Sistema de Análise de Crédito – Quais os ganhos de um processo totalmente integrado entre ERP, CRM e Motor de Crédito?

sistema analise de credito

Sua empresa tem problemas em achar o melhor sistema de análise de crédito? A questão pode estar na falta de integração entre ferramentas como o ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management) utilizados pela organização.

A utilização de um sistema de análise de crédito como o Motor de Crédito da B2e Group é capaz de resolver essa questão ao integrar tanto o ERP como o CRM. O resultado é a automatização dos processos, entre outros benefícios.

Quer conhecê-los? Então continue a leitura deste post.

Os desafios da análise de crédito

Tradicionalmente, o processo de aprovação de crédito é reativo: chega um pedido de venda e o departamento de crédito avalia a capacidade de pagamento do cliente.

O tempo e as despesas envolvidas nessas decisões dependem se o cliente é novo ou estabelecido, a disponibilidade de informações e se o pedido está acima ou abaixo do limite de crédito. Algoritmos embarcados dentro de sistemas de crédito são aplicados para avaliar a capacidade de pagamento do cliente, entre outros fatores considerados importantes pela gerência do setor. 

Essa abordagem funcionou muito bem no comércio tradicional. No entanto, principalmente no ambiente eletrônico, essa metodologia pode ser cara, atrasar a aprovação de crédito e causar inconsistência na tomada de decisões, resultando em vendas perdidas.

Agora, os pedidos recebidos são automatizados, 24 horas por dia, 7 dias por semana e os clientes estão geograficamente dispersos. Esse ambiente força as empresas a responderem às aprovações de crédito em tempo real. O processo tradicional pode se tornar um gargalo no processo de geração de receita e ser uma oportunidade de crescimento para os concorrentes.

A tecnologia chega para ajudar a gerenciar riscos e ajudar a fazer mais negócios. E é aí que entram ‘no jogo’ ferramentas como ERPs, CRMs e sistemas de análise de crédito que utilizam inovações disruptivas.  

O papel de um ERP e do CRM na análise de crédito

Quando utilizados corretamente tanto os ERPs como os CRMs são capazes de fornecer as ferramentas de gerenciamento de dados necessárias para realizar análises, automatizar processos e melhorar o atendimento ao cliente.

Em operações de aprovação de crédito, o ERP e o CRM permitem sofisticar suas operações de negócios, resultando na redução geral do risco. A questão é que, por não serem sistemas específicos para a análise de crédito, eles podem ‘pecar pelo excesso’ e não ter a inteligência e o refinamento necessários.  

Vejamos o acúmulo de pedidos bloqueados dentro do ERP, por exemplo. Eles podem ter sido causados por questões como inadimplência, limite vencido, estourado ou erro de conciliação com o banco. 

Já o CRM é um sistema incrível quando o assunto é conhecer profundamente um cliente. Mostra seus dados cadastrais, histórico de pedidos, quando, como e de que maneira eles foram pagos, entre muitos outros dados importantes. 

A questão é que, nos dois exemplos acima, não há uma inteligência específica voltada para a análise da situação do crédito dessa pessoa ou empresa. Toda a pesquisa é feita manualmente, um processo demorado e passível de erros.   

Conheça o Motor de Crédito da B2e

É impossível negar a importância tanto de um ERP como de um CRM em um processo de aprovação de crédito. A questão é que, sozinhos e/ou separados, eles não são capazes de realizar o trabalho com o sucesso que se espera.

Sua empresa precisa conectar esses dois sistemas, utilizando todas as informações sobre os clientes contidas neles e otimizando a operação de análise de crédito. Falta algo nessa equação. Como resolvê-la?     

Está na hora de conhecer o Motor de Crédito, um software de análise de crédito desenvolvido pela B2e. Empresa com mais de 20 anos de história, tem experiência na construção de sistemas de análise de crédito, combate a fraudes, onboarding digital e aceleração de vendas

A integração do Motor de Crédito

O Motor de Crédito é capaz de integrar-se aos seus sistemas de gestão, eliminando gargalos e tomando decisões importantes em segundos. Por meio de nossa página web ou por integração via API com os principais sistemas de Vendas, ERP e CRM do mercado, o Motor de Crédito recebe as informações cadastrais do CPF ou do CNPJ que será analisado em conjunto com os valores e prazos da operação.

Esse sistema de análise de crédito tem uma função específica e muito complementar ao ERP e o CRM, com funcionalidades e objetivos bem definidos que possibilitam alcançar a tão sonhada eficiência que a sua empresa deseja.

O Motor de Crédito possui uma tecnologia responsável por automatizar todo o processo decisório. Ele utiliza, além das informações do ERP e CRM, mais de 100 fontes de dados, entre elas sites públicos, bureaux de créditos e processadoras de cartão private label.

E o funcionamento do software é simples e inteligente: 

1a Etapa: Faz a busca das informações necessárias;

2a Etapa: Processa com inteligência as validações de regras e alertas de crédito e cadastro;

3a Etapa: Toma a decisão, aprovando ou reprovando a análise de crédito ou recomendando a necessidade de uma tratativa manual;

4a Etapa: Armazena os dados para consultas futuras.

Um dos diferenciais do sistema é a consolidação em um dossiê eletrônico de todas as informações processadas pelo Motor de Crédito. Esta funcionalidade possibilita o upload de arquivos e documentos disponibilizando, tanto para o analista como para os gestores, uma ferramenta de trabalho que facilita e agiliza as decisões manuais. E o melhor: tudo na mesma tela.

Os 6 benefícios da integração entre ERP, CRM e o Motor de Crédito 

Dentre as atividades do Motor de Crédito vamos citar alguns benefícios que podem fazer a diferença no seu negócio:

  1. Incorporação de todos os sistemas de gestão;
  2. Diferenciação da decisão entre clientes novos e clientes recorrentes;
  3. Construção de fluxos e regras específicas de crédito dentro de uma ferramenta adequada;
  4. Redução de custos com os processos manuais;
  5. Padronização das decisões;
  6. Acesso a relatórios com números e indicadores da sua operação, de forma simples e dinâmica

Chega de ser refém dos erros e gargalos de um ERP e CRM. A utilização de um sistema de análise de crédito como o Motor de Crédito faz toda a diferença!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Outros Posts

Nos Envie Uma Mensagem