Apropriação indébita: veja estratégias para proteger sua locadora de veículos 

Mãos de uma pessoa segurando um carrinho vermelho sobre uma mesa de madeira, demonstrando o ato de Apropriação indébita.

O crime de apropriação indébita de veículo locado configura em não devolver o automóvel alugado após o término do prazo acertado no contrato de locação. 

Infelizmente, o número de casos de não devolução de veículos após o decurso do prazo é muito grande, o que vem a gerar uma série de impactos: custos com trâmites e processos de busca, perda de receita com outras locações já contratadas, e insatisfação de outros clientes são apenas alguns exemplos. Isso emite um alerta urgente para as locadoras de veículos se protegerem e resguardarem a sua frota. 

Para reforçar a segurança e combater a apropriação indébita dos veículos, as locadoras precisam adotar medidas preventivas, como implementar um rigoroso processo de verificação de documentos e informações dos locatários, exigir garantias adicionais, como depósitos caucionados, e usar sistemas de rastreamento e monitoramento nos veículos para busca e recuperação do bem. 

Além dessas ações preventivas, as locadoras também podem recorrer a outra estratégia interessante que envolve usar uma solução que analisa não apenas a fraude, mas também o risco de apropriações indébitas utilizando lógicas de crédito e algoritmos inteligentes. 

Quer proteger a sua frota de veículos e reduzir os casos de apropriação indébita na sua locadora? Continue lendo o artigo! 

Casos em que ocorre a apropriação indébita 

A apropriação indébita de veículos pode ocorrer em diferentes situações e é importante as locadoras conhecerem cada um desses casos para saberem como atuar diante deles.  

Abaixo, selecionamos as situações mais comuns e explicamos como esses eventos podem afetar as locadoras. 

1- Descumprimento de prazos e depreciação do veículo 

A primeira situação ocorre quando o locador do veículo acumula uma série de multas ou envolve-se em um acidente de trânsito e, por falta de recursos financeiros, decide não devolver o carro à locadora.  

Esse tipo de conduta não só prejudica a empresa pelo descumprimento do prazo, mas também pela irresponsabilidade do condutor arcar com as despesas geradas pelas infrações e danos.  

2- Uso indevido de informações 

Outro caso ocorre quando um fraudador utiliza os dados de terceiros para alugar um veículo. Nessa situação específica, os dados da pessoa registrada para locação não são os mesmos da pessoa que realiza a apropriação indébita, ou seja, além da locadora, o verdadeiro dono das informações também sai prejudicado, o que pode expor a credibilidade da locadora perante o consumidor.  

3- Repasse de veículos a um terceiro 

Outra situação de apropriação indébita ocorre quando o locador do veículo atua como um “laranja” repassando o automóvel para outra pessoa de má-fé. Essa prática é realizada com o intuito de ocultar a verdadeira identidade do condutor e dificultar o rastreamento e a localização do veículo.  

Aqui, se a locadora não possuir um sistema de monitoramento instalado no automóvel, a chance de sucesso na recuperação do bem é muito pequena.   

4- Apropriação pelo próprio locador 

Além do descumprimento de prazos e depreciação do veículo, uso indevido de informações e repasse a um terceiro, outra situação que ocorre na apropriação indébita de veículos é quando a própria pessoa que aluga o automóvel decide tomar posse do veículo.  

Nesse caso, ela se aproveita da oportunidade da locação para roubar o automóvel e utilizá-lo de maneira ilegal.  

LEIA TAMBÉM | Tudo que você precisa saber sobre o índice de fraude no mundo 

Como a locadora de veículos pode se proteger 

Como mencionado anteriormente, as locadoras podem adotar algumas estratégias simples para se proteger contra a apropriação indébita. As principais são: 

  • Fazer a verificação de documentos e informações dos locatários: as locadoras exigem documentos de identificação válidos, comprovante de residência e habilitação, além de realizar uma análise minuciosa sobre todos os dados fornecidos. Esse procedimento pode ajudá-las a identificar locatários suspeitos e com histórico duvidoso; 
  • Exigir garantias adicionais: esses adiantamentos podem proteger as locadoras contra possíveis prejuízos financeiros, caso um ou mais locatários descumpram as cláusulas do contrato e entreguem os veículos danificados ou até mesmo em estado péssimo de conservação; 
  • Implementar sistemas de rastreamento e monitoramento nos veículos: instalar essas tecnologias permite que as locadoras acompanhem a localização de seus automóveis, em tempo real, facilitando a ação das autoridades competentes, caso algum locador decida desaparecer com o veículo alugado. 
  • Melhorar o processo de prevenção, identificando no momento da locação a probabilidade do locatário ter um perfil suspeito, suspendendo a locação, evitando a apropriação indébita e todos os custos para recuperar o bem. 

LEIA TAMBÉM | Perfis mais comuns de consumidores inadimplentes no Brasil 

Muito mais que um Antifraude: tecnologia B2e Group para mitigar a apropriação indébita 

Para ajudar as locadoras a combaterem a apropriação indébita de veículos, a B2e Group desenvolveu uma solução inovadora que vai além da detecção de fraudes.  

Por meio de variáveis, lógicas de crédito, algoritmos e análises estatísticas, a solução identifica a probabilidade de a apropriação indébita ocorrer, contribuindo para as locadoras mitigarem os riscos de roubo e uso indevido de seus automóveis.  

Essas variáveis incluem: 

  • Validação de segundo fator de autenticação: para reforçar a identificação do locatário e reduzir o risco de uso indevido dos dados; 
  • Verificação de idade: para apontar se a pessoa tem maturidade suficiente para se responsabilizar pelo carro alugado;  
  • Endereço residencial: para validar se o locador mora na mesma localidade onde o carro foi retirado;  
  • Consultas a órgãos de restrição de crédito, score de risco e e-mail: para avaliar a capacidade do locador honrar com seus compromissos financeiros; 
  • Histórico de locação: para verificar se a pessoa já teve algum problema em outra locadora;  
  • Tipo do carro e seguro: para validar a consciência do usuário acerca do veículo, e se o mesmo possui preocupação em resguardá-lo;  
  • Verificação de perfil de porte e renda presumida: para demonstrar a capacidade creditícia do locador se responsabilizar pelo bem. 

O risco de apropriação indébita de veículos existe, mas é possível minimizar os casos através das abordagens certas. Além de coletar e verificar as informações, pedir garantias adicionais e instalar sistemas de rastreamento e monitoramento, as locadoras precisam investir em tecnologias inovadoras que apontem, de forma inteligente, a probabilidade de a apropriação indébita ocorrer. 

Conheça a solução Prevenção à Fraude e resguarde a sua frota!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts