Perda Financeira: Principais causas e como se prevenir.

Uma perda financeira representa os gastos que não eram esperados e que prejudicam os resultados de uma empresa. Exemplos que podemos utilizar aqui são, por exemplo, bens de consumo. Se você possui uma loja e os produtos que você vende acabam não tendo umas saída tão grande, o tempo passa e as datas de validade chegam. Esses produtos que você deixou de vender são perdas para sua empresa, pois você deixou de lucrar com eles. Outro exemplo é a quebra de material utilizado, por exemplo computadores, máquinas operacionais e danos em infraestrutura, entrando na categoria de gastos que você não estava esperando ter.

Danos operacionais:

Se sua empresa trabalha utilizando maquinaria, deve ficar atento à funcionalidade, o estado e a qualidade em que ela se encontra. Uma perda financeira nesse sentido seria que suas máquinas parassem de funcionar de maneira inesperada, o que te obriga a comprar novas para manter sua produção normalizada e requer um dinheiro alto para realizar. Uma maneira de se prevenir contra esse problema é manter fiscalizações e rotinas de checagem para verificar se está tudo funcionando certo.

Fluxo de caixa:

Uma tarefa importante ao gerir um negócio é saber quanto direcionar do lucro para o seu próprio negócio, tendo todos os gastos envolvidos dentro disso: Funcionários, infraestrutura, divisão entre os sócios, material de escritório, tudo que pode auxiliar no desempenho da sua empresa. Para gerir tudo isso, é utilizado o fluxo de caixa. Se esse dinheiro não for bem direcionado, pode prejudicar o pagamento dos funcionários e fornecedores no final do mês. E isso pode, aos poucos, ir aumentando cada vez mais sua perda financeira.

Variação de preços

Sabemos que, muitas vezes, a mudança constante da economia influencia de forma muito forte os resultados das empresas. Por causa dessa mudança, algumas empresas acabam aumentando o valor de seus produtos, o que geralmente não é bem visto pelos clientes. Isso faz com que eles deixem de consumir determinados produtos, o que faz com que não hajam compras e, com isso, a empresa não tenha lucros. É sempre bom manter um olho aberto para as mudanças do mercado para não ser pego de surpresa, assim você consegue se preparar para qualquer cenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts