Agilidade na Concessão de Crédito: Por que é Importante?

Falar sobre o cenário da economia de hoje em dia é algo que já ficou bastante comum em artigos e publicações. Donos de empresa estão cada vez com mais dor de cabeça, agora que lojas, restaurantes e todo tipo de comércio estão se reinventando, com o objetivo de abrir portas que tragam novos consumidores, ao mesmo tempo em que fazem a manutenção para não perder o público que já possuem, por não conseguirem se adequar a realidade financeira dos consumidores. Mas precisamos lembrar que outras circunstâncias perigosas não estão sendo levadas em conta quando pensamos nesse desespero de manter e conquistar novos clientes, sendo um outro fator negativo que pode impactar bastante os resultados no final do mês: A inadimplência.

Sei que o objetivo principal de toda empresa é gerar capital, então você pode me perguntar “Por que essa preocupação deve ser tão importante quanto à de conseguir aumentar as vendas? Não é esse o meu foco principal?”. E te respondo que o motivo é, porque, pior do que não vender, é vender e descobrir que você não receberá o pagamento relacionado à essa transação porque vendeu para um consumidor que não conseguiria pagar depois. E quando colocamos o fato de que, de acordo com o G1, em 2017 tivemos o maior número de consumidores inadimplentes por causa do desemprego e recessão da economia, chegando ao recorde de 61 milhões de pessoas nessa situação, percebemos que esse não seria um cenário muito difícil de acontecer em qualquer comércio, incluindo o seu.

Ao mesmo tempo, aprovar crédito influencia diretamente no ciclo de vendas, sendo a parte final desse processo. Então se uma empresa consegue ter uma boa velocidade em suas vendas, a aprovação de crédito precisa estar alinhada com esse cenário, oferecendo um retorno quase que instantâneo aos clientes. Não adianta ter um time de vendas 100% comprometido com seus resultados e trazendo novos consumidores para sua empresa se, no final das contas, sua empresa acaba perdendo uma venda logo no final do ciclo. Isso pode causar uma frustração não apenas no seu time, mas também no consumidor, e sua empresa perde um potencial cliente que poderia realizar diversas compras e fazer recomendações para outras pessoas.

Para evitar qualquer tipo de frustração, perda de oportunidades ou vendas fraudulentas, as empresas que realizam concessão de crédito precisam ser ágeis, para garantir que ao mesmo tempo que tomam a decisão correta, estão com a certeza de que todas as informações verificadas sejam válidas. Não adianta uma empresa realizar uma verificação lenta se a mesma perde oportunidades de vendas pelos motivos citados acima. Atualmente, o uso de ferramentas que deixam esse processo mais ágil vem se tornando cada vez mais comuns, oferecendo processos e soluções que se comprometem a garantir a segurança e integridade de seus clientes.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Outros Posts

B2e Cases – Camil

Dando sequência no nosso projeto, o B2e Cases, hoje vamos falar de outros segmentos: Grãos, açúcar e pescados.  E não tem como falarmos desses segmentos

Leia mais »

B2e Cases – TudoAzul

Hoje, iniciamos nosso novo projeto: O B2e Cases! A B2e Group é responsável pela segurança dos maiores programas de fidelidade do Brasil, protegendo companhias aéreas,

Leia mais »

Nos Envie Uma Mensagem