Biometria facial: Como esta tecnologia auxilia no combate a fraudes

biometria facial

Os avanços da transformação digital estão mudando muito a forma como fazemos negócios em todo o mundo. Diante de toda essa tecnologia que surge diariamente, a biometria facial vem crescendo cada vez mais.

A tecnologia para detecção da face possui uma grande assertividade e, por este motivo, diversos negócios estão se beneficiando com o seu uso. Conheça, neste artigo, todas as vantagens que o reconhecimento da face pode proporcionar ao seu empreendimento, principalmente no quesito segurança antifraude e como a B2e vem auxiliando diversos negócios por meio da sua solução de prevenção a fraudes.

O que é a biometria facial

A biometria facial, ou reconhecimento de dados biométricos, é uma maneira de identificar ou confirmar a identidade de uma pessoa por meio do seu rosto. São utilizados cerca de 80 pontos nodais para medir algumas variáveis, como o comprimento ou a largura do nariz, a distância entre os olhos, a espessura do lábio, entre outras.

Os sistemas biométricos capturam e uma inteligência artificial analisa e compara estas informações com um banco de dados. Além disso, as taxas de acerto e confiabilidade desta tecnologia são bastante elevadas. Como cada pessoa possui características únicas, essa tecnologia permite a autenticação da identidade de forma rápida e prática nos mais diversos segmentos, desde o entretenimento até a segurança.

Como a biometria facial funciona na prática

Os algoritmos da tecnologia de detecção de face utilizam a biometria para mapear características faciais a partir de uma imagem do rosto da pessoa em vídeo ou fotografia. Essas informações são comparadas a outras imagens em um banco de dados.

Os sistemas de biometria facial podem variar, mas, em linhas gerais, abrangem as seguintes etapas:

  1. Detecção do rosto: uma câmera realiza a detecção do rosto, podendo estar sozinho ou em grupos ou multidões;
  2. Verificação dos pontos: é feita a detecção de cerca de 70 pontos e uma inteligência é capaz de criar a geometria do rosto em questão;
  3. Conversão da imagem em dados: essa imagem gerada na etapa anterior é transformada em uma fórmula matemática por meio de um algoritmo;
  4. Identificação de um rosto correspondente: a impressão facial numérica é comparada a um banco de dados de outras referências. A tecnologia de detecção de face identifica, assim, uma correspondência para as características faciais exatas.

Benefícios da biometria facial para as empresas

A biometria facial possui diversos benefícios e aplicações para as empresas. A B2e Group conta com uma solução de prevenção a fraudes que atua na identificação e autenticação do usuário e que utiliza esta tecnologia para evitar chargebacks e contestações.

Veja, a seguir, 5 benefícios da nossa solução e como ela atua na sua empresa.

1 –  Maior segurança

Realizar o trabalho de identificação de usuários é um processo bastante oneroso, porém imprescindível para evitar fraudes. O nosso sistema de prevenção a fraudes faz a comparação da selfie do usuário a um banco de dados. Isso proporciona um monitoramento completo, sendo possível autenticar todos os usuários do seu site.

Qualquer indivíduo que possua algum histórico de fraudes poderá ser impedido, pelo sistema de reconhecimento facial, a concluir a operação, garantindo uma maior segurança ao seu negócio.

2 – Alta precisão na identificação

O rosto humano possui características únicas e individuais. Logo, ninguém tem a mesma identidade facial, e é isso que garante a exatidão desse sistema. O reconhecimento é feito de maneira tridimensional, podendo utilizar até mesmo as selfies dos usuários.

Por isso, a identificação facial está se tornando cada vez mais confiável. Atualmente, a taxa de sucesso é crescente devido ao desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento 3D. A combinação dessas tecnologias torna muito difícil enganar o sistema. Com tanta precisão, o seu e-commerce estará muito mais seguro contra fraudes e chargebacks.

3 – Processo totalmente automatizado

Ao invés de você contar com uma equipe própria para analisar os acessos e compras realizadas durante o dia e noite, a tecnologia de reconhecimento facial automatiza o processo de identificação e garante sua impecabilidade toda vez, sem interrupções.

4 – Integração com outros sistemas

Outra grande vantagem da biometria facial é a fácil integração com outros sistemas. As ferramentas de reconhecimento facial funcionam perfeitamente com os softwares de gestão, por exemplo, já existentes em sua empresa. Além disso, são fáceis de programar. 

Qual o benefício disso tudo? Você não precisará gastar tempo e dinheiro no desenvolvimento do seu próprio software para torná-lo adequado à integração.

5 – Combate a fraudes

Empresas que trabalham com gerenciamento de dados, principalmente comércios eletrônicos, são alvos dos mais variados tipos de fraudes, entre elas a fraude de identidade. Nesse contexto, a utilização de documentos falsos tornou-se uma prática muito comum.

A validação usual dos documentos, feita manualmente, já não é mais um procedimento eficaz. Assim, as instituições viram na utilização de reconhecimento facial um meio para minimizar e até mesmo impedir a ocorrência de fraudes, pois o uso da tecnologia garante a veracidade da identidade do usuário. Trata-se, portanto, de um passo rumo à total automação dos processos de validação de identidade.

O sistema antifraude da B2e é robusto e atua na proteção completa da sua empresa. Nosso foco é atuar na autenticação do usuário, evitando chargebacks e contestações.

Para isso, utilizamos tecnologia de ponta, como a biometria facial, que compara uma selfie do usuário a um banco de dados completo.

Proteja as suas vendas com a nossa solução antifraudes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts