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Mãos de uma pessoa segurando um carrinho vermelho sobre uma mesa de madeira, demonstrando o ato de Apropriação indébita.

Apropriação indébita: veja estratégias para proteger sua locadora de veículos 

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O crime de apropriação indébita de veículo locado configura em não devolver o automóvel alugado após o término do prazo acertado no contrato de locação. 

Infelizmente, o número de casos de não devolução de veículos após o decurso do prazo é muito grande, o que vem a gerar uma série de impactos: custos com trâmites e processos de busca, perda de receita com outras locações já contratadas, e insatisfação de outros clientes são apenas alguns exemplos. Isso emite um alerta urgente para as locadoras de veículos se protegerem e resguardarem a sua frota. 

Para reforçar a segurança e combater a apropriação indébita dos veículos, as locadoras precisam adotar medidas preventivas, como implementar um rigoroso processo de verificação de documentos e informações dos locatários, exigir garantias adicionais, como depósitos caucionados, e usar sistemas de rastreamento e monitoramento nos veículos para busca e recuperação do bem. 

Além dessas ações preventivas, as locadoras também podem recorrer a outra estratégia interessante que envolve usar uma solução que analisa não apenas a fraude, mas também o risco de apropriações indébitas utilizando lógicas de crédito e algoritmos inteligentes. 

Quer proteger a sua frota de veículos e reduzir os casos de apropriação indébita na sua locadora? Continue lendo o artigo! 

Casos em que ocorre a apropriação indébita 

A apropriação indébita de veículos pode ocorrer em diferentes situações e é importante as locadoras conhecerem cada um desses casos para saberem como atuar diante deles.  

Abaixo, selecionamos as situações mais comuns e explicamos como esses eventos podem afetar as locadoras. 

1- Descumprimento de prazos e depreciação do veículo 

A primeira situação ocorre quando o locador do veículo acumula uma série de multas ou envolve-se em um acidente de trânsito e, por falta de recursos financeiros, decide não devolver o carro à locadora.  

Esse tipo de conduta não só prejudica a empresa pelo descumprimento do prazo, mas também pela irresponsabilidade do condutor arcar com as despesas geradas pelas infrações e danos.  

2- Uso indevido de informações 

Outro caso ocorre quando um fraudador utiliza os dados de terceiros para alugar um veículo. Nessa situação específica, os dados da pessoa registrada para locação não são os mesmos da pessoa que realiza a apropriação indébita, ou seja, além da locadora, o verdadeiro dono das informações também sai prejudicado, o que pode expor a credibilidade da locadora perante o consumidor.  

3- Repasse de veículos a um terceiro 

Outra situação de apropriação indébita ocorre quando o locador do veículo atua como um “laranja” repassando o automóvel para outra pessoa de má-fé. Essa prática é realizada com o intuito de ocultar a verdadeira identidade do condutor e dificultar o rastreamento e a localização do veículo.  

Aqui, se a locadora não possuir um sistema de monitoramento instalado no automóvel, a chance de sucesso na recuperação do bem é muito pequena.   

4- Apropriação pelo próprio locador 

Além do descumprimento de prazos e depreciação do veículo, uso indevido de informações e repasse a um terceiro, outra situação que ocorre na apropriação indébita de veículos é quando a própria pessoa que aluga o automóvel decide tomar posse do veículo.  

Nesse caso, ela se aproveita da oportunidade da locação para roubar o automóvel e utilizá-lo de maneira ilegal.  

LEIA TAMBÉM | Tudo que você precisa saber sobre o índice de fraude no mundo 

Como a locadora de veículos pode se proteger 

Como mencionado anteriormente, as locadoras podem adotar algumas estratégias simples para se proteger contra a apropriação indébita. As principais são: 

  • Fazer a verificação de documentos e informações dos locatários: as locadoras exigem documentos de identificação válidos, comprovante de residência e habilitação, além de realizar uma análise minuciosa sobre todos os dados fornecidos. Esse procedimento pode ajudá-las a identificar locatários suspeitos e com histórico duvidoso; 
  • Exigir garantias adicionais: esses adiantamentos podem proteger as locadoras contra possíveis prejuízos financeiros, caso um ou mais locatários descumpram as cláusulas do contrato e entreguem os veículos danificados ou até mesmo em estado péssimo de conservação; 
  • Implementar sistemas de rastreamento e monitoramento nos veículos: instalar essas tecnologias permite que as locadoras acompanhem a localização de seus automóveis, em tempo real, facilitando a ação das autoridades competentes, caso algum locador decida desaparecer com o veículo alugado. 
  • Melhorar o processo de prevenção, identificando no momento da locação a probabilidade do locatário ter um perfil suspeito, suspendendo a locação, evitando a apropriação indébita e todos os custos para recuperar o bem. 

LEIA TAMBÉM | Perfis mais comuns de consumidores inadimplentes no Brasil 

Muito mais que um Antifraude: tecnologia B2e Group para mitigar a apropriação indébita 

Para ajudar as locadoras a combaterem a apropriação indébita de veículos, a B2e Group desenvolveu uma solução inovadora que vai além da detecção de fraudes.  

Por meio de variáveis, lógicas de crédito, algoritmos e análises estatísticas, a solução identifica a probabilidade de a apropriação indébita ocorrer, contribuindo para as locadoras mitigarem os riscos de roubo e uso indevido de seus automóveis.  

Essas variáveis incluem: 

  • Validação de segundo fator de autenticação: para reforçar a identificação do locatário e reduzir o risco de uso indevido dos dados; 
  • Verificação de idade: para apontar se a pessoa tem maturidade suficiente para se responsabilizar pelo carro alugado;  
  • Endereço residencial: para validar se o locador mora na mesma localidade onde o carro foi retirado;  
  • Consultas a órgãos de restrição de crédito, score de risco e e-mail: para avaliar a capacidade do locador honrar com seus compromissos financeiros; 
  • Histórico de locação: para verificar se a pessoa já teve algum problema em outra locadora;  
  • Tipo do carro e seguro: para validar a consciência do usuário acerca do veículo, e se o mesmo possui preocupação em resguardá-lo;  
  • Verificação de perfil de porte e renda presumida: para demonstrar a capacidade creditícia do locador se responsabilizar pelo bem. 

O risco de apropriação indébita de veículos existe, mas é possível minimizar os casos através das abordagens certas. Além de coletar e verificar as informações, pedir garantias adicionais e instalar sistemas de rastreamento e monitoramento, as locadoras precisam investir em tecnologias inovadoras que apontem, de forma inteligente, a probabilidade de a apropriação indébita ocorrer. 

Conheça a solução Prevenção à Fraude e resguarde a sua frota!

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AVISO DE PRIVACIDADE EXTERNO

1. QUAIS DADOS PESSOAIS SEUS NÓS COLETAMOS?
2. COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
2.1 Fornecidas Diretamente por Você
2.2 Obtidas de Terceiros
2.3 Automaticamente
2.4. Disponíveis Publicamente
3. COMO UTILIZAMOS AS SUAS INFORMAÇÕES?
3.1 Atender a finalidade para a qual o dado foi fornecido
3.2 Cumprirmos com nossas obrigações legais ou regulatórias
3.3 Permitir o exercício regular de nossos direitos
3.4 Viabilizar atividades necessárias à nossa organização
3.5 Executar um contrato que você tenha celebrado conosco, ou realizar diligências pré-contratuais
3.6. Evitar Fraudes e Zelar pela sua Segurança
3.7 Publicidade
4. O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?
5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?
6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
7. COMO VOCÊ PODE EXERCER OS SEUS DIREITOS?
8. ATUALIZAÇÃO DESTE AVISO DE PRIVACIDADE
9. ESCLARECIMENTOS OU DÚVIDAS
10. DEFINIÇÕES

AVISO DE PRIVACIDADE

A B2E deseja manter uma relação de confiança e transparência junto a todos os usuários de seus serviços.

Em razão disso, elaboramos este documento para ajudar você a entender quais informações são coletadas, por qual motivo as coletamos, se as compartilhamos e com quem. Além disso, informamos os seus direitos relativos a essas informações e como exercê-los junto à B2E.

Para nós, é prioridade zelar pela privacidade e segurança dos seus Dados Pessoais. Qualquer informação que você nos forneça será tratada de acordo com os limites aqui estabelecidos.

Em caso de dúvidas relacionadas a proteção de seus Dados Pessoais, disponibilizamos um canal de contato apropriado ao final deste aviso. Por favor, não hesite em nos contatar.

1. QUAIS DADOS PESSOAIS SEUS NÓS COLETAMOS?

Com o propósito de realçar a sua privacidade, entendemos que todo e qualquer tratamento de dados pessoais deve ser limitado ao mínimo necessário, pertinente, proporcional e não excessivo para viabilizar a finalidade pretendida. Por isso, os dados pessoais que coletamos a seu respeito variarão conforme a relação que você opte por estabelecer conosco, direta ou indiretamente, isto é, de cliente, fornecedor, prestador de serviço, visitante, parceiros, dentre outras.

Abaixo, agrupados em categorias, apresentamos os principais dados pessoais tratados:
• Informações de identificação, como o seu nome, data de nascimento, RG, CPF, CNPJ, razão social, profissão, cargo, dentre outros;
• Informações que nos auxiliem a contatá-lo, como endereço residencial, CEP, telefone fixo ou celular e e-mail profissional;
• Informações financeiras, como conta corrente e agência bancária;
• Informações comportamentais, garantir uma melhoria em nossos serviços e processos, geolocalização, navegação e histórico de utilização do sistema;
• Atributos associados aos seus dispositivos eletrônicos, como provedor de acesso, sistema operacional, navegador (tipo, versão, opções habilitadas e plug-ins instalados), configurações de vídeo (tamanho/resolução e quantidade de cores), data e hora do acesso e páginas vistas;
• Informações provenientes de terceiros, como aquelas disponibilizadas pelos clientes que formalizaram a contratação da prestação de serviços de análise de prevenção a fraudes, bem como informações oriundas de Bureaux de créditos, que apresentam dados cadastrais, comportamentais e financeiros.

2. COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

As informações que tratamos a seu respeito podem ter nos sido fornecidas diretamente por você, por terceiros, coletadas de forma automática ou serem provenientes de bases públicas.

2.1 Fornecidas Diretamente por Você

Desde o início da sua interação conosco, você voluntariamente nos disponibiliza informações a seu respeito, por exemplo, quando nos contata por meio das redes sociais Linkedin, Facebook e Instagram ou através do próprio canal disponibilizado em nosso site, quando se cadastrar para conhecer os produtos ofertados pela empresa.

2.2 Obtidas de Terceiros

Em casos específicos, nós também poderemos receber alguns Dados Pessoais seus através de Terceiros. Por exemplo, informações disponibilizadas por contratantes da B2E ou, ainda, em decorrência da prestação de nossos serviços creditícios, provenientes, por exemplo, de Bureaux de crédito etc.

2.3 Automaticamente

Em algumas situações, também poderemos coletar Dados Pessoais automaticamente dos dispositivos que você utiliza para acessar o nosso website. Essas informações nos auxiliam a gerar estatísticas de acesso e, assim, conhecer melhor o público que o utiliza. Isso é importante para que possamos aperfeiçoá-lo cada vez mais e adequá-lo ao maior público possível. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou tecnologias similares, conforme explicaremos em tópico próprio abaixo.

2.4. Disponíveis Publicamente

Por fim, há a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponibilizadas publicamente, incluindo, mas não se limitando a, mídias sociais e bases de dados de órgãos públicos (por exemplo, Receita Federal).

3. COMO UTILIZAMOS AS SUAS INFORMAÇÕES?

Os Dados Pessoais que a B2E coleta sobre você são utilizados para os seguintes propósitos:

3.1 Atender a finalidade para a qual o dado foi fornecido

Tratamos seus Dados Pessoais para viabilizar a finalidade para a qual você os forneceu à B2E ou para outras finalidades compatíveis a estas e informadas a você no momento da coleta de seus dados.

3.2 Cumprirmos com nossas obrigações legais ou regulatórias

Seus Dados Pessoais poderão ser utilizados para o atendimento das nossas obrigações dispostas em lei, regulações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, Poder Judiciário e/ou outra autoridade competente. Este tratamento poderá incluir seus dados de qualificação completos, documentos pessoais, informações bancárias e dados sensíveis.

3.3 Permitir o exercício regular de nossos direitos

Mesmo após o término da sua relação conosco, nós poderemos tratar alguns de seus Dados Pessoais para exercer nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

3.4 Viabilizar atividades necessárias à nossa organização

Com base no nosso legítimo interesse, também poderemos tratar os seus Dados Pessoais para viabilizar as atividades de comunicação e marketing, melhorias de nossos produtos e serviços e relacionamento com nossos clientes e parceiros, sempre observando os limites da sua expectativa e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos ou liberdades fundamentais.

Por exemplo, poderemos utilizar os seus Dados Pessoais por meio do nosso relacionamento com empresas de consultoria, plataformas de e-commerce, processadoras de cartão, private label e empresas de ERP, onde recepcionamos e indicamos negócios.

3.5 Executar um contrato que você tenha celebrado conosco, ou realizar diligências pré-contratuais

Utilizamos seus Dados Pessoais para a realização do seu cadastro enquanto contratante dos nossos serviços e produtos.

3.6. Evitar Fraudes e Zelar pela sua Segurança

Poderemos tratar os seus dados pessoais para zelar pela sua segurança (e de terceiros) e para evitar fraudes de identificação, em especial durante o seu acesso ao nosso site institucional e sistemas internos, ingresso ou visita às nossas dependências.

3.7 Publicidade

Por fim, poderemos utilizar os seus Dados Pessoais para criar segmentações de públicos-alvo e, assim, promover de forma mais adequada conteúdos atualizados de campanhas de marketing da B2E. Nesta hipótese, a opção de exclusão de cadastro da nossa base estará sempre disponível ao final de cada comunicação que encaminharmos.

4. O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?

Cookies são arquivos de texto que podem ser armazenadas em seus dispositivos eletrônicos quando você visita o nosso website (https://b2egroup.com.br/). A B2E se utiliza desta ferramenta para diferentes finalidades, como gerar estatísticas de acesso, aprimorar a sua experiência em nossas interfaces / domínios, dentre outras.

Agregados em grupos, abaixo listamos todas estas finalidades:

Tipo de Cookie O que eles fazem?
Necessários São cookies essenciais para viabilizar o adequado funcionamento do nosso website, assim como para permitir que você faça uso de todas as funcionalidades disponíveis.
Desempenho São cookies que nos ajudam a entender como os visitantes interagem com o nosso website, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas eventualmente encontrados.
Funcionais São cookies que permitem lembremos das suas escolhas anteriores, como, por exemplo idioma de navegação. São responsáveis por proporcionar uma experiência personalizada.
Marketing São cookies utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e específico para os seus interesses. Podem, ainda, ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha lançada.

Destacamos que os cookies necessários são essenciais para o normal funcionamento do nosso website, sendo que a oposição à utilização desta ferramenta poderá implicar na inutilização de sua experiência ou na suspensão de seu acesso.

5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?

É possível que a B2E realize o uso compartilhado de seus Dados Pessoais, caso em que estará restrito ao mínimo adequado e necessário para o cumprimento de alguma das finalidades específicas e previamente informadas a você.

Por exemplo, poderemos compartilhar seus Dados Pessoais para viabilizar a atuação de canais de comunicação e de marketing, com consultores para melhorias na abordagem sobre nossos serviços e produtos, ou ainda com empresas da B2E, e ligadas ao Grupo da B2E (ex: B2E Cred).

