Desafios e Oportunidades para Bancos Digitais com a Abertura de contas online

Retomando o assunto de que, desde ano passado, o Bacen autorizou que empresas abrissem contas pela internet, essas instituições financeiras que agora entraram nesse mercado precisam estar atentas à diversos desafios que aparecerão em seus caminhos, mas que podem trazer ótimas oportunidades de evolução.

1. Diferença no modo de abrir contas.

Nas agências tradicionais, o procedimento para cadastro de uma pessoa física ou jurídica para abrir uma conta é algo bastante burocrático, com diversas regulamentações e processos específicos. E isso acontece porque todo cuidado é pouco na hora de abrir uma conta para um cliente corporativo, oferecendo a mais alta segurança com as exigências de compliance.

Visto que esses novos bancos que nasceram com perfil digital ainda não possuem a expertise para atender clientes corporativos, precisarão desenvolver novos processos que atendam todas as necessidades e cuidados que garantam um serviço bem prestado e que não desperdice essa nova demanda.

2. Maior conhecimento em documentos corporativos.

O processo para abrir contas para empresas requer uma maior quantidade de documentos e comprovantes do que normalmente é solicitado para pessoas físicas. Sabendo disso, os bancos digitais precisam garantir que estão preparados para receber todos os documentos necessários e confirmar que conferiram todos de maneira ágil, segura e precisa. Infelizmente, para eles, são necessidades como essa que fazem as empresas terem um pé atrás na  hora de abrir uma conta em bancos que não sejam tradicionais, pois a segurança necessária com esses documentos, que são extremamentes confidenciais, precisa ser impecável, garantindo que tudo que esteja lá fique dentro da privacidade necessária.

3. Combate a casos de fraude

Fraudadores são ligeiros e podem querer aproveitar da falta de expertise dessas instituições financeiras digitais, visto que começaram agora a realizar abertura de contas. Por isso, algo que eles podem começar a fazer é criar organizações falsas com o objetivo de dar golpes. Isso torna necessário o reforço de medidas de prevenção à fraude, tendo checks constantes com o objetivo de confirmar a identidade dos clientes corporativos e as atividades que os mesmos realizam, garantindo que estão dentro da honestidade.

Como superar esses desafios e aproveitar as oportunidades

Para todo bom profissional com visão de mercado, onde encontram desafios, essa pessoa encontra oportunidades à serem exploradas. E esses profissionais já estão tendo idéias mirabolantes de como inovar e trazer experiências diferenciadas para se destacar e conseguir novos clientes, tendo ideias que respondem aos desafios que falamos anteriormente, visto que precisam se esforçar para tranquilizar os possíveis novos clientes empresariais e provar que são, sim, boas opções para o mercado.

1. Reconsidere seus processos.

Agora que essas instituições financeiras estão adquirindo clientes com um novo perfil, é preciso que todas elas analisem novamente todos os seus processos e burocracias. Como muito provavelmente ainda não estão com os processos que se adequem aos dois tipos de clientes, é interessante analisar como, quando e quais processos devem implementar para atender a demanda de abertura de contas online para clientes corporativos, assim como verificar se as que vão utilizar obedecem todas as regulamentações solicitadas. Se com isso e com outros processos que forem utilizados já for possível atender, essa primeira oportunidade já foi dominada.

2. Automatize seu compliance.

Garantir que estão seguindo todas as regras de compliance é algo que vai precisar de muito tempo do dia, a não ser que otimizem esse processo, trazendo mais eficiência e produtividade para a empresa. Com isso, ela pode ficar preparada para receber clientes corporativos. Seguido corretamente, essas empresas conseguirão evitar casos de fraude e irão preservar os dados dos clientes.

3.Torne seu Onboarding digital.

Alguns bancos digitais ainda dependem de processos manuais para verificar e validar documentos das empresas e de seus clientes. Entretanto, o backoffice requer investimentos de tempo e dinheiro que poderiam ser melhor aproveitados se o processo de Onboarding fosse feito de modo digital, passando pelo cadastro do cliente até a verificação de identidade, que se validada, gera a conta online.

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