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Por onde começar a minha política de crédito?

  • agosto 24, 2020
  • Gustavo Favaro
política-de-crédito-onde-começar

Estabelecer uma política de crédito é fundamental e não pode ser feita de qualquer maneira, visto que conceder crédito é algo essencial para alavancar vendas e promover a fidelização de clientes. Uma boa e efetiva política de crédito mitiga os riscos, evita dores de cabeça e garante que os objetivos traçados com sua criação sejam alcançados. Quando a empresa proporciona aos seus consumidores a possibilidade de pagar por seus produtos ou serviços através de alguma modalidade de crédito, está oferecendo um voto de confiança, portanto, ceder esse voto depende de uma adequada estruturação dessa política, que fundamentalmente deve ser respeitada.

Logicamente, nem todos os clientes terão o mesmo privilégio de usufruir do seu voto de confiança e, por isso, é importante compreender que existem diversos perfis de risco e probabilidades de inadimplência que precisam ser avaliados, seguindo esses critérios que norteiam a política, fica mais prático e seguro avaliar em que situações o crédito pode e deve ser concedido. Sendo assim, uma pergunta pode intrigar e instigar muitas pessoas: por onde começar uma política de crédito? A resposta desse questionamento pode ser descrita em seis passos úteis, práticos e que ajudarão a direcionar sua empresa na busca de uma política adequada. Vamos conhecê-los?

Passo 1 – Alinhamento entre os setores e definição das premissas 

É importante entender que a política de crédito de uma empresa não está limitada, pura e simplesmente, ao setor de crédito. A compreensão desse aspecto é essencial, porque a política deve ser idealizada de forma ampla, considerando os impactos que podem atingir os demais setores da empresa, como por exemplo, tecnologia, financeiro, logística e comercial. Daí a importância do alinhamento com a gestão da empresa na identificação e na definição das premissas que devem ser estabelecidas.

Definir essas premissas vai minimizar o quanto for possível os conflitos entre os setores, deixando claro aos envolvidos os riscos de inadimplência, o impacto nas vendas e no orçamento financeiro e a viabilidade técnica das integrações sistêmicas, tornando-se um guia seguro para os setores lidarem com as situações, permitindo maior controle, conhecimento e segurança no processo de crédito.

Passo 2 –Documentar e formalizar o processo

            Outro passo fundamental é formalizar a política de crédito. Documentar o processo torna possível o acesso para todos os funcionários da empresa de todas as áreas, em especial aos diretamente envolvidos no processo, ainda que se tenha diversas filiais. Esse manual é mais um reforço de que a política será bem aplicada nos negócios da empresa, permitindo o controle e a previsão dos resultados.

Passo 3 – Definir as regras de crédito

            É fato que não existe um manual orientando sobre como construir e pôr em prática uma boa política de crédito. Afinal, não se trata de uma receita de bolo. Todavia, existe um consenso a respeito do que pode ser considerado ou não uma boa política de crédito, podemos iniciar estudando um conjunto de boas práticas que já se mostraram vencedoras e que são um bom ponto de partida.

Definir quais fontes de informações serão utilizadas é um ótimo e importante ponto de partida para trazer confiança ao processo. Vivemos na era da informação, fica cada dia mais comum ouvir termos como BigData, Inteligência Artificial, rede neural, redes sociais, entre outros, trazendo a impressão de que construir uma boa política de crédito é algo que precisa de um grande matemático ou um gênio da tecnologia. Mas não se preocupe, é possível construir uma politica muito boa, começando pelo simples e aos poucos aprimorar conforme as necessidades.

As fontes de informação

Tradicionalmente não podemos dispensar a utilização de uma consulta ao banco de dados nos órgãos de proteção ao crédito, mais conhecidos como bureaux de crédito. Essas entidades possuem informações sobre débitos do tomador junto aos credores, como por exemplo: Protestos, cheques sem fundos, ações e débitos em bancos e varejos de forma geral. Possuem também modelos estatísticos, muito conhecidos como Scoring, que podem ou não ser utilizados.

