O que fazer quando tenho muitos pedidos bloqueados por crédito no meu ERP?

sistema-gestao-erp

Mas, primeiro, você sabe o que é um sistema de gestão ERP?

O termo ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema integrado de Gestão Empresarial é um software de gestão que visa integrar os processos dos diversos setores da empresa. E aqui, você pode estar se perguntando: “Quais processos? Quais setores? “

As empresas privadas, quase que em sua totalidade, necessitam gerar caixa para honrar seus compromissos e ter lucro. Esse simples objetivo desencadeia uma série de atividades internas e externas, que estão ligadas direta ou indiretamente umas às outras.  Para que tudo funcione de forma integrada, segura, organizada, ágil e eficiente, é preciso criar processos e, nos dias de hoje, tornou-se fundamental automatizá-los. Na busca pela eficiência e segurança é que as empresas implementam um sistema de gestão ERP.

Como funciona na prática

Vamos a um exemplo prático, que muitos dos nossos leitores vivenciam em seu cotidiano. Um vendedor visita um cliente e fecha um pedido, esse pedido é digitado em um sistema, o qual precisa validar estoque, preço, prazo de entrega, limite de crédito, dentre outras validações. Uma vez aprovado o pedido, inicia-se um processo de faturamento, emissão da Nota Fiscal, logística, transporte e entrega do produto. Essa venda gera um título no contas a receber que pode ser pago em dia ou em atraso, disparando um outro processo de cobrança e por aí vai.

Imagina agora todos esses processos sem um sistema de gestão para controlar entradas e saídas, melhorando a comunicação entre as áreas?

 Como as margens de lucro estão cada dia mais apertadas, e nosso dia a dia cada vez mais curto, automatizar processos tornou-se uma questão de sobrevivência.

É pensando na melhoria contínua de processos que a liberação de pedidos bloqueados por crédito dentro do ERP, entrou na pauta de prioridades das empresas nos últimos anos.

Bloqueio de vendas

São muitas as variáveis que podem “bloquear um pedido de venda” por motivos de crédito, entre elas:

  • Inadimplência;
  • Limite vencido;
  • Limite estourado;
  • Erro na conciliação entre o sistema de gestão ERP e o banco, no processo de liquidação de títulos pagos e não baixados;

Independente do motivo, o processo de liberação dos pedidos é realizado por uma equipe financeira ou de crédito e cobrança, tudo de forma manual. Por ser manual o processo é demorado, exposto a erros, difícil de ser padronizado e escalado.

Como resolver esses desafios?

Muitos profissionais nos procuram para entender como resolver os desafios acima citados, as perguntas que recebemos com frequência são:

  • O que eu posso fazer para automatizar a liberação de pedidos bloqueados por crédito?
  • Essa automatização é segura?
  • Como funciona na prática?
  • Qual tecnologia preciso utilizar?
  • Qual o tempo para liberar um pedido automaticamente?

O motor de crédito B2e Group tem integração com os principais ERPs do mercado. Essas integrações permitem com que todo o fluxo de liberação de pedidos bloqueados por crédito, sejam automatizados com segurança e praticidade.

O sistema de crédito tem uma função bem especifica e muito complementar ao ERP, ele é a cereja do bolo na liberação dos pedidos bloqueados, tem funções e objetivos bem definidos que possibilitam alcançar a tão sonhada eficiência que citamos no início da matéria.

O Motor de Crédito

Dentre as atividades do motor de crédito vamos citar alguns benefícios que podem fazer a diferença no seu negócio:

  • Integrar todos os sistemas de gestão (CRM, ERP, BUREAUX etc.);
  • Diferenciar a decisão entre clientes novos e clientes recorrentes;
  • Construir fluxos e regras especificas de crédito em uma ferramenta adequada;
  • Reduzir custos com os processos manuais;
  • Padronizar as decisões
Saiba mais sobre o Motor de Crédito da B2e Group

Esse conjunto permite automatizar a liberação de pedidos bloqueados por crédito, com velocidade, segurança e eficiência, possibilitando o crescimento sustentável do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts

Onde Estamos

Alameda Rio Negro, 500 – Torre B 17o Andar Alphaville Industrial
Barueri, SP – CEP: 06454-000

B2E SISTEMAS LTDA
CNPJ: 14.570.225/0001-98

@Copyright B2e Group – 2024