Desafios da Concessão de Crédito

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Apesar da concessão de crédito existir há vários séculos, nem sempre sua prática está alinhada às vicissitudes da sociedade, ou seja, frequentemente sofre para sua concessão, seja por parte do credor, seja por parte do devedor. Neste texto iremos abordar tudo sobre Desafios da Concessão de Crédito.

É essencial para aqueles que trabalham com a concessão de crédito que os gestores envolvidos de sua equipe tenham uma visão geral de todas as etapas que precisam ser seguidas e que envolvam a análise e aprovação do processo. A tecnologia é essencial, pois auxilia diretamente a empresa a obter uma visão mais estratégica do negócio, bem como para que as decisões sejam tomadas de forma mais rápida e responsável.

Os Desafios

A concessão de crédito é um processo considerado longo, tornando a cadeia de solicitação e concessão mais eficientes, entretanto, ainda passa a ser uma dificuldade para muitas empresas. Um dos Desafios da Concessão de Crédito é que há várias fontes de pesquisas para a empresa gerenciar, ou seja, ocorre a descentralização de informações financeiras do cliente, ainda mais quando se trata de empresas que estão fundamentadas em avaliações de clientes. É importante salientar que o processo deve ser organizado e otimizado, a equipe pode perder tempo em uma análise de concessão chegando a inúmeras conclusões diferentes, correndo o risco de perder informações relevantes. Assim, para evitar a falta de organização, o melhor a se fazer é armazenar todos os dados em um único local, ou seja, fazer uso de plataformas tecnológicas que tenham regras de crédito bem definidas para se evitar gastos desnecessários e excessivos de tempo nos processos.

Um dos outros Desafios da Concessão de Crédito é que as equipes do ramo empresarial necessitam que sejam disponibilizados dados que realmente sejam confiáveis e seguros ao processo da análise, pois quando a empresa processa dados com informações imprecisas a respeito de sua carteira de clientes, há riscos maiores de se emitir relatórios desconexos com a realidade do negócio que se pretende firmar.

É essencial utilizar dados de bases confiáveis, pois somente assim é possível definir quais os critérios necessários para compor uma política de crédito adequada.

A política de crédito

A falta de critério para concessão de créditos é outro problema para as empresas, pois ainda existem muitas empresas que não dão importância para a política de crédito, sendo muitas vezes estabelecidos critérios generalistas que não estão ligados diretamente a necessidades reais que o negócio precisa. Importante frisar que essa falta de cautela pode abrir o caminho para subjetividade, dificultando a identificação de riscos e oportunidades que um cliente pode oferecer futuramente à empresa.

É importante que as empresas levem em conta o cenário econômico da gestão atual, principalmente quando se trata da concessão de créditos que está diretamente ligada à gestão de riscos, porque grande parte das transações entre ramos empresariais são realizadas a prazo, aumentando os riscos de prejuízos com a inadimplência ou atrasos. Por esse motivo, é essencial investir em gestão de riscos na concessão do crédito e também trabalhar com uma avaliação criteriosa que será baseada em características próprias de cada empresa-cliente, assim minimizando os riscos de insolvência que é consequência da falta no caixa do seu negócio. Os gestores devem estar atentos à atividade empresarial, sendo fundamental atuar com moderação evitando assim riscos exagerados que podem afetar de forma negativa a economia.

Opiniões diferentes dentro da empresa

Geralmente, os colaboradores dos diversos departamentos empresariais de origem financeira irão ter perfis e ideias diferenciadas, ou seja, aqueles que atuam no primeiro setor estão mais propensos a correr o risco de fechar uma venda. E em contrapartida, os funcionários que atuam no outro serão mais conservadores e não iriam suportar a possibilidade de perder algum dinheiro. É essencial que haja um equilíbrio entre os dois departamentos existentes, de modo que, nas vendas não se percam e os riscos sejam amplamente controlados e moderados.

Em relação aos departamentos, é preciso que não haja conflitos entre os mesmos, o ideal é que todos trabalhem em conjunto buscando o melhor resultado para a empresa, pois todos estão em um mesmo direcionamento e com objetivos em comum, é essencial que o departamento comercial realize e cumpra suas metas de vendas e não se esqueça de auxiliar com o controle da inadimplência tarefa realizada pelo departamento financeiro.

Como unificar a visão dos departamentos

Para que haja integração entre os departamentos da empresa, financeiro e comercial, deve ser utilizada ferramentas de cunho tecnológico nesses setores, contando com o auxílio de softwares e programas inteligentes. Com essas ferramentas, torna possível se obter retornos mais precisos, muito mais rápidos e eficazes a respeito da economia da empresa, além de informações que podem ser disponibilizadas em uma base compartilhada. A empresa deve investir no treinamento dos funcionários, de modo que passe a compatibilizá-los com as demandas existentes juntamente ao fluxo de serviço oferecido dentro do espaço empresarial.

Este treinamento é a base para uma boa atuação, muito mais ágil e dinâmica entre os colaboradores, já que as equipes deverão saber exatamente quais informações são importantes e como analisar da melhor maneira e agir diante de cada tipo de dificuldade que possa surgir. Esse tipo de atitude irá aumentar a eficiência da empresa bem como diminuindo o tempo de resposta do crédito, assim, garante a alta eficácia da produção e aumenta a satisfação dos clientes de um modo geral.

Gestão de risco na concessão de crédito

Por esses e outros motivos, é de extrema relevância que uma empresa possa investir na gestão de riscos na concessão de crédito, sendo uma ação de elevada importância para economia. Assim, há um trabalho baseado na avaliação criteriosa e em características próprias de cada cliente, minimizando variados riscos relacionados à própria economia, a concessão de créditos por mais que se tenham desafios e algumas dificuldades, poderá trazer inúmeros benefícios para a produção.

Em relação ao ponto financeiro e comercial deve haver um alinhamento para que a gestão de riscos seja definida da melhor forma e que as vendas sejam realizadas sem colocar em risco a saúde financeira da organização. Os problemas relacionados os desafios da concessão de crédito podem ser evitados por meio da automatização de processos, que irá garantir maior padronização de análises, segurança e agilidade para a operação que a empresa necessita. Assim, as empresas ganham muito mais e aumentam a produtividade da equipe no geral, gerando minimização de custos e tornando fácil investir onde realmente necessita.

Como simplificar esse processo?

A B2e Group, sabendo das dificuldades que podem ser encontradas em todos esses passos para uma concessão de crédito assertiva, criou soluções de crédito que não vão colocar suas vendas em risco e nem diminuir a quantidade delas. Utilizamos mais de 70 fontes de informação que são de confiança, garantindo que você não irá analisar dados de confiança e que seus relatórios e decisões serão precisos. Converse com um de nossos especialistas e veja o que podemos fazer pela sua empresa!

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