratégia. 

Dessa forma, quando surgir o momento da análise, a empresa vai saber exatamente quais os critérios fundamentais para a aprovação. 

Para ajudar a vencer esses desafios pode ser útil adotar a análise da renda presumida na decisão de crédito. Mas, afinal, o que é e como funciona esse tipo de avaliação? Veja no próximo tópico. 

O que é renda presumida?

De acordo com o dicionário Aurélio, presumir significa “entender, baseando-se em certas probabilidades”. 

Portanto, pode-se dizer que a renda presumida é o ato de compreender qual o rendimento financeiro de um determinado indivíduo apoiando-se em dados que permitem a avaliação com certo grau de segurança. 

Entre essas informações estão incluídas:

  • Idade;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Escolaridade;
  • Região de moradia;
  • Entre outras. 

Mas como a renda presumida pode ajudar a melhorar as decisões de crédito? Descubra!

Quais são os benefícios de usar renda presumida para decisões de crédito?

Veja 3 vantagens de usar a renda presumida para a concessão de crédito.

1- Otimização do tempo

Conforme citado anteriormente, um dos desafios da análise de crédito é o gerenciamento de informações. 

Com a renda presumida, o processo se torna mais rápido, visto que usando a lógica e estatísticas, é possível definir previamente com base nos dados disponíveis se um cliente atende aos critérios mínimos estabelecidos pela empresa.

Dessa forma, a companhia não precisará gastar tempo consultando inúmeras fontes e organizando o material para ser capaz de fazer uma avaliação. 

2- Segurança

Segundo uma pesquisa da PwC, no biênio 2018-2019, 46% das empresas brasileiras registraram pelo menos um caso de fraude. Além disso, entre os crimes mais comuns, destacam-se as falsificações cometidas pelo consumidor com 35%. 

Tendo em vista que esses golpes desonestos são uma ameaça real para as empresas, é preciso buscar soluções que diminuam as chances da sua  organização se tornar uma vítima. Nesse sentido, a análise da renda presumida aumenta a segurança e diminui a probabilidade de fraudes.

Isso acontece porque, mesmo que um consumidor apresente comprovantes falsificados para tentar conseguir crédito mais alto, a renda presumida permite traçar informações que ajudam a determinar a real capacidade de pagamento do indivíduo. 

Ou seja, é possível comparar o valor declarado pelo cliente com a renda presumida e buscar por discrepâncias entre os dados, que podem sugerir a necessidade de uma avaliação mais cuidadosa. 

3- Decisões estratégicas 

Outra vantagem do uso da renda presumida é que a decisão de crédito se torna mais assertiva e estratégica. Isso porque o gestor terá acesso a uma visão geral acerca do perfil do cliente. 

Desse modo, é possível definir mais facilmente se existe um alinhamento entre o solicitante do crédito com as expectativas e planos da empresa.

Além disso, a renda presumida auxilia na análise de créditos para autônomos e profissionais liberais, uma vez que por não possuírem vínculo formal de emprego é mais difícil fazer a comprovação de renda.

Em resumo, a concessão de crédito traz desafios para as empresas. Assim, é importante adotar estratégias que facilitem o processo, como a renda presumida. Dessa forma, você vai tomar decisões de crédito de maneira mais rápida, segura e assertiva. 

Nós, da B2e Group, oferecemos soluções que utilizam essa e diversas outras estratégias para garantir as suas vendas com mais segurança, além de garantirmos que seus negócios irão prosperar cada vez mais. Converse com um de nossos consultores e surpreenda-se com o que podemos fazer pelo seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:

Outros Posts

Pedidos rejeitados indevidamente

Pedidos rejeitados indevidamente são aqueles cujo cliente, que teve o pedido rejeitado, mantem histórico positivo no mercado após ter sido rejeitado em sua empresa. Frequentemente

Leia mais »
Onde Estamos

Alameda Rio Negro, 500 – Torre B 17o Andar Alphaville Industrial
Barueri, SP – CEP: 06454-000

B2E SISTEMAS LTDA
CNPJ: 14.570.225/0001-98

@Copyright B2e Group – 2022