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Vendas na Páscoa: proteja-se das fraudes e aumente o faturamento

  • abril 14, 2022
  • Gustavo Favaro
  • Seja o primeiro a comentar
vendas na páscoa

Suas vendas na Páscoa estão seguras?

No Brasil, a Páscoa, além de ser a data em que mais se consome chocolate no país, também é um dos eventos mais importantes para os brasileiros. 

E é por conta da relevância que esse dia tem, que a expectativa dos empresários de todo o país é de aumento nas vendas, principalmente por meio de canais on-line. 

Contudo, esse alto volume de compras também chama a atenção de fraudadores, que utilizam a data para aplicar golpes que apenas geram prejuízos para os donos de e-commerce.

Portanto, apesar de ser importante focar nas estratégias de vendas, também é importante dar uma atenção especial à segurança da sua loja virtual.

Neste artigo, vamos apresentar um panorama sobre as expectativas de vendas na Páscoa, apresentar os principais riscos de fraudes para o comércio eletrônico e como se proteger.

Acompanhe!

Previsão de vendas na Páscoa deste ano

O otimismo dos lojistas em relação à Páscoa deste ano é grande. Segundo dados do Instituto Fecomércio, 49,91% dos lojistas acreditam que a data será melhor em 2022. 

E, de acordo com a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas realmente serão melhores se comparadas a 2021. A projeção é de que o setor alcance R$ 2,16 bilhões de faturamento, o que representa um aumento de 1,9% em relação ao ano passado.

Contudo, outra pesquisa, realizada pela consultoria GS Ciência do Consumo, indica uma projeção ainda melhor. Segundo o levantamento, as compras deste ano já alcançaram o mesmo patamar anterior à pandemia. 

Os dados apontam que as vendas na Páscoa acumuladas até o dia 13 de Fevereiro já apresentam um faturamento maior que o mesmo período de 2021, 2020 e 2019, o que mostra que o setor já está bem aquecido.

Esse crescimento no faturamento pode ser explicado principalmente pelo aumento do ticket médio que, segundo a Fecomércio, passará de R$ 81,43 em 2021 para R$ 148,67 em 2022.

Além das boas projeções para este ano, outra mudança que se destaca é a mudança do consumidor em relação à compra de ovos de chocolate.

Nesse sentido, engana-se quem acredita que o varejo físico ainda é totalmente dominante nas vendas na Páscoa.

As vendas na Páscoa no digital

O comércio eletrônico que já vinha em um bom ritmo de crescimento se consolidou de vez durante a pandemia, tornando-se fundamental para as vendas na Páscoa e em outras datas comemorativas. 

Hoje, o e-commerce além de ser indispensável para a troca de presentes de qualquer evento especial, é também sinônimo de praticidade e agilidade, aumentando sua relevância dentro das estratégias das marcas. 

Durante a pandemia, realizar compras on-line se tornou a preferência de 71% dos brasileiros, segundo a ConQuist Consultoria. E, apesar do período de exclusão social ter chegado ao fim, o hábito de adquirir produtos via e-commerce não foi deixado de lado.  

De acordo com Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), em entrevista para a Exame, o consumidor tem um novo perfil que prioriza o conforto, a rapidez e o cuidado no recebimento do produto.

E essa aproximação do consumidor com o on-line foi tão grande que levou marcas conhecidas a realizarem o processo de digitalização para aprimorar a experiência de compra dos clientes, como é o caso da Mondelēz Brasil que reformulou seu e-commerce.

Essa transformação ocorreu principalmente diante do crescimento expressivo do comércio eletrônico nas vendas na Páscoa dos últimos anos. 

Em 2020, em comparação com 2019, houve um aumento de 697% no faturamento nas vendas on-line de bombons, chocolates e ovos de Páscoa. Já em 2021 o faturamento também apresentou crescimento, sendo 87% maior que o ano anterior. 

Para 2022, a previsão é de 6% de aumento no número de pedidos e 4% de ticket médio.

Por que é preciso preparar o e-commerce para as vendas na Páscoa?

Como mencionamos no começo deste artigo, o foco principal das empresas nesse período do ano está em aumentar as vendas na Páscoa. No entanto, assim como os empresários, os fraudadores também enxergam uma oportunidade. 

E como a atenção está toda na área comercial, a proteção das lojas virtuais deixa de ser prioridade, o que permite o surgimento de diversas brechas para a ação dos criminosos. 

Isso, sem contar que o e-commerce pode não estar devidamente preparado para o volume de acessos referente ao período, o que pode ocasionar um alto volume de transações de clientes reais que terão suas compras barradas, prejudicando o faturamento do negócio.

Diante desse cenário, o consumidor passa a desconfiar da loja virtual, que além do prejuízo financeiro terá de lidar também com a perda de credibilidade. 

E isso tudo sem nem termos mencionado os riscos ainda. Confira a seguir. 

Principais riscos de fraudes

Se o comércio eletrônico não possui um sistema antifraude, suas vendas na Páscoa correm diversos riscos, sendo que os principais são;

  • Clonagem ou roubo de cartão: o criminoso utiliza os dados de um cartão de um cliente real para fazer a compra. Quando o verdadeiro dono percebe, ele solicita o chargeback para a bandeira do cartão e o prejuízo fica totalmente com a loja virtual;
  • Autofraude: o próprio dono do cartão realiza a compra e após um tempo pede contestação da mesma afirmando que não a reconhece, deixando o prejuízo financeiro, mais uma vez, para o e-commerce;
  • Fraude limpa: quando o golpista usa um cartão de crédito falso, mas com dados verdadeiros, gerando contestação e pedido de chargeback.

Ou seja, todas as situações de fraude que podem ocorrer nas vendas na Páscoa são prejudiciais apenas para o e-commerce, que terá de lidar com a perda de dinheiro e de credibilidade perante o consumidor.

Como proteger as vendas na Páscoa

A forma ideal de proteger o seu e-commerce durante as vendas na Páscoa é investir em um sistema de antifraude completo que forneça segurança na medida certa, sem barrar as transações de clientes reais. 

É fundamental contar com uma ferramenta que realize desde a análise do histórico de compras até um modo de identificar se é realmente o dono verdadeiro do cartão que está fazendo a compra. 

Pois, apenas contando com essas funcionalidades, é possível evitar que consumidores legais sejam barrados, ao mesmo tempo em que casos de fraude isolados e frequentes sejam facilmente identificados. 

Além disso, também é essencial que o programa seja personalizável para atender da melhor forma as necessidades únicas do seu comércio eletrônico, como é o caso do Sistema de Prevenção à Fraude da B2e Group.

Identifique as fraudes antes que elas ocorram, autentique o usuário, evite chargeback e contestações.

Com o Sistema de Prevenção à Fraude da B2e, suas vendas na Páscoa estarão seguras e as compras erroneamente barradas que afetam seu faturamento serão reduzidas de forma significativa.

Conheça nossa solução.

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AVISO DE PRIVACIDADE

A B2E deseja manter uma relação de confiança e transparência junto a todos os usuários de seus serviços.

Em razão disso, elaboramos este documento para ajudar você a entender quais informações são coletadas, por qual motivo as coletamos, se as compartilhamos e com quem. Além disso, informamos os seus direitos relativos a essas informações e como exercê-los junto à B2E.

Para nós, é prioridade zelar pela privacidade e segurança dos seus Dados Pessoais. Qualquer informação que você nos forneça será tratada de acordo com os limites aqui estabelecidos.

Em caso de dúvidas relacionadas a proteção de seus Dados Pessoais, disponibilizamos um canal de contato apropriado ao final deste aviso. Por favor, não hesite em nos contatar.

1. QUAIS DADOS PESSOAIS SEUS NÓS COLETAMOS?

Com o propósito de realçar a sua privacidade, entendemos que todo e qualquer tratamento de dados pessoais deve ser limitado ao mínimo necessário, pertinente, proporcional e não excessivo para viabilizar a finalidade pretendida. Por isso, os dados pessoais que coletamos a seu respeito variarão conforme a relação que você opte por estabelecer conosco, direta ou indiretamente, isto é, de cliente, fornecedor, prestador de serviço, visitante, parceiros, dentre outras.

Abaixo, agrupados em categorias, apresentamos os principais dados pessoais tratados:
• Informações de identificação, como o seu nome, data de nascimento, RG, CPF, CNPJ, razão social, profissão, cargo, dentre outros;
• Informações que nos auxiliem a contatá-lo, como endereço residencial, CEP, telefone fixo ou celular e e-mail profissional;
• Informações financeiras, como conta corrente e agência bancária;
• Informações comportamentais, garantir uma melhoria em nossos serviços e processos, geolocalização, navegação e histórico de utilização do sistema;
• Atributos associados aos seus dispositivos eletrônicos, como provedor de acesso, sistema operacional, navegador (tipo, versão, opções habilitadas e plug-ins instalados), configurações de vídeo (tamanho/resolução e quantidade de cores), data e hora do acesso e páginas vistas;
• Informações provenientes de terceiros, como aquelas disponibilizadas pelos clientes que formalizaram a contratação da prestação de serviços de análise de prevenção a fraudes, bem como informações oriundas de Bureaux de créditos, que apresentam dados cadastrais, comportamentais e financeiros.

2. COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

As informações que tratamos a seu respeito podem ter nos sido fornecidas diretamente por você, por terceiros, coletadas de forma automática ou serem provenientes de bases públicas.

