Recuperação do mercado de passagens aéreas no pós pandemia

mercado de passagens aéreas

O mundo todo vem enfrentando um momento bastante delicado devido à pandemia do coronavírus. Um dos setores mais atingidos da economia foi o mercado de passagens aéreas, afinal, grande parte das pessoas teve que repensar seus planos de viagens no ano de 2020.

Entretanto, devido ao avanço da vacinação e aos protocolos de segurança adotados pelas companhias aéreas, a retomada da aviação, principalmente no mercado doméstico, vem se consolidando. Segundo a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), as maiores companhias já atuam com quase 70% da sua capacidade.

Por isso, as empresas aéreas precisam estar preparadas para a retomada das viagens, tanto nacionais como internacionais. Porém, os riscos de fraudes podem aumentar. Logo, contar com uma solução que proporciona uma maior segurança no momento da venda das passagens, e que atua mitigando os riscos de fraudes, é fundamental.

O mercado aéreo e a crise da COVID-19

No início da crise gerada pela pandemia, a malha aérea doméstica no Brasil foi reduzida drasticamente. Voos internacionais foram paralisados e centenas de aeronaves ficaram estacionadas por semanas. 

Com a retomada das viagens e a volta gradual do turismo, as expectativas para a malha doméstica neste pós covid-19 são bem melhores que as do ano anterior. Com isso, são boas também as promessas para o mercado de passagens aéreas e de milhas.

No entanto, as viagens internacionais devem demorar mais um pouco para serem normalizadas. Isso porque o segmento depende de vários aspectos externos para funcionar, como a reabertura das fronteiras, que está acontecendo lentamente.

Tendências para o mercado de passagens aéreas brasileiro

Um estudo divulgado pela consultoria KPMG aponta que, entre 40 setores de atividades analisados, a aviação comercial é um dos cinco que precisará se adequar à realidade pós-covid para voltar a crescer. Por isso, muitas companhias aéreas já contam com protocolos de saúde eficazes para tranquilizar seus usuários.

Apesar da difícil fase enfrentada, o mercado das passagens aéreas brasileiro já sente os sinais da recuperação. Depois de um 2020 complicado para o setor e com as vendas em baixa, o segmento já consegue apostar em uma retomada. Muitas pessoas estão voltando a planejar suas viagens e, sobretudo,  reaprendendo a viajar por conta das restrições de alguns locais e protocolos de segurança.

Além disso, com o iminente retorno ao trabalho presencial, várias empresas estão retomando as viagens corporativas. Segundo a Global Business Travel Association, as organizações que ainda não retomaram as viagens corporativas ainda o farão em algum momento do segundo semestre de 2021.

Estes indicadores apontam que o retorno da venda de passagens aéreas já está acontecendo, mesmo que um pouco timidamente. As operadoras esperam que, até o final do ano, a venda de passagens aéreas retorne aos patamares pré- covid com a vacinação cada vez mais acelerada.

Nesse caso, a tendência é que os consumidores deem preferência à compra online de passagens. evido à inclusão digital, muitas pessoas preferem comprar suas passagens aéreas pela internet, pois a busca por destinos, preços e condições de pagamento é muito mais rápida. 

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Statista, a venda de passagens aéreas no ambiente virtual  cresceu 56% nos últimos 5 anos.

Fraudes na compra de passagens aéreas

Se de um lado o mercado de passagens aéreas viu  um aumento nas vendas online, de outro existe  também um crescimento no número de fraudes registradas. Uma pesquisa de fraude e controle de pagamentos de 2020 da AFP (Association for Financial Professionals) descobriu que 81% das organizações já foram alvo de fraudes de pagamentos. 

De acordo com a mesma pesquisa, a fraude com cartão de crédito aumentará 14% até 2023 e a expectativa de perdas para os varejistas poderá chegar a 130 bilhões de dólares.

Segundo o levantamento da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), de todos os tipos de fraudes envolvendo cartão de crédito, 46% dos fraudadores usam o meio de pagamento para comprar passagens aéreas. Além disso, metade das fraudes com passagens das Américas, acontece no Brasil.

E não é só na compra de passagens com cartão de crédito que as fraudes acontecem. Muitos cartões de crédito e empresas aéreas oferecem programas de fidelidade para o acúmulo de milhas que podem ser revertidas na compra de passagens. 

O número de invasões nas contas dos programas de fidelidade vem aumentando significativamente. Aliás, esta nova modalidade de fraude já atinge 90% das empresas do segmento, segundo o mesmo relatório da Iata.

Diante destes dados, fica evidente que as empresas especializadas na venda de passagens aéreas, seja online ou presencial, precisam de um meio para se proteger contra as fraudes. Para garantir que a sua operadora de passagens aéreas não tenha prejuízos, é essencial investir em um sistema que atue tanto na prevenção a fraudes nos programas de fidelidade como na compra de passagens aéreas.

A CVC, uma das maiores empresas de venda de passagens aéreas do Brasil, já está se preparando para a retomada do turismo com força total. A empresa vem trabalhando fortemente para evitar fraudes na compra das passagens, que acabam gerando grandes prejuízos financeiros. Para isso, ela adquiriu recentemente nosso sistema antifraude para auxiliar nas suas vendas. Conheça o que levou a CVC a apostar em nosso sistema.

É possível reduzir o impacto das fraudes na venda de passagens aéreas?

Sabemos que as tentativas de golpes nas vendas, sobretudo online, de passagens aéreas tem um grande impacto para as empresas. Entretanto, com o apoio da tecnologia é possível reduzir este impacto de forma bastante eficaz.

A B2e Group é uma empresa líder no segmento anti fraudes na venda de passagens aéreas e prevenção à fraude para programas de fidelidade, atuando para reduzir os prejuízos devido ao chargeback e falsos positivos, mantendo a experiência de venda positiva tanto para a operadora quanto para o consumidor.

Nossas soluções são customizadas para atender da melhor maneira todas as necessidades da sua empresa. Possuímos integração com plataformas de e-commerces e de pagamentos, equipe disponível para auxiliar nas decisões manuais, programa de consultoria e relatórios para auxiliar a melhorar sua rotina

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