Tecnologias que aceleram a concessão de crédito

concessão de crédito tecnologia

A concessão de crédito permite que haja o acesso aos bens e serviços em um relativo espaço de tempo. E como sua demanda está sempre em crescimento, o desenvolvimento de tecnologias permite que o processo de oferta de crédito seja cada vez mais rápido e seguro. Atualmente, as empresas estão criando novos modelos para a concessão de créditos, explorando elementos da melhor forma como o Social Score e o Big Data.

Microcrédito

Há outras modalidades que começaram a ganhar verdadeiro destaque, como por exemplo, o microcrédito, crédito que possui ou não garantias, oferecendo crédito de forma online com juros mínimos. As tecnologias auxiliam da melhor forma nesses processos financeiros, dedicadas a serviços como pagamentos, investimentos, empréstimos que objetivam democratizar esse tipo de ação aumentando a eficácia dos bancos.

Assim, as instituições bancárias querem atingir um contingente maior de clientes para o melhor funcionamento tecnológico do sistema e das plataformas. Sendo essencial para avaliar os clientes em várias etapas de concessão, gestão e até mesmo cobranças de créditos.

Muitas empresas fazem uso da análise de crédito validada em etapas, dessa forma, há otimização de custos e processos que poderiam demorar mais. A tecnologia tem como função primordial tornar a análise muito mais rápida e eficiente, gerando inúmeras respostas em minutos para os clientes da instituição bancária.

A transparência para o consumidor é algo que as empresas prezam para que haja um elevado número de informações possíveis para que o uso da tecnologia se torne o diferencial e a base de seus processos. É importante salientar que existem funcionários formados em TI que trabalham próximos a cada passo da cadeia relacionada a concessão, até o fechamento do contrato. Os processos de concessão de crédito são semelhantes aos outros tipos de empréstimos, dessa maneira, seguindo um fluxo efetivo graças ao bom desempenho tecnológico existente que permite detectar clientes que não irão conseguir quitar os créditos.

Automatização de Crédito

Com o apoio da tecnologia junto ao processamento de dados, a concessão de crédito pode ser realizada de forma online e intuitiva. É possível criar um modelo de negócio no qual os clientes fornecem o mínimo de informações pessoais possível e que assim, a empresa consiga as respostas necessárias em poucos minutos, sem que haja qualquer intervenção humana em tal procedimento.

 O sistema de análise de crédito tem como finalidade, entre outras coisas, prevenir fraudes. Na prática, sua construção e funcionamento são baseados em um conjunto de dados e utilização de algoritmos para cruzar novas informações.

Esse tipo de procedimento, feito manualmente por uma pessoa, seria muito mais ineficaz, visto que os cálculos não seriam automáticos, haveria a necessidade de verificações humanas e checagens de documentações individualmente, o que poderia tornar os resultados mais susceptíveis à falhas e, consequentemente, sensível a possíveis fraudes.

Aplicativos

Com a popularização dos smartphones, uma modalidade de concessão de crédito muito usada ultimamente é o empréstimo por aplicativos. Atualmente, muitas instituições financeiras oferecem ao público os seus próprios aplicativos e, dentro desses programas, disponibiliza aos seus clientes uma opção célere de empréstimos. Inclusive, é possível ainda fazer pequenas simulações nas quais o usuário pode informar o valor que precisa, o número de parcelas que pretende pagar e o valor total, incluindo juros e demais gastos inerentes a tal serviço.

Com a simulação feita, o usuário poderá solicitar a concessão de crédito a partir do próprio aplicativo e acompanhar o seu andamento para sua aprovação e consequente concessão. Na hipótese de aprovação, o valor creditado é disponibilizado no próprio aplicativo, podendo ser possível acompanhar o pagamento das parcelas e sua quitação.

Dessa forma, a tecnologia, quando se trata da concessão de crédito, é utilizada de maneira inteligente e estratégica. As empresas verificam os dados para aferir, por exemplo, o tipo de agência bancária do solicitante, analisando se tal agência fica em bairros mais populares ou não.

As Tecnologias para a concessão de crédito faz com que o processo se torne mais eficaz, adicionando o comportamento junto ao relacionamento do cliente à plataforma existente e é monitorado de maneira constante. Frisando que clientes que possuem boas respostas de forma recorrente, ou que não atrasam as parcelas, e que não estejam em débito com o banco, são bonificadas e ganham ótimas referências dentro do próprio sistema virtual.

Diminuindo seus riscos

 A principal solução é substituir modelos tradicionais de análise de dados por propostas inovadoras que fazem da inteligência artificial junto a demais tecnologias para avaliar riscos de maneira mais adequada para a empresa. Há processos personalizados e automatizados, como por exemplo, o machine learning que vale para o ciclo de crédito com conversão de lead e com análise de cobranças. Havendo uma grande movimentação do mercado financeiro, que é liberada para benefício da empresa e para os grandes bancos, que têm investido em parceria com startups e em novos modelos para auxiliar na atuação.

Com as fintechs e parcerias criadas entre os bancos, estão modernizando o mercado financeiro e interferindo nas relações de negócios entre instituições e clientes, seja pessoa física ou jurídica. As instituições bancárias estão mais bem-intencionadas em relação aos processos, oferecendo créditos e taxas mais acessíveis.

Sendo assim, a ideia principal é impulsionar novas modificações fazendo com que o usuário de banco, seja pessoa física ou jurídica, possa ter uma resposta célere e objetiva a respeito da demanda por crédito, sem precisar sujeitar às subjetividades de um analista e que não tenha o temor a respeito desse tipo de serviço.

A expansão tecnológica

O fato é que a expansão da tecnologia não reconhece fronteiras. O uso de softwares é uma grande realidade para quem oferece e para quem está em busca de crédito. A automação da análise de crédito precisa reduzir o trabalho de sua equipe sem perder a qualidade e a segurança da avaliação. O processo de concessão não deve ser moroso e ineficiente, e precisa prover informações que permitam confrontar não só os atrasos em pagamentos, mas também títulos a vencer e a quantidade de pedidos em aberto com a capacidade financeira do cliente.

Todo o levantamento de dados deve ocorrer de forma rápida e precisa, favorecendo a produtividade e permitindo que um tempo maior seja usufruído em assuntos acessórios à concessão de crédito.

A B2e Group

Nós, da B2e Group, somos especialistas em automatização de crédito. Temos tecnologias que analisam mais de70 fontes de informação, analisando todos os dados e garantindo segurança em todas as suas análises e concessões de crédito. Oferecemos soluções que seguem as melhores recomendações do mercado, e oferecemos soluções que são totalmente voltadas para o seu mercado e seu segmento em específico, garantindo um maior direcionamento. Além disso, possuímos uma equipe de BPO que trabalha 24/7, analisando todos os casos mais delicados, permitindo que você ofereça mais qualidade de vida aos seus funcionários. Conheça nossas soluções e se surpreenda com o que a B2e Group pode fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Outros Posts

B2e Cases – TudoAzul

Hoje, iniciamos nosso novo projeto: O B2e Cases! A B2e Group é responsável pela segurança dos maiores programas de fidelidade do Brasil, protegendo companhias aéreas,

Leia mais »

Nos Envie Uma Mensagem