Outra fonte de informação importante são os sites de informações públicas, como por exemplo a Receita Federal, o Sintegra, dentre outros. São recursos bastante utilizados para validações fiscais e tributárias, aumentando a segurança no processo decisório.

O histórico de pagamento do seu cliente junto a empresa é uma fonte de informação muito valiosa, que deve ser utilizada “sem moderação”. Via de regra esse histórico fica armazenado no sistema de contas a receber, muito conhecidos como ERP.

O que fazer com as informações que adquiri?

Com as fontes de informações definidas, passamos a criar os critérios de risco que serão aceitos de acordo com a estratégia. É fato que nem todos os clientes/tomadores possuem o mesmo padrão e disponibilidade financeira, ou seja, clientes distintos precisam receber quantia e confiabilidade de crédito distintas. Apesar dessa assertiva ser muito importante para o credor, para a política de crédito, não significa dizer que ela precise ser extremista. Encontrar o equilíbrio é fundamental.

Alinhados com essas situações, o melhor a se fazer é construir as lógicas de crédito prevendo alguns cenários, como por exemplo: “aceito ou não vender para tomadores negativados?”, “Vou vender a crédito para empresas ou pessoas com sua situação irregular na receita federal?”.

Outro ponto importante é categorizar os clientes de acordo com o nível de risco, utilizando um score de crédito que categoriza os clientes por grupos A, B, C, etc, fazendo com que seja concedido limites diferentes de crédito de acordo com o perfil socioeconômico de cada cliente, comprometendo com isso uma parte de sua renda ou faturamento.

O objetivo de todas essas ações é vender mais para os bons clientes, minimizando as chances de inadimplência.

Passo 4 – Analisar os resultados e reajustar a política

            Como já dito nos passos anteriores, o que assegura o sucesso de uma política de crédito é a qualidade e o equilíbrio das informações utilizadas no decorrer da construção. Desse modo, além de todo o cuidado para levantar os dados, colher informações e aplica-las nas decisões, é preciso pensar e definir o mecanismo de controle de resultados.

Balizar os resultados e verificar se eles estão em conformidade com os objetivos da política é indispensável para analisar a sua viabilidade. Quando isso é feito com certa frequência, os ajustes que forem necessários podem ser feitos rapidamente e sem qualquer impacto significativo para o processo que envolve a prática da política.

Passo 5 – Treinamento da equipe

            O treinamento é fundamental para que todos estejam aptos a atender às demandas dos clientes e, dessa forma, tornar o relacionamento e o processo de compra mais agradável. Nesse sentido, também é relevante ouvir o que os colaboradores têm a dizer, pois as sugestões vindas deles, em muitos casos, pode fazer a diferença no processo como um todo.

Ainda que a política pareça estar completamente dentro dos conformes, é somente na prática que ela será posta à prova. Por isso, a importância de realizar o treinamento e escutar aqueles que estão sendo treinados.

Passo 6 – Padronizar e automatizar as decisões

            Buscar todas as informações, aplicar as lógicas e fazer com que as pessoas envolvidas nas decisões de crédito sigam corretamente o combinado é um dos grandes desafios nas empresas. A falta de padrão potencializa os riscos, gera desgaste entre as áreas, aumenta o tempo da decisão, trazendo um descontentamento dos clientes, esse conjunto de fatores acaba potencializando a indesejada inadimplência.

Por esse motivo padronizar e automatizar sua política de crédito é algo cada dia mais necessário e fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio.

A B2e Group

Somos especialistas em concessão de crédito, com soluções que envolvem uma análise profunda sobre o perfil de cada um dos nossos clientes, criando assim uma política de crédito específica para cada.

Também oferecemos soluções que possuem uma política de crédito elaborada com as melhores práticas do mercado, além de prevenir fraudes e tornar suas aprovações de vendas muito mais rápidas e assertivas.

Fale com um dos nossos consultores e se surpreenda com o que a B2e Group pode fazer por você!

Análise de Crédito

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Tentamos criar uma Política que fosse o mais descomplicada possível, mas caso você ainda tenha dúvidas, nossos canais de atendimento estão à sua disposição.

A Política descreve como coletamos e tratamos dados quando você utiliza nossas plataformas, seja no nosso site, no aplicativo do seu celular/tablete ou quando você solicita algum dos nossos serviços, se torna nosso cliente, usa nossos serviços ou entra em contato com a B2e por meio dos canais de comunicação disponíveis.

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Podemos ainda coletar e tratar dados locacionais para poder oferecer melhores serviços a você e garantir a sua segurança.

  1. A B2e coleta e trata dados pessoais para fins de identificação e autenticação; viabilização de ofertas e serviços da B2e ou empresas do mesmo grupo econômico; proteção ao crédito; operacionalização de novos produtos; prevenção e combate de crimes financeiros, problemas técnicos ou de segurança nos processos de identificação e autenticação; e até mesmo a melhoria de serviços e da sua experiência. Dentre os dados coletados, a B2e poderá tratar dados sensíveis, como biometria, para fins de prevenção de fraude e garantia de segurança dos serviços contratados. Também podemos coletar e tratar dados para cumprir com a legislação vigente aplicável. Daremos alguns exemplos a seguir.
  2. Ao trafegar no website, baixar o aplicativo ou solicitar e utilizar os serviços da B2e, você concorda expressamente com a coleta e tratamento de dados pessoais necessários para o fornecimento dos melhores serviços a você, tais como seu nome, RG, CPF, e-mail, IP, site de origem, data e hora da visita, atividade, navegador, sistema operacional etc. Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento por meio dos nossos canais de comunicação.
  3. A B2e registra suas informações de dívidas a vencer (sem atraso) ou vencidas (com atraso), coobrigações e garantias no Sistema de Informações de Crédito, mantido pelo Banco Central do Brasil. Você autoriza a B2e e as empresas do mesmo grupo econômico a fazer consultas sobre suas informações na base de dados do Sistema de Informações de Crédito, que contém também informações registradas por outras instituições autorizadas, com as quais você mantém relação contratual. Para proteção do crédito, você autoriza a B2e e empresas do mesmo grupo econômico a consultar suas informações – incluindo dados pessoais, histórico de crédito, entre outros – em órgãos reguladores, birôs de crédito, serviços de compensação e Cadastro Positivo.
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AVISO DE PRIVACIDADE EXTERNO

1. QUAIS DADOS PESSOAIS SEUS NÓS COLETAMOS?
2. COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
2.1 Fornecidas Diretamente por Você
2.2 Obtidas de Terceiros
2.3 Automaticamente
2.4. Disponíveis Publicamente
3. COMO UTILIZAMOS AS SUAS INFORMAÇÕES?
3.1 Atender a finalidade para a qual o dado foi fornecido
3.2 Cumprirmos com nossas obrigações legais ou regulatórias
3.3 Permitir o exercício regular de nossos direitos
3.4 Viabilizar atividades necessárias à nossa organização
3.5 Executar um contrato que você tenha celebrado conosco, ou realizar diligências pré-contratuais
3.6. Evitar Fraudes e Zelar pela sua Segurança
3.7 Publicidade
4. O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?
5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?
6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
7. COMO VOCÊ PODE EXERCER OS SEUS DIREITOS?
8. ATUALIZAÇÃO DESTE AVISO DE PRIVACIDADE
9. ESCLARECIMENTOS OU DÚVIDAS
10. DEFINIÇÕES

AVISO DE PRIVACIDADE

A B2E deseja manter uma relação de confiança e transparência junto a todos os usuários de seus serviços.

Em razão disso, elaboramos este documento para ajudar você a entender quais informações são coletadas, por qual motivo as coletamos, se as compartilhamos e com quem. Além disso, informamos os seus direitos relativos a essas informações e como exercê-los junto à B2E.