Quando realizamos o compartilhamento de seus Dados Pessoais com parceiros, nós utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que qualquer terceiro que os receba garanta a eles a proteção adequada.

6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Temos políticas e protocolos internos que determinam como os Dados Pessoais devem ser tratados pela B2E. Essas normas têm como objetivo garantir o Tratamento adequado e lícito dos Dados Pessoais que detemos, inclusive dos seus.

Além dessas medidas organizacionais e de governança, adotamos inúmeras outras de natureza técnica que garantem ainda maior segurança aos seus Dados Pessoais. Como exemplo de algumas medidas que tomamos, estão:

• A utilização de criptografia;
• Controle estrito do tratamento de Dados Pessoais, incluindo limitação de acesso, e acesso protegido por senha;
• A existência de um programa de segurança da informação;
• A realização de segregação de acesso a Dados Pessoais;
• Orientações para proteção de senhas;
• Acesso a serviços, exclusivamente, por redes seguras.

7. COMO VOCÊ PODE EXERCER OS SEUS DIREITOS?

Qualquer que seja a relação que você opte por estabelecer com a B2E, você tem assegurado todos os direitos legais relativos aos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando a:
a. Saber se tratamos algum dado pessoal seu;
b. Saber quais Dados Pessoais seus são tratados por nós;
c. Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados, pelos meios exigidos pela regulamentação específica, quando necessário;
d. Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou que, porventura, tenham sido tratados em desconformidade com a lei;
e. Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
f. Solicitar a eliminação dos dados tratados com ou sem o seu consentimento;
g. Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados;
h. Quando a atividade de Tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade. Caso você consinta, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para acessar, obter uma cópia, corrigir, atualizar e/ou completar os seus Dados Pessoais, bem como exercer quaisquer outros direitos, você deve enviar um e-mail para o nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, por meio do seguinte endereço eletrônico: (gr.privacidade@b2egroup.com.br).

Em circunstâncias específicas, é possível que a sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento.

Requisições que envolvam Dados Pessoais e/ou documentos de outros Titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro Titular por você.

Ressaltamos que este tópico se refere a comunicações relacionadas a dados pessoais e direitos dos titulares. No caso de transações comerciais, destacamos que a decisão final sobre aprovar ou recusar uma transação comercial é efetuada pelos clientes da B2E, e não pela B2E diretamente. Assim, eventuais solicitações a respeito devem ser direcionadas diretamente aos clientes B2E.

8. ATUALIZAÇÃO DESTE AVISO DE PRIVACIDADE

Este Aviso de Privacidade poderá ser alterado a qualquer momento, para garantir o nosso compromisso de transparência com você. Por favor, verifique esta página periodicamente para saber sobre possíveis mudanças.

9. ESCLARECIMENTOS OU DÚVIDAS

Caso você tenha qualquer dúvida, entre em contato através do endereço de e-mail (gr.privacidade@b2egroup.com.br) e contate nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais.

10. DEFINIÇÕES

A fim de proporcionar maior clareza para você quanto ao conteúdo deste aviso, as seguintes palavras e expressões, no singular ou no plural, foram utilizadas com os seguintes significados:

Termo/Expressão Significado
Dados Pessoais Qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável; é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como - por exemplo - um nome, um número de identificação, identificadores por via eletrônica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa singular.
Dados Pessoais Sensíveis Qualquer dado pessoal que diga respeito a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, bem como dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.
Encarregado Termo que designa o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais da B2E, isto é, a pessoa indicada para atuar como canal de comunicação com você e com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Terceiros Refere-se, mas não está limitado, a toda e qualquer pessoa física ou jurídica que a B2E se relacione ou venha a se relacionar, prestador de serviços, fornecedor, consultor, parceiro, terceiro contratado ou subcontratado.
Titular Pessoa física a quem se referem os Dados Pessoais.
Tratamento Coleta, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, atualização, comunicação, transferência, compartilhamento e extração de Dados Pessoais.