Como proteger seu programa de fidelidade dos fraudadores

segurança em programas de fidelidade

Quando você imaginar novas estratégias para atrair futuros clientes, é importante saber que isso pode ter um custo maior do que fidelizar clientes atuais. Esse custo pode ser até 5 vezes maior do que aperfeiçoar seu relacionamento com antigos clientes. Pensando nessa perspectiva, a ideia de garantir a segurança em programas de fidelidade torna-se interessante tanto para empresas, quanto para seus clientes. 

Para as empresas é uma oportunidade de conhecer melhor as necessidades de seus consumidores, estreitando o relacionamento e também aumentando o ticket médio e seu lucro. Uma pesquisa da Harvard Business School identificou que incrementar as taxas de retenção dos clientes em 5% garante lucratividade pelo menos 25% maior.

Os benefícios para as organizações não param por aí. Além de aumentar as vendas, reduzir custos e o fortalecimento da marca com o cliente, um programa de fidelidade funciona como uma ótima ferramenta de marketing. O bom e velho boca a boca se desenvolve com mais facilidade por meio desses programas. 

Os clientes que aderem a um programa de fidelidade também terão suas vantagens. Descontos exclusivos, promoções diferenciadas, conversão de pontos para milhas. Até aqui tudo parece perfeito. No entanto, muitas empresas esbarram em um problema: a falta de segurança em programas de fidelidade.

Esse post tem como objetivo mostrar a importância de um bom sistema de segurança para proteger seu programa de fidelidade. Como evitar fraudes, diminuir a incidência de chargeback e preservar os bons clientes? Descubra a seguir.

Investir em segurança agora mitiga problemas no futuro

Programas de recompensa, como pontos e milhas, são utilizados pelas companhias aéreas, por hotéis, restaurantes e supermercados para encorajar seus clientes a continuarem conectados com a marca. 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), divulgou em seu balanço de 2020, uma movimentação de R$ 236,7 bilhões em pontos e milhas emitidas no acumulado do ano. O problema é que os fraudadores estão interessados nestes valores. 

É o chamado “dinheiro grátis”. Além da possibilidade de roubar as milhas de alguém para comprar uma passagem aérea, esse golpista também pode trocar essas milhas por pontos ou gift cards e utilizá-los na aquisição de produtos em lojas virtuais. Seu cliente pode demorar muito tempo até perceber que suas milhas não estão mais na conta. 

Além do prejuízo financeiro e do alto volume de contestações de clientes reais, a imagem da empresa e do seu programa de fidelidade podem ficar manchados. A segurança em programas de fidelidade deve ser considerada um investimento que poderá evitar despesas financeiras maiores no futuro e desgaste com os bons clientes. Investir em segurança é proteger seu maior patrimônio: o próprio cliente. 

Imagine um banco sem câmeras de vigilância, seguro, guardas, alarmes e cofres. Presa fácil para assaltantes. Qual seria a resposta aos correntistas? “Sentimos muito, o dinheiro de vocês foi roubado”. Isso seria algo impensável. A fuga em massa da clientela seria inevitável, assim como a falência do banco.

Investir em segurança é mais do que necessário. Prevenção é garantir um futuro saudável com riscos mitigados. 

Como garantir a segurança em programas de fidelidade 

Da mesma forma que os golpistas são criativos e estão em constante adaptação e evolução, um bom sistema antifraude precisa estar sempre atualizado e adaptado às necessidades de cada empresa. É fundamental identificar e compreender o comportamento dos dispositivos de cada cliente em todas as etapas realizadas virtualmente

Somente uma solução com tecnologia de ponta é capaz de atender a demanda e todas as variações possíveis do seu comércio e dos seus clientes de maneira rápida e personalizada, proporcionando flexibilidade no atendimento e segurança para sua organização. Uma série de funcionalidades precisam ser utilizadas para garantir que seu negócio esteja realmente protegido. Veja abaixo:

Fraudscorings por segmento; Matriz de regras por fluxo de negócio; Fingerprints que capturam os dados do dispositivo que efetua a transação; Integração nativa com diversos bureaus de informações cadastrais; Validação de e-mail; Quiz e token para validações adicionais via e-mail ou SMS; Biometria facial comparando a selfie do usuário contra um banco de dados biométrico.

O objetivo é incrementar camadas de segurança automatizadas sem afetar novos cadastros, permitindo que as empresas mantenham o foco na evolução de seus programas de fidelidade. O sistema de prevenção a fraudes da B2e Group tem a excelência e reconhecimento do mercado nacional no setor de segurança em programas de fidelidade.

Liderança na segurança em programas de fidelidade

Para garantir os melhores resultados para seu investimento é importante escolher um parceiro que tenha know-how no segmento. A B2e Group tem o compromisso e a responsabilidade de proteger os maiores programas de fidelidade do país. Cuidando da segurança de redes de hotelaria, companhias aéreas, agências de turismo e locadoras de veículos. 

Entre as parcerias de sucesso está o sistema antifraude da CVC, empresa do setor turístico que além das lojas físicas, faz operações online e já se pode observar uma queda do chargeback. O portfólio da B2e Group inclui ainda marcas como Smiles, Movida e Submarino Viagens, entre outros.

A segurança em programas de fidelidade também está por trás do programa de fidelidade TudoAzul, da companhia Azul Linhas Aéreas. Os desafios eram identificar e reduzir ataques de fraudadores sem prejudicar a jornada do cliente e mitigar as perdas financeiras com chargeback.

Todos os canais da Azul (resgate e transferência de pontos, Shopping TudoAzul, compra de passagens e pacotes de viagens, assinaturas mensais) utilizam o sistema antifraude da B2e Group. O resultado é a agilidade dos processos com segurança, protegendo a empresa e seus consumidores.

Aqui na Azul buscamos parceiros, e não prestadores de serviço. E no que se trata do relacionamento com a B2e Group, quando existe uma necessidade de priorização, em todos os aspectos, a empresa sempre teve uma parceria muito positiva.”
Thiago Luiz dos Santos Alves, Executivo de fraudes do TudoAzul

Cobertura eficiente que protege seu programa de fidelidade

Além do sistema antifraudes, a B2e proporciona cobertura e suporte para manter a segurança do seu negócio e facilitar o seu trabalho. 

  • Business Process Outsourcing: Uma equipe de profissionais especializados na prevenção de fraudes, preparada para prestar atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Consultoria: Para saber quais são as necessidades da sua empresa e criar um processo de prevenção às fraudes adequado é importante realizar uma análise e entender o negócio. Assim é possível determinar o melhor modelo de integração e quais tecnologias terão melhor eficácia para seu produto.
  • Relatórios: Saber se os mecanismos usados estão realmente obtendo resultados satisfatórios é importante para um gestor de fraudes. Pensando nisso, a B2e disponibiliza de maneira clara e transparente os números de indicadores da operação. 

Um dos melhores investimentos para as empresas é a sua própria segurança e a proteção dos seus clientes. Para seguir o crescimento do seu programa de benefícios com qualidade e foco é fundamental adotar a segurança em programas de fidelidade. Conheça o sistema antifraude da B2e Group e mantenha seu programa de fidelidade protegido das fraudes.

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