8 estratégias para atrair e fidelizar clientes na sua locadora 

Uma mulher desenhando um gráfico em um quadro branco.

As locadoras de veículos desempenham um papel importante quando o assunto é mobilidade, oferecendo às pessoas a conveniência de alugar automóveis por curtos períodos de tempo. No entanto, o setor enfrenta desafios como qualquer outro, e se destacar em um mercado competitivo pode ser uma tarefa complexa para os proprietários e para você que deseja fidelizar uma locadora de veículos.

Pensando em ajudar, criamos este guia definitivo que explora os obstáculos mais comuns enfrentados pelas locadoras de veículos e apresenta algumas das estratégias mais certeiras para a atração e retenção de clientes. Esperamos que goste!  

Mercado de locação de veículos: um panorama brasileiro 

O mercado de locação de veículos no Brasil tem vivenciado um cenário promissor, com números impressionantes de crescimento e expansão.  

De acordo com o anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o faturamento bruto alcançou a marca de R$ 36,8 bilhões em 2022, registrando um aumento impressionante de 56,6% em comparação a 2021. 

Além disso, o setor apresentou um significativo incremento em sua frota, com a aquisição de 590.520 automóveis zero quilômetro no ano de 2022, um crescimento de 33,6% em relação a 2021 e um expressivo avanço de 63,8% se comparado a 2020.  

Essa proeminente quantidade de compras no último ano já supera em 9,1% o número de aquisições pré-pandemia, que ocorreu em 2019, quando foram adquiridos 541.346 carros novos. 

Para reforçar o bom momento das locadoras brasileiras, a ABLA registrou um aumento notável na quantidade de usuários, totalizando 69,3 milhões em 2022, um crescimento significativo de 38,3% em relação a 2021 e uma elevação de 55,4% em relação a 2020.  

Esse aumento exponencial do número de usuários tem impulsionado o crescimento do setor de locação de veículos no país, tornando o setor mais acirrado e competitivo. 

Desafios de uma locadora de veículos 

A crescente concorrência entre as locadoras de veículos tem dificultado a diferenciação no mercado, exigindo dos donos um posicionamento mais dinâmico para inovar e sobressair das outras empresas. Mas engana-se quem pensa que esse é o ponto mais desafiador do setor. 

Existe uma série de outros obstáculos que, se não superados, podem prejudicar a performance e o resultado das locadoras. São eles: 

  • Flutuação na demanda: a demanda por aluguel de veículos pode variar em diferentes períodos do ano e em regiões específicas. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, por exemplo, podem ter uma maior procura devido às festas de final de ano, recessos e férias escolares. Regiões metropolitanas também podem apresentar uma busca maior em relação às cidades menores, o que não só afeta a quantidade de uso dos veículos, mas também a receita das locadoras. 
  • Gestão de frota: manter uma frota de veículos em boas condições requer investimentos contínuos em manutenção e seguro. Nesse cenário, se a locadora não tiver um planejamento ou uma estratégia sólida para a manutenção e reposição de automóveis, ela pode sofrer para manter sua frota atualizada e atender todas as demandas. 
  • Serviço ao cliente: a qualidade do atendimento ao cliente tem peso, sendo tão importante quanto a manutenção, conservação e o bom desempenho do veículo. Se a locadora não tiver uma equipe disponível e preparada para atender o seu público, a experiência do cliente pode deixar de ser agradável mesmo que o veículo alugado tenha satisfeito suas necessidades.  

8 estratégias para atrair e reter clientes na locadora de veículos 

Sabendo que o setor é competitivo e que existem muitos desafios a serem superados, os donos das locadoras precisam aplicar estratégias para aprimorar seus negócios e destacá-los da concorrência.  

Abaixo, selecionamos as principais estratégias. Confira!  

1- Ofereça diversidade 

Disponibilizar uma ampla variedade de veículos, desde modelos econômicos até carros de luxo, pode atrair uma base de clientes diversificada. Na estratégia, vale incluir ainda opções de veículos elétricos ou híbridos para atender à crescente demanda por opções mais sustentáveis. 

2- Realize promoções e programas de fidelidade 

Oferecer promoções sazonais e descontos atrativos pode atrair clientes em momentos de demanda mais baixa. Implementar programas de fidelidade, que recompensam clientes que alugam veículos com frequência, também pode ser interessante para aumentar a taxa de retenção. 

3- Invista em tecnologia 

Investir em soluções tecnológicas, como aplicativos móveis, rastreadores, websites ou sistemas de reserva on-line, pode melhorar significativamente a segurança e a experiência dos usuários dos veículos alugados.  

4- Proporcione um atendimento personalizado  

Treinar a sua equipe interna para fornecer um atendimento personalizado e eficiente ao cliente pode ajudar a sua locadora de veículos a se tornar referência no setor. Isso porque, ouvir o que cada cliente tem a dizer e atender suas necessidades específicas (turistas, viajantes a negócios, pessoas em busca de mobilidade temporária, entre outras) pode aumentar os níveis de satisfação, e fazer com que eles indiquem a marca para conhecidos. 

5- Monte parcerias estratégicas 

Estabelecer parcerias com hotéis, companhias aéreas e até mesmo agências de turismo pode expandir o alcance da sua marca, aumentar a visibilidade da locadora e garantir uma fonte adicional de clientes. Fechar parcerias com mecânicas e seguradoras locais, que oferecem preços competitivos, também pode ser interessante para a sua empresa cuidar da frota a um custo justo.  

6- Seja transparente quanto aos seguros 

Oferecer opções claras de seguros e danos transmite mais confiança e tranquilidade aos clientes. Assim sendo, na hora de assinatura de contratos, explique quais custos estão previstos e quais custos serão adicionais, no caso de imprevistos ou descumprimento das cláusulas. A melhor forma de manter e melhorar a reputação da locadora é a transparência. 

7- Mantenha o contato pós-aluguel 

Além de oferecer diversidade, promoções e programas de fidelidade, investir em tecnologia, oferecer atendimento personalizado, montar parcerias estratégicas e ser transparente, não podemos esquecer do contato pós-aluguel. Enviar pesquisas de satisfação após cada locação pode fornecer insights valiosos sobre a experiência do cliente, além de ajudar a sua locadora a identificar pontos fortes e necessidades de melhoria.  

8- Proteja-se da apropriação indébita 

Outra estratégia para atrair e reter clientes envolve a proteção contra apropriações indébitas [link para LP]. Estes casos podem ocorrer com frequência e, se a locadora de veículos não estiver preparada para prevenir essas situações, pode ter perdas financeiras significativas, com redução de sua frota.  

Um dos casos de apropriação indébita ocorre quando o locador do veículo acumula uma série de multas ou envolve-se em um acidente de trânsito e, por falta de recursos financeiros, decide não devolver o carro à locadora.    

Esse tipo de conduta não só prejudica a empresa pelo descumprimento do prazo, mas também pela irresponsabilidade do condutor arcar com as despesas geradas pelas infrações e danos.   

LEIA TAMBÉM | Apropriação indébita: veja estratégias para proteger sua locadora de veículos

O sucesso de uma locadora reside na sua capacidade de inovar, adaptar e vender com segurança.  

Para manter-se à frente do mercado e saber todas as tendências e práticas recomendadas para sobressair no setor de locação de veículos, acompanhe nosso blog!

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