renda presumida

Renda presumida: por que usar na decisão de crédito?

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Você já pensou em usar a renda presumida? Na sua empresa, as suas decisões de crédito são assertivas? Conhece as vantagens de adotar essa estratégia?

Os dados fornecidos a partir desta abordagem podem ajudar a melhorar as decisões de crédito. Quer saber como? Descubra, neste artigo, quais são os principais desafios para a concessão de crédito, o que é renda presumida e quais os benefícios de utilizar essa solução.

Quais são os principais desafios para a concessão de crédito?

É verdade que oferecer crédito aos clientes pode trazer benefícios: o aumento no número de vendas é um dos principais. No entanto, é preciso adotar estratégias que tornem a oferta mais segura e eficaz. 

Afinal, ao obter crédito, o consumidor adquire uma dívida e existe o risco de não pagar o débito formado. Por isso, é essencial conhecer os principais desafios para  a concessão de crédito e elaborar um bom planejamento de gestão de risco

Com isso em mente, é útil se basear nos 5 C’s para auxiliar na análise:

  • Caráter: é a investigação do histórico financeiro do cliente com o objetivo de descobrir sua reputação no mercado; 
  • Capacidade: é o exame do poder de compra do indivíduo e a perspectiva de saldo da dívida;
  • Capital: é a apuração do patrimônio líquido do cliente;
  • Colateral: são as garantias fornecidas em troca da obtenção do crédito. Por exemplo, imóveis, veículos, entre outros; 
  • Condições: é o diagnóstico da atual situação financeira do cliente, avaliando se está em ascensão ou declínio. 

Após o estudo dessas informações, é possível calcular a probabilidade de inadimplência. No entanto, existem certas barreiras que podem atrapalhar a análise de risco. Confira 3 desafios da concessão de crédito. 

1- Gerenciamento de dados 

A primeira dificuldade trata-se da necessidade de consultar inúmeras fontes para conseguir obter os dados financeiros do cliente. Na prática, essa tarefa tende a demandar muito tempo. 

Além disso, informações relevantes podem acabar sendo perdidas quando não há uma forma de armazenamento adequada e organizada. Como resultado disso, as conclusões sobre a decisão de crédito podem ser afetadas negativamente. 

2- Dados confiáveis

Outro fator que deve ser levado em consideração é a origem dos dados: é essencial que as informações sejam obtidas de fontes confiáveis. 

Caso contrário, a empresa pode sofrer prejuízos futuros, já que os dados não eram originais e não refletiam a real situação financeira do cliente. 

3- Falta de planejamento

É importante que exista um bom planejamento quando uma organização decide conceder crédito aos seus consumidores. 

Sendo assim, é essencial definir previamente quais são os objetivos, quais os benefícios que a oferta de crédito vai trazer e qual o perfil do cliente que deseja atrair com essa estratégia. 

Dessa forma, quando surgir o momento da análise, a empresa vai saber exatamente quais os critérios fundamentais para a aprovação. 

Para ajudar a vencer esses desafios pode ser útil adotar a análise da renda presumida na decisão de crédito. Mas, afinal, o que é e como funciona esse tipo de avaliação? Veja no próximo tópico. 

O que é renda presumida?

De acordo com o dicionário Aurélio, presumir significa “entender, baseando-se em certas probabilidades”. 

Portanto, pode-se dizer que a renda presumida é o ato de compreender qual o rendimento financeiro de um determinado indivíduo apoiando-se em dados que permitem a avaliação com certo grau de segurança. 

Entre essas informações estão incluídas:

  • Idade;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Escolaridade;
  • Região de moradia;
  • Entre outras. 

Mas como a renda presumida pode ajudar a melhorar as decisões de crédito? Descubra!

Quais são os benefícios de usar renda presumida para decisões de crédito?

Veja 3 vantagens de usar a renda presumida para a concessão de crédito.

1- Otimização do tempo

Conforme citado anteriormente, um dos desafios da análise de crédito é o gerenciamento de informações. 

Com a renda presumida, o processo se torna mais rápido, visto que usando a lógica e estatísticas, é possível definir previamente com base nos dados disponíveis se um cliente atende aos critérios mínimos estabelecidos pela empresa.

Dessa forma, a companhia não precisará gastar tempo consultando inúmeras fontes e organizando o material para ser capaz de fazer uma avaliação. 

2- Segurança

Segundo uma pesquisa da PwC, no biênio 2018-2019, 46% das empresas brasileiras registraram pelo menos um caso de fraude. Além disso, entre os crimes mais comuns, destacam-se as falsificações cometidas pelo consumidor com 35%. 

Tendo em vista que esses golpes desonestos são uma ameaça real para as empresas, é preciso buscar soluções que diminuam as chances da sua  organização se tornar uma vítima. Nesse sentido, a análise da renda presumida aumenta a segurança e diminui a probabilidade de fraudes.

Isso acontece porque, mesmo que um consumidor apresente comprovantes falsificados para tentar conseguir crédito mais alto, a renda presumida permite traçar informações que ajudam a determinar a real capacidade de pagamento do indivíduo. 

Ou seja, é possível comparar o valor declarado pelo cliente com a renda presumida e buscar por discrepâncias entre os dados, que podem sugerir a necessidade de uma avaliação mais cuidadosa. 

3- Decisões estratégicas 

Outra vantagem do uso da renda presumida é que a decisão de crédito se torna mais assertiva e estratégica. Isso porque o gestor terá acesso a uma visão geral acerca do perfil do cliente. 

Desse modo, é possível definir mais facilmente se existe um alinhamento entre o solicitante do crédito com as expectativas e planos da empresa.

Além disso, a renda presumida auxilia na análise de créditos para autônomos e profissionais liberais, uma vez que por não possuírem vínculo formal de emprego é mais difícil fazer a comprovação de renda.

Em resumo, a concessão de crédito traz desafios para as empresas. Assim, é importante adotar estratégias que facilitem o processo, como a renda presumida. Dessa forma, você vai tomar decisões de crédito de maneira mais rápida, segura e assertiva. 

Nós, da B2e Group, oferecemos soluções que utilizam essa e diversas outras estratégias para garantir as suas vendas com mais segurança, além de garantirmos que seus negócios irão prosperar cada vez mais. Converse com um de nossos consultores e surpreenda-se com o que podemos fazer pelo seu negócio!

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2.3 Automaticamente
2.4. Disponíveis Publicamente
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3.3 Permitir o exercício regular de nossos direitos
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3.6. Evitar Fraudes e Zelar pela sua Segurança
3.7 Publicidade
4. O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?
5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?
6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
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Mesmo após o término da sua relação conosco, nós poderemos tratar alguns de seus Dados Pessoais para exercer nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

3.4 Viabilizar atividades necessárias à nossa organização

Com base no nosso legítimo interesse, também poderemos tratar os seus Dados Pessoais para viabilizar as atividades de comunicação e marketing, melhorias de nossos produtos e serviços e relacionamento com nossos clientes e parceiros, sempre observando os limites da sua expectativa e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos ou liberdades fundamentais.

Por exemplo, poderemos utilizar os seus Dados Pessoais por meio do nosso relacionamento com empresas de consultoria, plataformas de e-commerce, processadoras de cartão, private label e empresas de ERP, onde recepcionamos e indicamos negócios.

3.5 Executar um contrato que você tenha celebrado conosco, ou realizar diligências pré-contratuais

Utilizamos seus Dados Pessoais para a realização do seu cadastro enquanto contratante dos nossos serviços e produtos.

3.6. Evitar Fraudes e Zelar pela sua Segurança

Poderemos tratar os seus dados pessoais para zelar pela sua segurança (e de terceiros) e para evitar fraudes de identificação, em especial durante o seu acesso ao nosso site institucional e sistemas internos, ingresso ou visita às nossas dependências.

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Por fim, poderemos utilizar os seus Dados Pessoais para criar segmentações de públicos-alvo e, assim, promover de forma mais adequada conteúdos atualizados de campanhas de marketing da B2E. Nesta hipótese, a opção de exclusão de cadastro da nossa base estará sempre disponível ao final de cada comunicação que encaminharmos.

4. O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?

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Tipo de Cookie O que eles fazem?
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5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?

É possível que a B2E realize o uso compartilhado de seus Dados Pessoais, caso em que estará restrito ao mínimo adequado e necessário para o cumprimento de alguma das finalidades específicas e previamente informadas a você.

Por exemplo, poderemos compartilhar seus Dados Pessoais para viabilizar a atuação de canais de comunicação e de marketing, com consultores para melhorias na abordagem sobre nossos serviços e produtos, ou ainda com empresas da B2E, e ligadas ao Grupo da B2E (ex: B2E Cred).

Quando realizamos o compartilhamento de seus Dados Pessoais com parceiros, nós utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que qualquer terceiro que os receba garanta a eles a proteção adequada.

6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Temos políticas e protocolos internos que determinam como os Dados Pessoais devem ser tratados pela B2E. Essas normas têm como objetivo garantir o Tratamento adequado e lícito dos Dados Pessoais que detemos, inclusive dos seus.

Além dessas medidas organizacionais e de governança, adotamos inúmeras outras de natureza técnica que garantem ainda maior segurança aos seus Dados Pessoais. Como exemplo de algumas medidas que tomamos, estão:

• A utilização de criptografia;
• Controle estrito do tratamento de Dados Pessoais, incluindo limitação de acesso, e acesso protegido por senha;
• A existência de um programa de segurança da informação;
• A realização de segregação de acesso a Dados Pessoais;
• Orientações para proteção de senhas;
• Acesso a serviços, exclusivamente, por redes seguras.

7. COMO VOCÊ PODE EXERCER OS SEUS DIREITOS?

Qualquer que seja a relação que você opte por estabelecer com a B2E, você tem assegurado todos os direitos legais relativos aos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando a:
a. Saber se tratamos algum dado pessoal seu;
b. Saber quais Dados Pessoais seus são tratados por nós;
c. Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados, pelos meios exigidos pela regulamentação específica, quando necessário;
d. Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou que, porventura, tenham sido tratados em desconformidade com a lei;
e. Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
f. Solicitar a eliminação dos dados tratados com ou sem o seu consentimento;
g. Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados;
h. Quando a atividade de Tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade. Caso você consinta, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para acessar, obter uma cópia, corrigir, atualizar e/ou completar os seus Dados Pessoais, bem como exercer quaisquer outros direitos, você deve enviar um e-mail para o nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, por meio do seguinte endereço eletrônico: (gr.privacidade@b2egroup.com.br).

Em circunstâncias específicas, é possível que a sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento.

Requisições que envolvam Dados Pessoais e/ou documentos de outros Titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro Titular por você.

Ressaltamos que este tópico se refere a comunicações relacionadas a dados pessoais e direitos dos titulares. No caso de transações comerciais, destacamos que a decisão final sobre aprovar ou recusar uma transação comercial é efetuada pelos clientes da B2E, e não pela B2E diretamente. Assim, eventuais solicitações a respeito devem ser direcionadas diretamente aos clientes B2E.

8. ATUALIZAÇÃO DESTE AVISO DE PRIVACIDADE

Este Aviso de Privacidade poderá ser alterado a qualquer momento, para garantir o nosso compromisso de transparência com você. Por favor, verifique esta página periodicamente para saber sobre possíveis mudanças.

9. ESCLARECIMENTOS OU DÚVIDAS

Caso você tenha qualquer dúvida, entre em contato através do endereço de e-mail (gr.privacidade@b2egroup.com.br) e contate nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais.

10. DEFINIÇÕES

A fim de proporcionar maior clareza para você quanto ao conteúdo deste aviso, as seguintes palavras e expressões, no singular ou no plural, foram utilizadas com os seguintes significados:

Termo/Expressão Significado
Dados Pessoais Qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável; é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como - por exemplo - um nome, um número de identificação, identificadores por via eletrônica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa singular.
Dados Pessoais Sensíveis Qualquer dado pessoal que diga respeito a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, bem como dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.
Encarregado Termo que designa o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais da B2E, isto é, a pessoa indicada para atuar como canal de comunicação com você e com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Terceiros Refere-se, mas não está limitado, a toda e qualquer pessoa física ou jurídica que a B2E se relacione ou venha a se relacionar, prestador de serviços, fornecedor, consultor, parceiro, terceiro contratado ou subcontratado.
Titular Pessoa física a quem se referem os Dados Pessoais.
Tratamento Coleta, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, atualização, comunicação, transferência, compartilhamento e extração de Dados Pessoais.