2.1 Fornecidas Diretamente por Você

Desde o início da sua interação conosco, você voluntariamente nos disponibiliza informações a seu respeito, por exemplo, quando nos contata por meio das redes sociais Linkedin, Facebook e Instagram ou através do próprio canal disponibilizado em nosso site, quando se cadastrar para conhecer os produtos ofertados pela empresa.

2.2 Obtidas de Terceiros

Em casos específicos, nós também poderemos receber alguns Dados Pessoais seus através de Terceiros. Por exemplo, informações disponibilizadas por contratantes da B2E ou, ainda, em decorrência da prestação de nossos serviços creditícios, provenientes, por exemplo, de Bureaux de crédito etc.

2.3 Automaticamente

Em algumas situações, também poderemos coletar Dados Pessoais automaticamente dos dispositivos que você utiliza para acessar o nosso website. Essas informações nos auxiliam a gerar estatísticas de acesso e, assim, conhecer melhor o público que o utiliza. Isso é importante para que possamos aperfeiçoá-lo cada vez mais e adequá-lo ao maior público possível. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou tecnologias similares, conforme explicaremos em tópico próprio abaixo.

2.4. Disponíveis Publicamente

Por fim, há a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponibilizadas publicamente, incluindo, mas não se limitando a, mídias sociais e bases de dados de órgãos públicos (por exemplo, Receita Federal).

3. COMO UTILIZAMOS AS SUAS INFORMAÇÕES?

Os Dados Pessoais que a B2E coleta sobre você são utilizados para os seguintes propósitos:

3.1 Atender a finalidade para a qual o dado foi fornecido

Tratamos seus Dados Pessoais para viabilizar a finalidade para a qual você os forneceu à B2E ou para outras finalidades compatíveis a estas e informadas a você no momento da coleta de seus dados.

3.2 Cumprirmos com nossas obrigações legais ou regulatórias

Seus Dados Pessoais poderão ser utilizados para o atendimento das nossas obrigações dispostas em lei, regulações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, Poder Judiciário e/ou outra autoridade competente. Este tratamento poderá incluir seus dados de qualificação completos, documentos pessoais, informações bancárias e dados sensíveis.

3.3 Permitir o exercício regular de nossos direitos

Mesmo após o término da sua relação conosco, nós poderemos tratar alguns de seus Dados Pessoais para exercer nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

3.4 Viabilizar atividades necessárias à nossa organização

Com base no nosso legítimo interesse, também poderemos tratar os seus Dados Pessoais para viabilizar as atividades de comunicação e marketing, melhorias de nossos produtos e serviços e relacionamento com nossos clientes e parceiros, sempre observando os limites da sua expectativa e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos ou liberdades fundamentais.

Por exemplo, poderemos utilizar os seus Dados Pessoais por meio do nosso relacionamento com empresas de consultoria, plataformas de e-commerce, processadoras de cartão, private label e empresas de ERP, onde recepcionamos e indicamos negócios.

3.5 Executar um contrato que você tenha celebrado conosco, ou realizar diligências pré-contratuais

Utilizamos seus Dados Pessoais para a realização do seu cadastro enquanto contratante dos nossos serviços e produtos.

3.6. Evitar Fraudes e Zelar pela sua Segurança

Poderemos tratar os seus dados pessoais para zelar pela sua segurança (e de terceiros) e para evitar fraudes de identificação, em especial durante o seu acesso ao nosso site institucional e sistemas internos, ingresso ou visita às nossas dependências.

3.7 Publicidade

Por fim, poderemos utilizar os seus Dados Pessoais para criar segmentações de públicos-alvo e, assim, promover de forma mais adequada conteúdos atualizados de campanhas de marketing da B2E. Nesta hipótese, a opção de exclusão de cadastro da nossa base estará sempre disponível ao final de cada comunicação que encaminharmos.

4. O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?

Cookies são arquivos de texto que podem ser armazenadas em seus dispositivos eletrônicos quando você visita o nosso website (https://b2egroup.com.br/). A B2E se utiliza desta ferramenta para diferentes finalidades, como gerar estatísticas de acesso, aprimorar a sua experiência em nossas interfaces / domínios, dentre outras.

Agregados em grupos, abaixo listamos todas estas finalidades:

Tipo de Cookie O que eles fazem?
Necessários São cookies essenciais para viabilizar o adequado funcionamento do nosso website, assim como para permitir que você faça uso de todas as funcionalidades disponíveis.
Desempenho São cookies que nos ajudam a entender como os visitantes interagem com o nosso website, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas eventualmente encontrados.
Funcionais São cookies que permitem lembremos das suas escolhas anteriores, como, por exemplo idioma de navegação. São responsáveis por proporcionar uma experiência personalizada.
Marketing São cookies utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e específico para os seus interesses. Podem, ainda, ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha lançada.

Destacamos que os cookies necessários são essenciais para o normal funcionamento do nosso website, sendo que a oposição à utilização desta ferramenta poderá implicar na inutilização de sua experiência ou na suspensão de seu acesso.

5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?

É possível que a B2E realize o uso compartilhado de seus Dados Pessoais, caso em que estará restrito ao mínimo adequado e necessário para o cumprimento de alguma das finalidades específicas e previamente informadas a você.

Por exemplo, poderemos compartilhar seus Dados Pessoais para viabilizar a atuação de canais de comunicação e de marketing, com consultores para melhorias na abordagem sobre nossos serviços e produtos, ou ainda com empresas da B2E, e ligadas ao Grupo da B2E (ex: B2E Cred).

Quando realizamos o compartilhamento de seus Dados Pessoais com parceiros, nós utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que qualquer terceiro que os receba garanta a eles a proteção adequada.

6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Temos políticas e protocolos internos que determinam como os Dados Pessoais devem ser tratados pela B2E. Essas normas têm como objetivo garantir o Tratamento adequado e lícito dos Dados Pessoais que detemos, inclusive dos seus.

Além dessas medidas organizacionais e de governança, adotamos inúmeras outras de natureza técnica que garantem ainda maior segurança aos seus Dados Pessoais. Como exemplo de algumas medidas que tomamos, estão:

• A utilização de criptografia;
• Controle estrito do tratamento de Dados Pessoais, incluindo limitação de acesso, e acesso protegido por senha;
• A existência de um programa de segurança da informação;
• A realização de segregação de acesso a Dados Pessoais;
• Orientações para proteção de senhas;
• Acesso a serviços, exclusivamente, por redes seguras.

7. COMO VOCÊ PODE EXERCER OS SEUS DIREITOS?

Qualquer que seja a relação que você opte por estabelecer com a B2E, você tem assegurado todos os direitos legais relativos aos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando a:
a. Saber se tratamos algum dado pessoal seu;
b. Saber quais Dados Pessoais seus são tratados por nós;
c. Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados, pelos meios exigidos pela regulamentação específica, quando necessário;
d. Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou que, porventura, tenham sido tratados em desconformidade com a lei;
e. Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
f. Solicitar a eliminação dos dados tratados com ou sem o seu consentimento;
g. Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados;
h. Quando a atividade de Tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade. Caso você consinta, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para acessar, obter uma cópia, corrigir, atualizar e/ou completar os seus Dados Pessoais, bem como exercer quaisquer outros direitos, você deve enviar um e-mail para o nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, por meio do seguinte endereço eletrônico: (gr.privacidade@b2egroup.com.br).

Em circunstâncias específicas, é possível que a sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento.

Requisições que envolvam Dados Pessoais e/ou documentos de outros Titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro Titular por você.

Ressaltamos que este tópico se refere a comunicações relacionadas a dados pessoais e direitos dos titulares. No caso de transações comerciais, destacamos que a decisão final sobre aprovar ou recusar uma transação comercial é efetuada pelos clientes da B2E, e não pela B2E diretamente. Assim, eventuais solicitações a respeito devem ser direcionadas diretamente aos clientes B2E.

8. ATUALIZAÇÃO DESTE AVISO DE PRIVACIDADE

Este Aviso de Privacidade poderá ser alterado a qualquer momento, para garantir o nosso compromisso de transparência com você. Por favor, verifique esta página periodicamente para saber sobre possíveis mudanças.

9. ESCLARECIMENTOS OU DÚVIDAS

Caso você tenha qualquer dúvida, entre em contato através do endereço de e-mail (gr.privacidade@b2egroup.com.br) e contate nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais.

10. DEFINIÇÕES

A fim de proporcionar maior clareza para você quanto ao conteúdo deste aviso, as seguintes palavras e expressões, no singular ou no plural, foram utilizadas com os seguintes significados:

Termo/Expressão Significado
Dados Pessoais Qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável; é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como - por exemplo - um nome, um número de identificação, identificadores por via eletrônica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa singular.
Dados Pessoais Sensíveis Qualquer dado pessoal que diga respeito a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, bem como dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.
Encarregado Termo que designa o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais da B2E, isto é, a pessoa indicada para atuar como canal de comunicação com você e com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Terceiros Refere-se, mas não está limitado, a toda e qualquer pessoa física ou jurídica que a B2E se relacione ou venha a se relacionar, prestador de serviços, fornecedor, consultor, parceiro, terceiro contratado ou subcontratado.
Titular Pessoa física a quem se referem os Dados Pessoais.
Tratamento Coleta, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, atualização, comunicação, transferência, compartilhamento e extração de Dados Pessoais.

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