Vendas na Páscoa: proteja-se das fraudes e aumente o faturamento

vendas na páscoa

Suas vendas na Páscoa estão seguras?

No Brasil, a Páscoa, além de ser a data em que mais se consome chocolate no país, também é um dos eventos mais importantes para os brasileiros. 

E é por conta da relevância que esse dia tem, que a expectativa dos empresários de todo o país é de aumento nas vendas, principalmente por meio de canais on-line. 

Contudo, esse alto volume de compras também chama a atenção de fraudadores, que utilizam a data para aplicar golpes que apenas geram prejuízos para os donos de e-commerce.

Portanto, apesar de ser importante focar nas estratégias de vendas, também é importante dar uma atenção especial à segurança da sua loja virtual.

Neste artigo, vamos apresentar um panorama sobre as expectativas de vendas na Páscoa, apresentar os principais riscos de fraudes para o comércio eletrônico e como se proteger.

Acompanhe!

Previsão de vendas na Páscoa deste ano

O otimismo dos lojistas em relação à Páscoa deste ano é grande. Segundo dados do Instituto Fecomércio, 49,91% dos lojistas acreditam que a data será melhor em 2022. 

E, de acordo com a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas realmente serão melhores se comparadas a 2021. A projeção é de que o setor alcance R$ 2,16 bilhões de faturamento, o que representa um aumento de 1,9% em relação ao ano passado.

Contudo, outra pesquisa, realizada pela consultoria GS Ciência do Consumo, indica uma projeção ainda melhor. Segundo o levantamento, as compras deste ano já alcançaram o mesmo patamar anterior à pandemia. 

Os dados apontam que as vendas na Páscoa acumuladas até o dia 13 de Fevereiro já apresentam um faturamento maior que o mesmo período de 2021, 2020 e 2019, o que mostra que o setor já está bem aquecido.

Esse crescimento no faturamento pode ser explicado principalmente pelo aumento do ticket médio que, segundo a Fecomércio, passará de R$ 81,43 em 2021 para R$ 148,67 em 2022.

Além das boas projeções para este ano, outra mudança que se destaca é a mudança do consumidor em relação à compra de ovos de chocolate.

Nesse sentido, engana-se quem acredita que o varejo físico ainda é totalmente dominante nas vendas na Páscoa.

As vendas na Páscoa no digital

O comércio eletrônico que já vinha em um bom ritmo de crescimento se consolidou de vez durante a pandemia, tornando-se fundamental para as vendas na Páscoa e em outras datas comemorativas. 

Hoje, o e-commerce além de ser indispensável para a troca de presentes de qualquer evento especial, é também sinônimo de praticidade e agilidade, aumentando sua relevância dentro das estratégias das marcas. 

Durante a pandemia, realizar compras on-line se tornou a preferência de 71% dos brasileiros, segundo a ConQuist Consultoria. E, apesar do período de exclusão social ter chegado ao fim, o hábito de adquirir produtos via e-commerce não foi deixado de lado.  

De acordo com Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), em entrevista para a Exame, o consumidor tem um novo perfil que prioriza o conforto, a rapidez e o cuidado no recebimento do produto.

E essa aproximação do consumidor com o on-line foi tão grande que levou marcas conhecidas a realizarem o processo de digitalização para aprimorar a experiência de compra dos clientes, como é o caso da Mondelēz Brasil que reformulou seu e-commerce.

Essa transformação ocorreu principalmente diante do crescimento expressivo do comércio eletrônico nas vendas na Páscoa dos últimos anos. 

Em 2020, em comparação com 2019, houve um aumento de 697% no faturamento nas vendas on-line de bombons, chocolates e ovos de Páscoa. Já em 2021 o faturamento também apresentou crescimento, sendo 87% maior que o ano anterior. 

Para 2022, a previsão é de 6% de aumento no número de pedidos e 4% de ticket médio.

Por que é preciso preparar o e-commerce para as vendas na Páscoa?

Como mencionamos no começo deste artigo, o foco principal das empresas nesse período do ano está em aumentar as vendas na Páscoa. No entanto, assim como os empresários, os fraudadores também enxergam uma oportunidade. 

E como a atenção está toda na área comercial, a proteção das lojas virtuais deixa de ser prioridade, o que permite o surgimento de diversas brechas para a ação dos criminosos. 

Isso, sem contar que o e-commerce pode não estar devidamente preparado para o volume de acessos referente ao período, o que pode ocasionar um alto volume de transações de clientes reais que terão suas compras barradas, prejudicando o faturamento do negócio.

Diante desse cenário, o consumidor passa a desconfiar da loja virtual, que além do prejuízo financeiro terá de lidar também com a perda de credibilidade. 

E isso tudo sem nem termos mencionado os riscos ainda. Confira a seguir. 

Principais riscos de fraudes

Se o comércio eletrônico não possui um sistema antifraude, suas vendas na Páscoa correm diversos riscos, sendo que os principais são;

  • Clonagem ou roubo de cartão: o criminoso utiliza os dados de um cartão de um cliente real para fazer a compra. Quando o verdadeiro dono percebe, ele solicita o chargeback para a bandeira do cartão e o prejuízo fica totalmente com a loja virtual;
  • Autofraude: o próprio dono do cartão realiza a compra e após um tempo pede contestação da mesma afirmando que não a reconhece, deixando o prejuízo financeiro, mais uma vez, para o e-commerce;
  • Fraude limpa: quando o golpista usa um cartão de crédito falso, mas com dados verdadeiros, gerando contestação e pedido de chargeback.

Ou seja, todas as situações de fraude que podem ocorrer nas vendas na Páscoa são prejudiciais apenas para o e-commerce, que terá de lidar com a perda de dinheiro e de credibilidade perante o consumidor.

Como proteger as vendas na Páscoa

A forma ideal de proteger o seu e-commerce durante as vendas na Páscoa é investir em um sistema de antifraude completo que forneça segurança na medida certa, sem barrar as transações de clientes reais. 

É fundamental contar com uma ferramenta que realize desde a análise do histórico de compras até um modo de identificar se é realmente o dono verdadeiro do cartão que está fazendo a compra. 

Pois, apenas contando com essas funcionalidades, é possível evitar que consumidores legais sejam barrados, ao mesmo tempo em que casos de fraude isolados e frequentes sejam facilmente identificados. 

Além disso, também é essencial que o programa seja personalizável para atender da melhor forma as necessidades únicas do seu comércio eletrônico, como é o caso do Sistema de Prevenção à Fraude da B2e Group.

Identifique as fraudes antes que elas ocorram, autentique o usuário, evite chargeback e contestações.

Com o Sistema de Prevenção à Fraude da B2e, suas vendas na Páscoa estarão seguras e as compras erroneamente barradas que afetam seu faturamento serão reduzidas de forma significativa.

Conheça nossa solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts