Reprovação de crédito: como diminuir na sua empresa

reprovação de crédito

Para um cliente, não há nada mais frustrante do que passar por uma reprovação de crédito – especialmente quando realmente se tem urgência. A ação é capaz de abalar e constranger o consumidor, que se surpreende por não conseguir finalizar a compra ou solicitar um cartão, por exemplo. 

Mas nem sempre a negativa em uma análise ocorre por questões como baixo score de crédito, renda insuficiente ou restrição no nome. Será que o seu time não está reprovando solicitações de crédito de clientes positivos e que têm condições de honrar com seus compromissos?

Se isso estiver acontecendo, as chances da sua empresa deixar de lucrar são gigantescas!

Descubra, neste post, os principais motivos do grande volume de reprovações de crédito e como as soluções da B2e Group podem ajudar a sua empresa a lidar com as restrições de crédito de uma maneira muito mais simples e inteligente.

3 razões para a incorreta reprovação de crédito

Você conhece bem os processos que envolvem a concessão de crédito, como também a necessidade de comunicar e justificar por escrito ao cliente quando há reprovação de crédito. Inclusive isso está no Código do Consumidor

Mas quais seriam os motivos para que uma proposta possa ser incorretamente reprovada? Confira abaixo 3 deles:

  1. Não ter uma política de crédito bem definida: Todos os analistas de crédito precisam seguir uma mesma metodologia na concessão de crédito. Caso contrário, duas pessoas podem olhar a mesma proposta e darem pareceres diferentes. A política de crédito vai ditar ‘as regras do jogo’, deixando todos os envolvidos na mesma página.    
  1. Não conhecer o perfil do cliente: Como conceder crédito para alguém que não se conhece bem? E esse pode também ser o erro da sua empresa. É importante analisar dados de diversas fontes, como informações públicas, de bureaux de crédito e registros financeiros. Quando não há uma boa quantidade deles, o processo se torna falho, sendo propenso a ter mais reprovações de crédito a pessoas que poderiam arcar com esse novo compromisso. 
  1. Crédito para jovens: Por estar no começo da sua vida financeira, esse tipo de consumidor ainda não fornece todos os dados necessários para uma análise completa, sofrendo frequentemente a reprovação de crédito. É necessário investigar também pessoas ligadas a ele, sob pena de perder um ótimo cliente para a concorrência.

Reduza toda reprovação de crédito indevida

A B2e Group é uma empresa formada por profissionais especializados em concessão de crédito e prevenção a fraudes. Oferecemos tecnologia para automatizar esses processos, tornando-os mais inteligentes. 

Conhecemos, na prática, os seus desafios e sabemos como resolvê-los a partir da construção de relações de confiança. E, com a ajuda de parceiros de ponta como a Amazon e a Microsoft, processamos mensalmente milhões de transações. 

A partir da utilização das nossas soluções, é possível ser mais assertivo na reprovação de crédito, aumentando o número de vendas. Veja abaixo, na prática, como os serviços são capazes de transformar a maneira que o seu varejo fecha negócios:

Reduza sua reprovação de crédito indevida com nossas soluções

O Motor de Crédito é uma solução customizada, construída pensando nas necessidades específicas do seu negócio. O objetivo principal é implantar um processo automatizado de crédito e, para isso, é fundamental fazer uso das tecnologias, extraindo o melhor delas na busca da redução das reprovações de crédito incorretas.

Atuamos de maneira consultiva para a construção de políticas de crédito, inclusive orientando sobre as fontes de informações que serão utilizadas. Entendemos o papel dos bureaux e adaptamos sua aplicação, inclusive sugerindo as melhores práticas nas integrações sistêmicas.  

O Motor de Crédito automatiza todo o processo decisório ao se integrar com mais de 100 fontes de informações, entre elas sites públicos, bureaux de crédito, principais ERPs, CRMs e processadoras de cartão private label. 

É possível utilizar a ferramenta tanto pela página web da empresa, como por meio da integração via API com o seu sistema de vendas. 

Entenda o funcionamento

  • Recebimento das informações cadastrais do CPF ou do CNPJ que serão analisadas em conjunto com os valores e prazos da operação; 
  • Busca das fontes de informação que serão utilizadas nas políticas;
  • Processa a inteligência nas validações de regras e alertas de crédito e cadastro
  • Decisão: aprova, reprova ou deriva a operação para tratativa manual
  • Armazenamento dos dados para consultas futuras

Já o Cred Fácil segue uma política de crédito padrão, baseada nas melhores práticas do mercado. Oferece análises assertivas e que ajudam a sua empresa a eliminar falsas restrições de crédito, ajudando a vender mais.

A plataforma Cred Fácil busca uma série de informações relevantes sobre o CPF ou CNPJ consultado, possibilitando ao usuário realizar uma análise completa com validações de crédito, cadastro, fiscal e tributário. E o melhor: integrado ao bureau de crédito de sua confiança.

Além das informações com que os seus analistas de crédito estão acostumados a lidar, nossa solução enriquece as pesquisas com novos dados. Isso possibilita que cada usuário seja capaz de realizar uma análise mais completa, segura e ágil.

A utilização do Cred Fácil é a mesma do Motor de Crédito: pode ser acessado tanto por meio de uma página web como via API. 

Ficou interessado em conhecer mais sobre como as soluções da B2e são fundamentais para reduzir a taxa de reprovações de crédito? Então entre em contato agora mesmo! 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Outros Posts

Nos Envie Uma Mensagem