Saiba como proteger sua empresa nas transações via WhatsApp Pay

whatsapp pay

O Whatsapp é um app de mensagens instantâneas muito utilizado pelas pessoas. Com o passar do tempo, novas funcionalidades – como o WhatsApp Pay – surgiram para tornar a rotina dos usuários mais simples e prática, inclusive para usos empresariais, visto o crescente uso da ferramenta por pequenas e médias empresas.

Desse modo, entender como enviar e receber dinheiro e qual o nível de segurança para fazer transferências, por exemplo, é um jeito de explorar essa nova funcionalidade do aplicativo e realizar pagamentos com praticidade, seja pessoa física ou jurídica.

O que é Whatsapp Pay?

O Whatsapp Pay é um novo método para pagamentos e transferências de dinheiro por meio do aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo. 

Este serviço já está disponível no Brasil e nos países que mais utilizam o aplicativo.

Ao realizar um cadastro na plataforma, com uma das instituições bancárias participantes, é possível enviar e receber dinheiro sem cobrança de taxas. 

Os usuários podem acompanhar o status das transferências diretamente no Whatsapp.

O serviço é habilitado pelo Facebook Pay, método autorizado pelo Banco Central, que permite pagamentos no grupo de aplicativos do Facebook. No Brasil, é processado pela Cielo.

Como funcionam os pagamentos por Whatsapp Pay?

No aplicativo, já existe a opção de fazer transferências para pessoa física. O Whatsapp estuda novas formas para que o pagamento para empresas e PJ (Pessoa Jurídica) possam acontecer no futuro, algo que poderá ajudar as marcas no marketing e nas vendas.

O principal ponto de atração da ferramenta é a facilidade e agilidade agregada à plataforma. Afinal, os usuários podem realizar as transferências 7 dias por semana, 24 horas por dia. Para conseguir utilizar esse serviço é importante estar nas especificações exigidas que são:

Bancos aceitos e métodos de pagamento

O Whatsapp Pay é um serviço para os usuários que realizam o cadastro com cartões de débito, pré-pago ou múltiplos, nem como com a função débito emitido pelas instituições bancárias ou parceiros participantes, tendo as principais redes. 

Assim, é preciso verificar com o banco no qual é correntista, ou na própria plataforma, para verificar a possibilidade do cadastro.

Limite de transações

Da mesma forma que as contas bancárias contam com um limite para as transações, o serviço de pagamento do Whatsapp também tem um limite de transações diárias.

O usuário pode receber até 20 transações por dia, ou R$5 mil reais por mês. Mais ainda, o usuário pode enviar até R$1 mil reais. Ao chegar no limite, o usuário fica impedido de realizar pagamentos.

Cabe ressaltar que a instituição bancária do usuário pode estabelecer limites próprios para o envio e recebimento via Whatsapp Pay, conforme limites pré-estabelecidos junto a rede e como forma de segurança.

Taxas

Um ponto interessante desse método é a isenção de taxas para pessoas físicas. Entretanto, o aplicativo pode alertar os usuários que o banco cadastrado pode realizar a cobrança de taxas em casos de uso do cheque especial.

Pagamentos via Whatsapp Pay são seguros?

Este método de pagamento é autorizado pelo Banco Central e é processado pela Cielo. 

Além desses detalhes, existem alguns fatores com base em princípios de privacidade e segurança que são estabelecidos. São eles:

  • Confirmação de dados do cartão;
  • Proteção de PIN no Facebook Pay;
  • Criptografia que atua na proteção de informações relacionadas a pagamento;
  • Armazenamento de dados com diversas etapas de proteção.

Mesmo com recursos de segurança, é muito importante que os usuários tenham cautela no momento de utilizar este método e configurem limites mais seguros, caso a rede bancária possibilite essa adequação.

Atitudes que ajudam a proteger as transações feitas por Whatsapp Pay

Pesquisar algumas dicas de proteção é uma excelente maneira de manter os seus dados mais protegidos. Por isso, é importante estar atento a alguns aspectos.

Em casos de perdas ou roubos, por exemplo, procure reativar a sua conta no Whatsapp o mais rápido possível em outro aparelho. 

Essa ação faz com que o Whatsapp Pay seja desativado do aparelho perdido ou roubado. Sem o recurso, o golpista não terá a oportunidade de cometer fraudes.

Utilize sempre o PIN numérico para autenticar os pagamentos. O procedimento ocorre com o sistema operacional do smartphone e se utiliza da digital já cadastrada. 

Neste caso, é importante ter atenção ao desbloqueio e casos de roubo e perda, especificamente se a tela do aparelho estiver desbloqueada. Isso porque o golpista pode cadastrar uma nova digital, algo que possibilita o acesso ao Whatsapp Pay.

É importante ativar os recursos de proteção do aplicativo, como o Face ID ou a autenticação em dois fatores, funções que ajudam a reduzir a possibilidade de fraudes. 

Outra funcionalidade que pode ajudar na proteção dos dados é adicionar um e-mail à conta, evitando golpes a partir de uma central de suporte técnico. Também ative um PIN numérico para bloqueio do Whatsapp.

Com essas ações, é possível diminuir as chances de ataques de roubos das contas e os usuários podem se encorajar mais para utilizar o Whatsapp Pay como método de pagamento.

Vantagens do Whatsapp Pay

A nova funcionalidade foi pensada principalmente para incentivar transações mais rápidas quando o assunto é pagamentos, algo que ajudaria muito as empresas e usuários. 

Alguns dos benefícios para pessoas físicas e jurídicas (quando habilitado) são:

  • Transações sem taxas;
  • Funcionamento 24h;
  • Mais agilidade;
  • Diversidade nas opções de pagamento;
  • Integração entre os dados do Facebook Pay.

O Whatsapp Pay ainda é uma novidade desconhecida de boa parte do público. Portanto, tomar todos os cuidados com relação à segurança é o caminho para utilizar este método de pagamento e assim ter mais praticidade no dia a dia.

Como já dissemos em posts anteriores, é importante desconfiar de qualquer oportunidade e premiação que pareça boa demais para ser verdade. Tenha cuidado com todas as informações que forem passadas para terceiros!

Todos os dias, novidades tecnológicas estão disponíveis para facilitar o dia a dia dos usuários. A grande maioria é benéfica, e decidir se serão utilizadas ou não depende de quem está utilizando.

Já decisão de proteger os seus dados depende apenas de você. Conte com nossas soluções antifraude, oferecemos versões que se adequam ao seu negócio e que aceleram suas vendas de maneira segura e sem burocracia! Fale com um de nossos consultores e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts