O que é um Motor de Crédito?

Desvendando o Motor de Crédito: Uma Introdução Profunda ao Seu Conceito e Funcionamento

Desvendando o Motor de Crédito: Uma Introdução Profunda ao Seu Conceito e Funcionamento

Quando se trata de tomada de decisões financeiras assertivas, ágeis e seguras, a confiabilidade dos dados é essencial. Neste artigo vamos mergulhar profundamente no fascinante mundo dos motores de crédito. Vamos desvendar o que são, como funcionam e por que são essenciais para os negócios de sucesso.

O Que é um Motor de Crédito?

Um motor de crédito é um sistema automatizado que avalia diversas variáveis. Por exemplo, o histórico de crédito de um indivíduo ou empresa para determinar sua capacidade de cumprir obrigações financeiras. Amplamente utilizado por empresas dos mais diversos segmentos para tomar decisões de concessão de crédito, como empréstimos, financiamentos e aprovações de cartões de crédito.

Como Funciona um Motor de Crédito?

O funcionamento de um motor de crédito envolve várias etapas cruciais:

Coleta de Dados: O primeiro passo é a coleta e envio dos dados cadastrais que serão utilizados para a análise do cliente. Este passo pode ser feito através de uma integração via API ou de um onboarding integrado ao motor, a B2e Group oferece as duas opções.

Análise de Dados: Os dados coletados são processados e analisados (análise dos dados cadastrais e financeiros) por algoritmos complexos que recorrem a mais de 150 fontes para validação e verificação das informações como:

Histórico de Pagamentos: A pontualidade dos pagamentos de dívidas e contas.

Dívidas Atuais: O montante total de dívidas em relação ao limite de crédito disponível.

Histórico de Crédito: O tempo de uso do crédito e a idade das contas.

Mas é importante destacar que as regras de negócio do Motor de Crédito B2e Group são personalizadas, ou seja, apresentadas e definidas pelo cliente, optando por desenhar um modelo de acordo com as necessidades do seu business.

A B2e colabora com seus clientes na construção das políticas de crédito, orientando-os sobre as fontes de informações que podem ser utilizadas, adequando a utilização dos bureaus de forma inteligente dentro da política e sugerindo as melhores práticas nas integrações sistêmicas.

Todo esse esforço tem por objetivo facilitar o processo e otimizar os custos.

A Importância do Motor de Crédito nas Decisões Financeiras:

Um motor de crédito desempenha um papel fundamental em uma série de cenários financeiros:

  1. Concessão de Crédito: Empresas de diversos segmentos usam motores de crédito para decidir se concedem ou não crédito e qual o valor do limite liberado a um indivíduo ou empresa.
  2. Aprovação de Empregos e Aluguéis: Em alguns casos, empregadores e proprietários de imóveis fazem a análise de crédito para avaliar a confiabilidade dos candidatos.
  3. Tomada de Decisões de Investimento: Empresas e investidores usam informações de crédito para avaliar o risco de investir em determinadas empresas.

Tomada de Decisão

Após o processamento e análise dos dados, a B2e Group consolida em um dossiê eletrônico todas as informações, possibilitando o upload de arquivos e documentos e disponibilizando para o analista e para os gestores uma ferramenta de trabalho que facilita e agiliza as decisões.

Conclusão

logo B2eO motor de crédito é muito mais do que um sistema de análise, é uma tecnologia que irá automatizar, reduzir os custos, as taxas de inadimplência e o tempo de análise e resposta, tornando seu negócio mais competitivo e eficiente. Ele é um importante pilar para tomadas de decisões sólidas, seguras e estratégicas que irão alavancar sua empresa.

Com mais de 10 anos de experiência, a B2e Group é referência em Motor de Crédito em diversos segmentos. Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts

Onde Estamos

Alameda Rio Negro, 500 – Torre B 17o Andar Alphaville Industrial
Barueri, SP – CEP: 06454-000

B2E SISTEMAS LTDA
CNPJ: 14.570.225/0001-98

@Copyright B2e Group – 2024