Para nós, é prioridade zelar pela privacidade e segurança dos seus Dados Pessoais. Qualquer informação que você nos forneça será tratada de acordo com os limites aqui estabelecidos.

Em caso de dúvidas relacionadas a proteção de seus Dados Pessoais, disponibilizamos um canal de contato apropriado ao final deste aviso. Por favor, não hesite em nos contatar.

1. QUAIS DADOS PESSOAIS SEUS NÓS COLETAMOS?

Com o propósito de realçar a sua privacidade, entendemos que todo e qualquer tratamento de dados pessoais deve ser limitado ao mínimo necessário, pertinente, proporcional e não excessivo para viabilizar a finalidade pretendida. Por isso, os dados pessoais que coletamos a seu respeito variarão conforme a relação que você opte por estabelecer conosco, direta ou indiretamente, isto é, de cliente, fornecedor, prestador de serviço, visitante, parceiros, dentre outras.

Abaixo, agrupados em categorias, apresentamos os principais dados pessoais tratados:
• Informações de identificação, como o seu nome, data de nascimento, RG, CPF, CNPJ, razão social, profissão, cargo, dentre outros;
• Informações que nos auxiliem a contatá-lo, como endereço residencial, CEP, telefone fixo ou celular e e-mail profissional;
• Informações financeiras, como conta corrente e agência bancária;
• Informações comportamentais, garantir uma melhoria em nossos serviços e processos, geolocalização, navegação e histórico de utilização do sistema;
• Atributos associados aos seus dispositivos eletrônicos, como provedor de acesso, sistema operacional, navegador (tipo, versão, opções habilitadas e plug-ins instalados), configurações de vídeo (tamanho/resolução e quantidade de cores), data e hora do acesso e páginas vistas;
• Informações provenientes de terceiros, como aquelas disponibilizadas pelos clientes que formalizaram a contratação da prestação de serviços de análise de prevenção a fraudes, bem como informações oriundas de Bureaux de créditos, que apresentam dados cadastrais, comportamentais e financeiros.

2. COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

As informações que tratamos a seu respeito podem ter nos sido fornecidas diretamente por você, por terceiros, coletadas de forma automática ou serem provenientes de bases públicas.

2.1 Fornecidas Diretamente por Você

Desde o início da sua interação conosco, você voluntariamente nos disponibiliza informações a seu respeito, por exemplo, quando nos contata por meio das redes sociais Linkedin, Facebook e Instagram ou através do próprio canal disponibilizado em nosso site, quando se cadastrar para conhecer os produtos ofertados pela empresa.

2.2 Obtidas de Terceiros

Em casos específicos, nós também poderemos receber alguns Dados Pessoais seus através de Terceiros. Por exemplo, informações disponibilizadas por contratantes da B2E ou, ainda, em decorrência da prestação de nossos serviços creditícios, provenientes, por exemplo, de Bureaux de crédito etc.

2.3 Automaticamente

Em algumas situações, também poderemos coletar Dados Pessoais automaticamente dos dispositivos que você utiliza para acessar o nosso website. Essas informações nos auxiliam a gerar estatísticas de acesso e, assim, conhecer melhor o público que o utiliza. Isso é importante para que possamos aperfeiçoá-lo cada vez mais e adequá-lo ao maior público possível. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou tecnologias similares, conforme explicaremos em tópico próprio abaixo.

2.4. Disponíveis Publicamente

Por fim, há a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponibilizadas publicamente, incluindo, mas não se limitando a, mídias sociais e bases de dados de órgãos públicos (por exemplo, Receita Federal).

3. COMO UTILIZAMOS AS SUAS INFORMAÇÕES?

Os Dados Pessoais que a B2E coleta sobre você são utilizados para os seguintes propósitos:

3.1 Atender a finalidade para a qual o dado foi fornecido

Tratamos seus Dados Pessoais para viabilizar a finalidade para a qual você os forneceu à B2E ou para outras finalidades compatíveis a estas e informadas a você no momento da coleta de seus dados.

3.2 Cumprirmos com nossas obrigações legais ou regulatórias

Seus Dados Pessoais poderão ser utilizados para o atendimento das nossas obrigações dispostas em lei, regulações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, Poder Judiciário e/ou outra autoridade competente. Este tratamento poderá incluir seus dados de qualificação completos, documentos pessoais, informações bancárias e dados sensíveis.

3.3 Permitir o exercício regular de nossos direitos

Mesmo após o término da sua relação conosco, nós poderemos tratar alguns de seus Dados Pessoais para exercer nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

3.4 Viabilizar atividades necessárias à nossa organização

Com base no nosso legítimo interesse, também poderemos tratar os seus Dados Pessoais para viabilizar as atividades de comunicação e marketing, melhorias de nossos produtos e serviços e relacionamento com nossos clientes e parceiros, sempre observando os limites da sua expectativa e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos ou liberdades fundamentais.

Por exemplo, poderemos utilizar os seus Dados Pessoais por meio do nosso relacionamento com empresas de consultoria, plataformas de e-commerce, processadoras de cartão, private label e empresas de ERP, onde recepcionamos e indicamos negócios.

3.5 Executar um contrato que você tenha celebrado conosco, ou realizar diligências pré-contratuais

Utilizamos seus Dados Pessoais para a realização do seu cadastro enquanto contratante dos nossos serviços e produtos.

3.6. Evitar Fraudes e Zelar pela sua Segurança

Poderemos tratar os seus dados pessoais para zelar pela sua segurança (e de terceiros) e para evitar fraudes de identificação, em especial durante o seu acesso ao nosso site institucional e sistemas internos, ingresso ou visita às nossas dependências.

3.7 Publicidade

Por fim, poderemos utilizar os seus Dados Pessoais para criar segmentações de públicos-alvo e, assim, promover de forma mais adequada conteúdos atualizados de campanhas de marketing da B2E. Nesta hipótese, a opção de exclusão de cadastro da nossa base estará sempre disponível ao final de cada comunicação que encaminharmos.

4. O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?

Cookies são arquivos de texto que podem ser armazenadas em seus dispositivos eletrônicos quando você visita o nosso website (https://b2egroup.com.br/). A B2E se utiliza desta ferramenta para diferentes finalidades, como gerar estatísticas de acesso, aprimorar a sua experiência em nossas interfaces / domínios, dentre outras.

Agregados em grupos, abaixo listamos todas estas finalidades:

Tipo de Cookie O que eles fazem?
Necessários São cookies essenciais para viabilizar o adequado funcionamento do nosso website, assim como para permitir que você faça uso de todas as funcionalidades disponíveis.
Desempenho São cookies que nos ajudam a entender como os visitantes interagem com o nosso website, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas eventualmente encontrados.
Funcionais São cookies que permitem lembremos das suas escolhas anteriores, como, por exemplo idioma de navegação. São responsáveis por proporcionar uma experiência personalizada.
Marketing São cookies utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e específico para os seus interesses. Podem, ainda, ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha lançada.

Destacamos que os cookies necessários são essenciais para o normal funcionamento do nosso website, sendo que a oposição à utilização desta ferramenta poderá implicar na inutilização de sua experiência ou na suspensão de seu acesso.

5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?

É possível que a B2E realize o uso compartilhado de seus Dados Pessoais, caso em que estará restrito ao mínimo adequado e necessário para o cumprimento de alguma das finalidades específicas e previamente informadas a você.

Por exemplo, poderemos compartilhar seus Dados Pessoais para viabilizar a atuação de canais de comunicação e de marketing, com consultores para melhorias na abordagem sobre nossos serviços e produtos, ou ainda com empresas da B2E, e ligadas ao Grupo da B2E (ex: B2E Cred).

