Gestor antifraude: importância, principais desafios e resultados

pedidos rejeitados

Você sabe qual é a importância de um gestor antifraude para a sua empresa?

Reduzir a incidência de fraudes no seu negócio é apenas uma das várias tarefas do gestor antifraude. Na prática, o papel desempenhado por ele é mais importante – e até complexo – do que você imagina. 

Afinal, alcançar uma taxa de zero de chargeback pouco adianta, se isso diminuir drasticamente as vendas e prejudicar a experiência do cliente. A estratégia antifraude precisa ser consistente para manter o negócio rentável e saudável.

Para tanto, o papel do gestor antifraude é fundamental.  Quer entender quais são as principais responsabilidades, desafios e resultados alcançados por esse cargo? Acompanhe o artigo até o final.

Quais são as responsabilidades de um gestor antifraude?

Como mencionado, o gestor antifraude possui a responsabilidade de proteger a empresa de fraudadores, ao mesmo tempo em que auxilia as vendas a serem um sucesso, garantindo que consumidores reais não sejam barrados. 

Para isso, é necessário um monitoramento contínuo das ações de todos os usuários ou clientes. 

Afinal, para ser possível a detecção de comportamentos suspeitos, é fundamental criar uma grande base de dados, que contará com o histórico de consumo e comportamento de compra de diversos clientes diferentes.  

Dessa forma, o gestor antifraude consegue analisar, de forma mais ampla, todos os eventos e determinar qual é o nível de risco de fraude entre as transações. 

Além disso, esse monitoramento também inclui a análise das tentativas e dos resultados de fraudes, independente de terem sido bem-sucedidas ou fracassadas. A partir disso, a base de dados é enriquecida com as ações anteriores e posteriores à compra, aumentando as chances de identificar um movimento suspeito. 

Esse é um trabalho árduo e muito complexo, pois as informações precisam ser atualizadas constantemente, já que as fraudes mudam com uma certa frequência, justamente para não serem identificadas. 

Além disso, para confirmar a suspeita de de um crime, o gestor antifraude também pode recorrer a alguns procedimentos mais manuais, como buscar informações sobre o usuário na internet ou entrar em contato com ele para checar alguns dados. 

Uma vez munido de todos os dados essenciais, o analista sente-se mais seguro de tomar uma decisão referente à autorização ou não da compra. 

Os principais desafios de um gestor antifraude

Como foi possível perceber, o trabalho do gestor antifraude é minucioso e investigativo, demandando de muita atualização e coleta de dados.

No entanto, como mencionamos, as fraudes não permanecem as mesmas por muito tempo. Os cybercriminosos também mudam os seus golpes, tornando-os mais sofisticados. 

Por isso que seu departamento de gestão antifraude precisa se manter constantemente atualizado, porque, senão, só será possível identificar com facilidade as fraudes relacionadas ao seu negócio ou aquelas amplamente divulgadas na mídia.

Porém, essa é apenas uma pequena parte do ecossistema do crime. É necessário também ser capaz de detectar outros tipos de golpes, que ainda não fizeram a sua empresa como alvo. 

Nesse sentido, o ideal é aliar o gestor a uma ferramenta antifraude completa, para que ele tenha acesso a diversas funcionalidades que permitam uma investigação mais profunda, além de conseguir agir de forma preventiva e com antecedência. 

Afinal, por mais que se alimente uma base de dados para que ela seja rica em informações, ainda vão faltar ferramentas que assegurem a veracidade da transição, como:

  • Fingerprint: captura de dados do dispositivo (Computador ou smartphone) que está efetuando a transação;
  • Biometria facial: uma selfie é solicitada para comparação contra um banco de dados biométrico;
  • Quiz e token: para validações adicionais via e-mail ou sms, para averiguar se não há roubo de dados. 

Quais resultados um gestor antifraude deve trazer para a empresa?

Um gestor aliado a uma ferramenta antifraude não só reduz o número de chargebacks e de falsos positivos no seu negócio, mas também estimula as vendas e melhora a credibilidade da marca perante os consumidores.

Dessa forma, a instituição consegue tranquilamente planejar as suas próximas ações e investir no seu crescimento com muito mais tranquilidade, principalmente no ambiente digital. 

Além disso, algumas empresas oferecem, juntamente com a solução, um atendimento BPO, formado por profissionais especializados em prevenção de fraudes que ficam disponíveis 24 horas por dia nos 7 dias da semana para auxiliar o seu gestor. 

Esse é o caso da B2E Group que, além de tudo o que mencionamos até aqui, também oferece o serviço de consultoria e análise do melhor modelo de integração, indicando quais são as tecnologias mais eficientes para cada caso.

Tudo isso com um atendimento premium, que entende o seu negócio e oferece toda uma parceria e suporte de perto, com equipe dedicada, além de um time que utiliza das melhores práticas de mercado para que o seu negócio atinja os melhores resultados desde o início da operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts