Desafios e Benefícios de ter uma política de crédito bem elaborada

politica-de-credito

Trabalhar com a concessão de crédito exige uma visão completa de todas as etapas que envolvem o processo de análise e aprovação. A tecnologia tem se mostrado uma importante aliada para contornar diversos problemas e ajudar a empresa na adoção de um posicionamento mais estratégico em seu negócio, viabilizando que as decisões aconteçam de uma forma muito mais segura, assertiva e sistemicamente integrada.

            Antes de falar propriamente dos desafios e alternativas para lidar com o processo de análise e concessão do crédito, é importante ter em mente que a política de crédito da sua empresa deve, necessariamente, ser considerada um importante e seguro investimento.

A concessão de crédito

            Sempre que um limite de crédito é concedido ao seu cliente, o que se repassa é parte do patrimônio da sua empresa. A relevância é tanta que se inicia uma jornada para evitar que essa parcela do patrimônio seja colocada em risco, trazendo assim prejuízos futuros para seu negócio. Sendo assim, independente da situação, o crédito concedido deve ser considerado como um verdadeiro voto de confiança seu para seu cliente.

            Justamente por isso que identificar o perfil do cliente é de suma importância, pois é ele que definirá a porcentagem do patrimônio empresarial que poderá ser emprestado e, mais ainda, se o cliente poderá ou não contar com a confiança que você deposita nele.

O perfil do seu cliente

            De maneira sucinta, os principais fatores que devem ser considerados para a avaliação do perfil do cliente são:

  • Analisar os objetivos que o fizeram solicitar aquele determinado crédito;
  • Avaliar o histórico do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito;
  • Identificar o perfil socioeconômico;
  • Considerar o valor que pode ser liberado de acordo com a capacidade do cliente em honrar a dívida (comprometimento da renda ou do faturamento);
  • Tomar os cuidados necessários para evitar fraudes.

            Além de tudo o que foi escrito, é importante entender que conceder crédito representa inúmeros benefícios para qualquer negócio, por isso todo o esforço para estruturar uma política de crédito é válido.

Um dos benefícios que vale destaque é a possibilidade de apresentar opções de pagamento que atendam satisfatoriamente todas as partes envolvidas na transação.

Os principais desafios

            Essa variedade de opções pode significar um aumento considerável na atividade de negócios, permitindo uma ampliação e fidelização na carteira de clientes, e como consequência, proporcionar alavancagem das vendas.

É por esse motivo que tanto se fala na importância de construir e aplicar uma política de crédito bem elaborada. Afinal, ela funciona como um guia seguro para todos os setores da empresa, que direta ou indiretamente são afetados pelas decisões de crédito.

            Por se tratar de um processo estratégico, fazer com que a cadeia de solicitação, análise e concessão de crédito se torne algo mais eficiente e simplificado é um verdadeiro desafio para muitas organizações que lidam com isso.

Diante do cenário é importante conhecer os principais desafios que ameaçam essa estrutura e quais as alternativas para evitar que eles se tornem um problema maior do que precisam ser.

Gerenciamento e automatização do crédito

O desencontro das informações financeiras dos clientes se apresenta como um dos problemas frequentemente enfrentados pelas empresas que concedem crédito. Isso se torna um problema ainda maior quando a avaliação a ser feita depende exclusivamente do julgamento humano. A ausência de um processo centralizado e, naturalmente, otimizado faz com que uma única análise demande um tempo muito superior ao necessário, além do risco de se chegar a mais de uma conclusão e de desconsiderar uma informação que, a depender do caso, seria essencial.

Sendo assim, para evitar que a falta de organização comprometa o desenvolvimento da análise, é fundamental centralizar todas as variáveis utilizadas na análise do seu cliente em um único local. Esse armazenamento único pode acontecer através de plataformas tecnológicas desenvolvidas especificamente com essa finalidade. São sistemas customizados de acordo com sua necessidade, tendo por objetivo, processar e armazenar seus fluxos, regras e alertas de crédito, consultar bases de dados externas e internas, armazenar documentos, gerar relatórios gerenciais, etc. Quando se faz isso, torna-se possível reduzir os gastos desmedidos de tempo e de dinheiro nos processos de análise.

A qualidade dos dados e informações a serem usadas

            Para que possam trabalhar adequadamente, as equipes necessitam ter facilidade dados e informações com alto grau de confiabilidade. Isso assegura uma maior qualidade da análise e maior assertividade nos processos que estão em andamento.

            A empresa que não possui e, sendo assim, não trabalha com informações confiáveis a respeito dos seus clientes, correm o grave risco de tomar decisões equivocadas e falhas, além de promover um risco maior para os negócios, por mais que sua política de crédito seja sólida e bem estruturada.

            Desse modo, uma alternativa de garantir essa qualidade tão importante é manter as bases de dados internas sempre atualizadas e utilizar fontes externas fidedignas, para que se tenha informações confiáveis que forneçam condições de trabalho para os colaboradores que lidam com o recebimento, análise e concessão do crédito.

Ausência de critérios bem definidos para que se possa conceder o crédito

            Mesmo com toda a sua importância, ainda existem empresas que não dispendem a devida atenção a sua própria política de crédito. Ainda que concedam o mínimo de atenção, estabelecem critérios generalistas e pouco precisos para a concessão do crédito. O grande problema é que critérios gerais, em muitos dos casos, não refletem, fielmente, a realidade e as necessidades e possibilidades do seu negócio.

            A ausência de zelo quanto a isso, permite que o subjetivismo – indesejado nessas situações – surja para dificultar a verificação, identificação e combate aos riscos, além das oportunidades e riscos que um cliente é capaz de oferecer.

Como lidar com esse cenário?

            Considerando esse cenário, uma maneira bem inteligente de lidar com a problemática é investir em tecnologias de automatização dos processos. Essa automatização assegura que seja feita uma maior e melhor padronização das análises, concedendo agilidade e segurança para a operação que está sendo realizada.

            Graças a essa prática, a produtividade é percebida nos ganhos do negócio, melhoria das análises pela equipe e créditos concedidos com maior precisão, diminuindo riscos e possíveis prejuízos. Tudo isso, porque se pode gerir os recursos de maneira racional e bem delimitada.

A B2e Group

Somos especialistas em concessão de crédito, com soluções que envolvem uma análise profunda sobre o perfil de cada um dos nossos clientes, criando assim uma política de crédito específica para cada.

Também oferecemos soluções que possuem uma política de crédito elaborada com as melhores práticas do mercado, além de prevenir fraudes e tornar suas aprovações de vendas muito mais rápidas e assertivas.

Fale com um dos nossos consultores e se surpreenda com o que a B2e Group pode fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Outros Posts

B2e Cases – TudoAzul

Hoje, iniciamos nosso novo projeto: O B2e Cases! A B2e Group é responsável pela segurança dos maiores programas de fidelidade do Brasil, protegendo companhias aéreas,

Leia mais »

Nos Envie Uma Mensagem