Fraude no cartão private label: como se proteger?

fraude-private-label

Dentre os cartões, o private label é um dos mais interessantes. Isso porque ele traz fidelização, exposição da marca junto ao bolso do cliente e maior aproximação no relacionamento, permitindo agregar benefícios de acordo com a frequência, montante transacionado e pontualidade nos pagamentos. 

No entanto, quanto mais interessante e sortido é seu varejo, maior atratividade também para estelionatários. 

Portanto, é fundamental que as empresas estejam preparadas para lidar com a fraude no cartão private label, investindo mais na segurança dos processos de concessão de crédito, abertura de contas e aceitação de cartões na web. 

Quais são os riscos?

O risco está na concessão de cartão para estelionatários que se passam por outras pessoas e fornecem dados inverídicos na ficha cadastral.  Uma aprovação de cartão oriundo de cadastro fraudado impacta diretamente nos índices de inadimplência e FPD (First Payment Default – Primeira parcela não paga) da financeira. 

Na prática, um dos principais fatores que colaboram com a boa experiência do bom cliente também possibilitam a incidência de golpes – a rápida aprovação de crédito. Caso a análise não seja feita da forma correta ou cuidadosa o suficiente, a perda financeira já estará decretada desde o momento em que o cartão foi emitido. Isso porque, com o crédito em mãos, o cliente já está apto para realizar compras imediatamente seja nas lojas físicas ou na web.  

Há de se atentar também o dano à imagem e o custo financeiro com ações na justiça, já que o cliente real   ao perceber a compra indevida ou negativação da inadimplência junto aos bureaus de crédito, passará a olhar com desconfiança para a instituição, diminuindo as chances de ele efetuar alguma compra no futuro.  

Como evitar fraude no cartão private label?

Para que seja possível minimizar os riscos de fraude no cartão private label, é necessário ter uma política e fluxo de crédito e prevenção a fraudes completa capaz de identificar e impedir ações fraudulentas que ao mesmo tempo não impacte em recusas indevidas por falsos positivos (indicações de fraude que não são fraudes).  

Abaixo algumas ferramentas essenciais a uma boa concessão de crédito: 

  • Motor de Crédito flexível e robusto ferramenta que ordena consultas a bureaus de crédito e executa automaticamente uma série de batimentos em bases tarifadas (bureaus de crédito), públicas (receita federal) e scorings (de crédito ou fraudscorings)  em busca de validações importantes para garantir a segurança da concessão; 
  • Biometria facial: uma selfie é solicitada na hora e a foto é analisada com o auxílio de um banco de dados; nela é possível verificar se esta face é conhecida para o CPF ou já foi utilizada em outros CPFS, neste caso fraude; 
  • Fraudscoring :  inteligência artificial que indica uma pontuação que indica a probabilidade de um conjunto de dados vinculados ao CPF serem reais ou falsos; 

Também é necessário contar com um bom antifraude para o caso do cartão private label ter aceitação em compras no e-commerce do varejista. Um sistema que consiga diferenciar que por detrás do computador a pessoa que está portando o cartão seja quem realmente ela diz ser. 

Todas essas funcionalidades mencionadas fazem parte do ecossistema de produtos da B2e Group. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.  

Venda com mais segurança. Conheça nossa solução.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts