Banco Central autoriza que empresas abram contas pela internet. O que isso significa para o mercado financeiro?

Muitas pessoas utilizam, cada vez mais, os serviços oferecidos pelo Mobile Banking. Ao perceberem esse aumento na demanda do uso do serviço e, para facilitar ainda mais a vida das pessoas, o Banco Central autorizou uma novidade que pode mudar bastante a rotina de algumas pessoas – A Abertura de contas online por pessoas jurídicas.

 

Mas o que isso pode trazer de novidade? Bom, até dia 26 de Novembro as empresas precisavam enviar representantes para à agência bancária pessoalmente para abrir uma conta em nome de uma pessoa jurídica. Agora, com a Resolução nº 4.697, essa necessidade é eliminada. Claro que esses representantes agradecem bastante, visto que torna tudo mais prático!

 

O desafio acaba caindo para as instituições financeiras que, de fato, liberarem a abertura da conta online, visto que o Banco Central estabeleceu que as mesmas se tornarão as responsáveis por garantir a segurança das informações utilizadas. Ou seja, para poder oferecer essa facilidade aos seus clientes, as mesmas vão precisar verificar se seus métodos já estão seguros o suficientes ou se vão precisar investir em segurança de dados para prevenir qualquer tipo de ato ilegal. O Bacen, já pensando nisso, comunicou que as empresas vão precisar adotar “procedimentos, salvaguardas e controles que permitam confirmar e garantir a identidade do proponente”, além de confirmar “a integridade, a autenticidade e a confidencialidade das informações prestadas”. Não é um desafio fácil de ser cumprido, mas é algo que se não for implementado, pode ser um dos principais fatores na hora das empresas decidirem por um concorrente dessa instituição financeira, por ser um serviço que gera interesses em tanto as empresas novas como as que já estão consolidadas no mercado.

Bancos Digitais

Essa notícia favorece, e muito, os novos Bancos Digitais. Isso acontece porque agora eles conseguem se tornar mais competitivos ao tentar entrar no mundo corporativo, visto que perdiam a oportunidade de oferecer contas para pessoas jurídicas por não terem agências físicas e agora já se tornam uma possibilidade a ser considerada na hora de uma empresa criar uma conta. Isso esquenta o mercado dos bancos, visto que esses novos players entraram em um ambiente onde as instituições financeiras dominavam soberanas já fazia muito tempo. E essa fatia do mercado que conseguiram chegou e vem aumentando por causa das facilidades oferecidas por essas novas organizações, que rodam desde operações do cotidiano até processos mais complicados, que já fazem parte do serviço das mesmas. E agora com o acréscimo dessa autorização do Bacen, o sistema financeiro da mais um passo rumo um caminho totalmente digital, forçando as instituições financeiras a irem se adaptando e trazendo novas soluções e benefícios que tornem a vida dos seus clientes mais práticas e simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts