Importância do cadastro em Políticas de Crédito para evitar inadimplência.

Inadimplência

Primeiramente, vamos explicar o que é inadimplência: De modo resumido, é quando um cliente não cumpre com suas obrigações financeiras, não honrando o pagamento dentro do tempo combinado em um contrato. Como já mencionamos aqui nesse blog, as vezes você tomou todas as precauções possíveis, mas algo exterior e inesperado acontece e faz com que esse cliente não consiga cumprir com suas obrigações. Nessas horas, o ideal é entender o que aconteceu e resolver de modo que nenhum dos dois saia prejudicado. 

Pequenas Empresas

No caso de pequenas empresas, principalmente em cidades pequenas, isso acontece pela falta de tecnologia utilizada na hora de elaborar a política de crédito. Muitas lojas acabam fazendo seus cadastros, que são a parte mais importante para a análise de um consumidor, de forma manual, preenchendo dados pessoais como nome, endereço e assinatura, dentro de uma nota provisória. O problema de cadastros assim é que você dificulta o seu trabalho na hora de manter o mesmo sempre atualizado, com as informações referentes aos mesmos facilitando na hora de analisar uma possível concessão de crédito. Além disso, se você realiza o trabalho de forma manual, terá dificuldade para analisar na hora de elaborar uma decisão de crédito, podendo realizar uma estratégia equivocada na sua política. E isso pode acontecer por diversos motivos: Falta de tempo para atualizar os dados, falta de informação por longo turnover de vendas, informações errôneas por parte dos clientes, entre outros problemas como o de lojas pequenas, em que a mesma pessoa que cuida da parte administrativa também fica responsável pelo caixa. 

Gestores de empresas pequenas que desejam diminuir o número de consumidores inadimplentes devem investir em alguns fatores importantes, sendo eles a utilização de um sistema que avalie os clientes e em treinamento para seus funcionários façam melhor uso desse sistema, até porque precisam entender qual política de crédito devem seguir. Uma política mais liberal aumenta suas vendas porém aumenta o risco de inadimplência, enquanto uma política mais dura abaixa o risco, mas também abaixa suas vendas. Una isso à uma regra de limite de crédito, que denomina o valor de risco que a empresa quer assumir, e você terá maior controle sobre o risco com a possível inadimplência que sua empresa corre. 

Como garantir que estou sendo assertivo?

Para garantir que você está trabalhando com uma política de crédito que siga todas as recomendações e sugestões, e entrega os resultados seguindo as melhores práticas do mercado, é sempre bom contar com quem já conhece do assunto. A B2e Group oferece, em seus serviços de Automatização de Crédito e Prevenção à Fraude, toda a inteligência e expertise para elaborar Políticas de Crédito e Prevenção assertivas de acordo com o seu modelo de negócio e segmento de atuação, com decisões em tempo real, garantindo que você não perca nenhuma venda e se mantenha seguro, recebendo seus lucros no final do mês sem surpresas negativas.

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