Quando realizamos o compartilhamento de seus Dados Pessoais com parceiros, nós utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que qualquer terceiro que os receba garanta a eles a proteção adequada.

6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Temos políticas e protocolos internos que determinam como os Dados Pessoais devem ser tratados pela B2E. Essas normas têm como objetivo garantir o Tratamento adequado e lícito dos Dados Pessoais que detemos, inclusive dos seus.

Além dessas medidas organizacionais e de governança, adotamos inúmeras outras de natureza técnica que garantem ainda maior segurança aos seus Dados Pessoais. Como exemplo de algumas medidas que tomamos, estão:

• A utilização de criptografia;
• Controle estrito do tratamento de Dados Pessoais, incluindo limitação de acesso, e acesso protegido por senha;
• A existência de um programa de segurança da informação;
• A realização de segregação de acesso a Dados Pessoais;
• Orientações para proteção de senhas;
• Acesso a serviços, exclusivamente, por redes seguras.

7. COMO VOCÊ PODE EXERCER OS SEUS DIREITOS?

Qualquer que seja a relação que você opte por estabelecer com a B2E, você tem assegurado todos os direitos legais relativos aos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando a:
a. Saber se tratamos algum dado pessoal seu;
b. Saber quais Dados Pessoais seus são tratados por nós;
c. Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados, pelos meios exigidos pela regulamentação específica, quando necessário;
d. Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou que, porventura, tenham sido tratados em desconformidade com a lei;
e. Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
f. Solicitar a eliminação dos dados tratados com ou sem o seu consentimento;
g. Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados;
h. Quando a atividade de Tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade. Caso você consinta, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para acessar, obter uma cópia, corrigir, atualizar e/ou completar os seus Dados Pessoais, bem como exercer quaisquer outros direitos, você deve enviar um e-mail para o nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, por meio do seguinte endereço eletrônico: (gr.privacidade@b2egroup.com.br).

Em circunstâncias específicas, é possível que a sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento.

Requisições que envolvam Dados Pessoais e/ou documentos de outros Titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro Titular por você.

Ressaltamos que este tópico se refere a comunicações relacionadas a dados pessoais e direitos dos titulares. No caso de transações comerciais, destacamos que a decisão final sobre aprovar ou recusar uma transação comercial é efetuada pelos clientes da B2E, e não pela B2E diretamente. Assim, eventuais solicitações a respeito devem ser direcionadas diretamente aos clientes B2E.

8. ATUALIZAÇÃO DESTE AVISO DE PRIVACIDADE

Este Aviso de Privacidade poderá ser alterado a qualquer momento, para garantir o nosso compromisso de transparência com você. Por favor, verifique esta página periodicamente para saber sobre possíveis mudanças.

9. ESCLARECIMENTOS OU DÚVIDAS

Caso você tenha qualquer dúvida, entre em contato através do endereço de e-mail (gr.privacidade@b2egroup.com.br) e contate nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais.

10. DEFINIÇÕES

A fim de proporcionar maior clareza para você quanto ao conteúdo deste aviso, as seguintes palavras e expressões, no singular ou no plural, foram utilizadas com os seguintes significados:

Termo/Expressão Significado
Dados Pessoais Qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável; é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como - por exemplo - um nome, um número de identificação, identificadores por via eletrônica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa singular.
Dados Pessoais Sensíveis Qualquer dado pessoal que diga respeito a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, bem como dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.
Encarregado Termo que designa o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais da B2E, isto é, a pessoa indicada para atuar como canal de comunicação com você e com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Terceiros Refere-se, mas não está limitado, a toda e qualquer pessoa física ou jurídica que a B2E se relacione ou venha a se relacionar, prestador de serviços, fornecedor, consultor, parceiro, terceiro contratado ou subcontratado.
Titular Pessoa física a quem se referem os Dados Pessoais.
Tratamento Coleta, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, atualização, comunicação, transferência, compartilhamento e extração de Dados Pessoais.

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