Desafios no gerenciamento dos riscos de crédito

gerenciando riscos de crédito exemplo

Gerenciar os riscos de crédito, com o avanço da globalização e das mais variadas alternativas tecnológicas, tornou-se um processo essencial, oxigenando a saúde financeira das empresas e qualificando a carteira de clientes. O uso dessas tecnologias mostra-se bastante efetivo para minimizar a burocracia e os riscos, viabilizando a efetivação de novos negócios.

O cenário econômico atual

Analisando o cenário econômico atual, são muitos os desafios relacionados a crédito. Vivemos um momento de aumento nos indicadores de inadimplência, ocasionado pelo alto índice de desemprego e por uma crise sanitária causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), que ocasionou a paralisação quase que total de alguns setores da economia. Esse conjunto de fatores é um grande desafio para as empresas e empreendedores que estão precisando reinventar seus negócios, rever os conceitos e buscar alternativas para lidar com essa nova realidade.

Portanto, acelerar os investimentos em automatização dos processos e abrir novos canais, principalmente os digitais, para realização e continuidade dos negócios deixou de ser uma opção e passou a ser essencial para a sobrevivência das empresas.

Todas essas situações exigem dos gestores um olhar mais direcionado e um cuidado ainda maior para o estabelecimento de operações relacionadas à crédito.

Mas afinal, como gerenciar os riscos de crédito?

O que é o gerenciamento de riscos de crédito?

O risco de crédito está relacionado à probabilidade de um determinado cliente não honrar seus pagamentos, independentemente do tipo de dívida, ocasionando a inadimplência. A inadimplência faz parte dos negócios e se mostra presente em quase todos os tipos de transações financeiras, portanto gerenciar esse risco é essencial.

Ciente do risco, é importante compreender que a gestão de crédito é a maneira pela qual a empresa pode prever uma possível inadimplência de um ou de alguns dos seus clientes e, com isso, identificar quais alternativas podem e devem ser utilizadas para evitar que isso aconteça, estabelecendo um conjunto de boas práticas, que visam, além da redução dos riscos, o planejamento de toda a empresa para lidar com eventuais danos.

E quais são os desafios para gerenciar corretamente os riscos, estabelecer e monitorar a execução das boas práticas?

Motores de crédito  

A tecnologia a nossa disposição permite que seja implementado um conjunto de atividades de gerenciamento de risco de crédito eficientes e integrados.  São plataformas conhecidas como motores de crédito, que assumem uma grande responsabilidade, dentre elas possibilitar a integração de todos os sistemas, proporcionando agilidade e segurança nas decisões, implantar e processar modelos estatísticos, consultar fontes externas de informações e armazenar documentação dos clientes, automatizando os processos que serão utilizados com muita frequência no gerenciamento dos riscos.

E quais são os desafios que o motor de crédito precisa resolver no gerenciamento dos riscos de crédito?

* Falta de flexibilidade: a necessidade do sistema de ser flexível é indiscutível. Essa flexibilidade é fundamental para que seja possível realizar a atualização dos dados com frequência e sempre que necessário. Caso o sistema seja lento e engessado, existe um grande risco dele se tornar um óbice ao processo em vez de uma solução.

* Relatórios complicados: definir os principais indicadores é essencial para o sucesso na gestão dos riscos de crédito. Ter acesso a essas informações de forma organizada e atualizada é fundamental para traçar os planos de melhoria. Sendo assim, é importante a plataforma de crédito disponibilizar a opção de geração de relatórios de forma dinâmica e descomplicada.

Montar relatórios partindo de diferentes e diversas planilhas, reunir os dados, tratá-los e transformar esses dados em informações decisórias é um processo extremamente burocrático e demorado e, pior ainda, sujeito a vários erros. Por esse motivo, é indispensável ter os dados organizados e devidamente estruturados em um único diretório.

Como implantar boas práticas para gerenciar os riscos de crédito?

Para assegurar que se tenha uma boa gestão de risco de crédito, algumas práticas se mostram essenciais e, a título de exemplo, para ajudar nessa missão, serão apresentadas duas delas que podem ser muito úteis quando postas em prática:

* Atualizar e monitorar as regras de crédito: é imprescindível que a política de crédito, após implementada, seja frequentemente monitorada;

* Classificar os perfis dos clientes: realizar uma análise apurada para compreender quem são os clientes que possuem uma tendência maior à inadimplência, e tratá-los de forma diferente, é fundamental para manutenção da qualidade da carteira de crédito.

Gerenciar riscos de crédito exige das empresas uma estratégia bem definida e, acima de tudo, automatização. A solução proposta nesta matéria envolve substituir modelos arcaicos ou tradicionais de análise de dados por alternativas que usam a tecnologia voltada para o negócio, permitindo fazer uma avaliação consistente dos riscos.

A B2e Group

Nós, da B2e Group, somos especialistas em soluções de crédito. Uma de nossas soluções é o nosso motor de crédito, que seguindo todas as recomendações que mencionamos, realiza a integração dos sistemas, proporcionando agilidade e segurança nas decisões, além de implantar e processar modelos estatísticos, consultar mais de 70 fontes de informação e armazenar documentos dos clientes, para garantir maior assertividade em todas as decisões de crédito.

Fale conosco! Peça um orçamento ou o contato de um consultor e surpreenda-se com o que a B2e Group pode fazer por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Outros Posts

B2e Cases – TudoAzul

Hoje, iniciamos nosso novo projeto: O B2e Cases! A B2e Group é responsável pela segurança dos maiores programas de fidelidade do Brasil, protegendo companhias aéreas,

Leia mais »

Nos Envie Uma Mensagem