O que são os falsos positivos e como eles impactam seu negócio?

falsos positivos

Os falsos positivos são pedidos legítimos realizados por novos clientes ou por clientes regulares, mas que tiveram sua solicitação recusada em decorrência da suspeita de fraude.

Apesar de ser uma situação relativamente complexa de mensurar, sua realização é indispensável, pois com ela é possível identificar se o seu provedor de análise de risco está ajudando ou não a melhorar os números do seu e-commerce.

Uma maneira prática para compreender como os efeitos dos falsos positivos podem comprometer seu negócio é pensar que quanto mais pedidos legítimos são reprovados em seu e-commerce, mais elevada é a receita que se perde. Sendo assim, pode-se imaginar o prejuízo que a gestão de riscos deficiente pode proporcionar para seu negócio.

A importância de entender os falsos positivos no e-commerce

Cartões de crédito clonados e cyber ataques são uma realidade no mundo do comércio eletrônico. No entanto, nem sempre esse problema assusta aqueles que gerenciam o e-commerce. Você pode ter uma operação com baixo índice de fraudes e ter uma falsa sensação de completa segurança, mascarado muitas vezes pela baixíssima taxa de chargebacks.

Muitos comércios eletrônicos não fazem ideia do quanto deixam de receber para sustentar tais indicadores, que vem dos falsos positivos, que ainda é pouco debatido no mercado.

Minimização dos riscos e as ferramentas antifraude

De maneira geral, os profissionais que atuam diretamente com o e-commerce têm a ideia de que a solução antifraude tem o único propósito de minimizar ataques de cyber fraudadores e acabar com indesejado chargeback. Apesar de serem esses os principais motivadores na contratação desta solução, conceituá-la desta forma é uma visão limitada é até inapropriada.

Um bom provedor antifraude além de reduzir os riscos de fraudes, visa otimizar e melhorar as conversões de pedidos em vendas. Pedidos legítimos precisam ser aprovados quase que em sua totalidade.

Sendo assim, uma coisa é certa: é importante o gestor de riscos ter em mente que o custo provocado pelas fraudes não está associado, pura e simplesmente, ao total de chargebacks. Existem muitos outros indicadores que podem – e devem! – ser utilizados pelo gestor para fazer uma análise mais completa sobre a qualidade do serviço prestado pelo antifraude, como os falsos positivos.

Pontos importantes que devem ser analisados pelo gestor do e-commerce em relação ao seu provedor de antifraude:

  • Atendimento: Quais os canais de comunicação disponíveis para atendimento? Todo e qualquer atendimento é realizado através de abertura de chamados? Você consegue entender por que um pedido foi aprovado ou reprovado? E por fim, quando você precisar falar com alguém, para entender uma situação emergencial ou excepcional, é simples e rápido?  Ou o atendimento é sempre robótico e padronizado?
  • Indicadores: Quantos falsos positivos seu antifraude traz para conseguir entregar o indicador de perda estipulado em contrato? Já parou para calcular o custo desses cancelamentos? Será que eles não são muito mais altos que o próprio chargeback?
  • Oportunidade: Será que o aparentemente mais barato, realmente custa menos em uma análise mais completa?

Em nossas conversas percebemos uma grande quantidade de desinformação quando o assunto é combate à fraude e gerenciamento de riscos. Para desmistificar essas questões e combater essa grande quantidade de desinformação, vamos entender melhor as funções de uma ferramenta antifraude.

Prevenção à Fraude
Prevenção à Fraude

Falsos positivos- Ferramentas antifraude x gestão efetiva dos riscos

Soluções que, efetivamente, sejam capazes de gerenciar o risco, asseguram um conjunto de operações financeiramente apropriadas, visto que conseguem a aprovação de uma quantidade maior de pedidos, evitando falsos positivos e garantindo que os chargebacks não atrapalhem o desenvolvimento do negócio.

Para monitorar as transações e fazer com que elas sejam as mais assertivas possíveis, é importante considerar algumas questões. Estar atento para o quantitativo e a frequência de reclamações dos consumidores a respeito das transações canceladas em seu estabelecimento, normalmente é um forte indicador que falsos positivos estão acontecendo.

Um trabalho a quatro mãos com seu provedor antifraude resulta em queda no volume de reclamações, redução do chargeback e equilíbrio financeiro.

A B2e Group

Nós, da B2e Group, realizamos todas as análises necessárias para garantir que suas vendas sejam bem-sucedidas e que apenas as fraudes sejam rejeitadas. Nosso sistema, feito sob medida para entender todos os detalhes do seu negócio, é acompanhado de uma equipe de BPO que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Utilizamos da melhor tecnologia do mercado e oferecemos uma solução que é flexível e que se adapta as suas necessidades, e não o contrário. Gostou? Então fale com um dos nossos consultores e descubra o que é ser único!

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