FPD – O que é e Qual a importância de diminuir esse indicador?


Empresas que vendem a crédito e querem se proteger contra fraudes, precisam saber do que trata o indicador de FPD e que práticas seguir para reforçar a segurança em suas operações

Recentemente, o Serasa divulgou uma pesquisa mostrando que cerca de 71,44 milhões de pessoas estão em situação de inadimplência no Brasil — máxima histórica que representa mais de 78% das famílias brasileiras.

Esse número liga um alerta: é preciso mais do que nunca melhorar a segurança nas vendas, de modo a evitar as fraudes e controlar a inadimplência.

Um alto indicador de FPD pode ser um sinal de fraude na concessão de crédito. Analistas e gerentes de prevenção devem, portanto, usar essa métrica para agir de forma preventiva e proteger os interesses financeiros do seu negócio. 

No artigo, veja o que é o indicador de FPD, seus impactos e quais práticas seguir para garantir transações mais seguras.

O que é o indicador FPD

O indicador de FPD, sigla para First Payment Default, nada mais é que uma métrica que aponta o percentual de inadimplência do primeiro pagamento. Ou seja, demonstra a porcentagem de clientes que não realizaram a quitação da primeira parcela de uma compra.

Um alto indicador de FPD pode mostrar para empresas, indústrias, distribuidoras e prestadoras de serviço que o seu cliente não tem intenção genuína de cumprir com as suas obrigações financeiras. E que esse comportamento pode se repetir, também, nas próximas parcelas, ou não. 

Quais são os impactos de um alto indicador de FPD

Os impactos do First Payment Default são inúmeros, indo além da perda financeira da compra. Um alto indicador de FPD pode representar para a empresa:

  • Aumento dos custos de recuperação: ao iniciar um processo de recuperação judicial do pagamento, a empresa pode ter que direcionar parte importante do seu tempo, energia e recursos para dar sequência ao pedido. Se estiver lidando com mais de um cliente inadimplente, ao mesmo tempo, esses custos e o esforço de cobrança podem se tornar ainda maiores. 
  • Queda de reputação e credibilidade: empresas que são afetadas com frequência pelo alto indicador de FPD também podem perder a boa reputação e credibilidade do mercado, mesmo sendo a parte lesada da história. Isso ocorre porque as pessoas tendem a começar a questionar a sua capacidade de oferecer crédito e condições adequadas de pagamento, tornando-se menos atraentes em processos de investimentos, captação de novos recursos ou renovação das linhas de crédito existentes. 
  • Reavaliação de risco e políticas de crédito: o alto indicador de FPD também pode obrigar a empresa a reavaliar toda a sua política de crédito e análise de risco, consumindo um tempo valioso que poderia ser dedicado a outras ações importantes. Além disso, a aplicação de medidas mais rigorosas pode exigir mudanças internas que requerem novos investimentos.

RELACIONADO | Limite de crédito: Como definir o limite ideal para seus clientes? 

Práticas para diminuir e evitar o FPD

Para se proteger contra fraudes nas vendas a crédito, as empresas devem reavaliar a sua forma atual de operação e implementar algumas boas práticas que aumentam a segurança nas suas transações financeiras. 

Fora isso, podem utilizar ferramentas que retornam o score de risco de fraude, como é o caso do “Acelerador de Vendas”, que possui database com informações cadastrais e comportamentais de milhões de pessoas.

Agora, veja quais são as práticas para diminuir e evitar o FPD:

1- Fazer uma análise de crédito criteriosa

Realizar uma análise detalhada da capacidade de pagamento e histórico de crédito permite que as empresas avaliem melhor o risco antes de conceder um empréstimo. 

O motor de crédito B2e Group utiliza tecnologia de ponta e algoritmos avançados para analisar os dados cadastrais recebidos e consultar mais de 100 fontes de informação, entre elas sites públicos, bureaus de crédito, ERPs, CRMs e processadoras de Cartão Private Label. Então, por meio da solução pode-se identificar clientes com maior risco de FPD com base em critérios como histórico de pagamentos, pontuação de crédito e capacidade de pagamento. 

2- Fornecer informações detalhadas sobre os empréstimos

Outra ação importante para diminuir e evitar o FPD envolve o fornecimento de dados sobre os termos de empréstimo. É importante que as empresas sejam claras em relação às datas de vencimento, valor das parcelas e penalidades. Do contrário, os clientes podem não ficar cientes de suas responsabilidades.

3- Manter contato regular com os clientes

Também é necessário que a equipe esteja disponível para esclarecer todas as dúvidas, e mantenha uma comunicação regular com cada um dos clientes. Sendo assim, esse contato pode ser feito por e-mail, mensagens de texto ou até mesmo telefonemas. Qualquer meio de comunicação que os ajudem a se lembrar das datas de vencimento das parcelas.

4- Disponibilizar opções de pagamento flexíveis

Outra dica interessante está relacionada às opções de pagamento. Converse com seus clientes para avaliar quais são as melhores datas de vencimento e cobrança, adaptadas às suas necessidades. Ser flexível pode reduzir o risco de inadimplência, e facilitar o cumprimento das obrigações por parte dos clientes.

5- Usar soluções especializadas em fraude 

Investir em soluções especializadas em fraude é outra boa prática que não pode passar despercebida, pois ajuda a empresa a reforçar a segurança. Então, boas ferramentas geralmente oferecem integração com diversos bureaus de informações cadastrais, validação do titular do cartão de crédito, acesso a relatórios e indicadores, entre outros recursos interessantes para prevenir compras fraudulentas. 

Com um método inovador de autenticação, o antifraude 360 da B2e Group unifica em uma única solução. O score de fraude cadastral e comportamental com o segundo fator de autenticação. E a biometria facial e prova de vida, proporcionando uma aprovação automática na validação dos novos usuários.

RELACIONADO | Gestor antifraude: importância, principais desafios e resultados

Considerações

O aumento na inadimplência e endividamento requer ações preventivas para que a empresa proteja seus interesses financeiros. Assim, fazer uma análise de crédito criteriosa, fornecer informações detalhadas sobre empréstimos, manter contato regular com os clientes, disponibilizar opções de pagamento flexíveis e usar soluções especializadas em fraudes são estratégias que podem aumentar a segurança nas transações financeiras.

Empresas que não adotarem essas medidas correm o sério risco de perder dinheiro, credibilidade e poder de mercado. Para o seu negócio não correr esses riscos devido a um alto indicador de FPD, conte com soluções antifraudes completas e inteligentes. Saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts

A Fraude no Mercado de Telecomunicações é uma realidade que afeta empresas de todos os portes, resultando em perdas financeiras significativas e danos à reputação.

Leia mais »