As três etapas na Concessão de Crédito

Imagine o seguinte cenário: Você tem uma empresa de concessão de crédito e quer aumentar suas vendas e melhorar os seus resultados, mas ainda não sabe como fazer isso.

Parece uma missão impossível, mas como grande parte dos problemas, resolvemos fazendo um bom planejamento. Nesse caso, sua empresa precisa seguir 3 etapas muito importantes:

Cadastro

Esse é aquele momento em que sua empresa começa a conhecer com quem está falando. Você não conhece o cliente, mas precisa saber se ele tem um histórico positivo, afinal você quer garantir uma concessão de crédito segura. É nesse momento que você entende qual o poder de compra que esse cliente possui e estuda a vida inteira dessa pessoa, do endereço até o comprovante de renda e o IPVA. E claro, manter as informações atualizadas é essencial, visto que todas as informações que sua empresa conseguir podem mudar de uma semana para outra.

Crédito

O momento que você esperava. Depois de analisar todos os dados do seu cliente, é possível responder a pergunta “É positivo conceder crédito para essa pessoa?”.

Cobrança

Sua empresa realizou as duas etapas anteriores e pensou “Agora está tudo seguro, não preciso mais me preocupar”. Mas se enganou, pois mesmo o cliente mais confiável pode atrasar ou até mesmo não realizar o pagamento. Para não ter dor de cabeça, existem algumas coisas que você pode fazer para contornar isso, como por exemplo deixar juros ou multas relacionadas ao não pagamento, avisadas previamente para não ter nenhum tipo de reclamação sobre datas de vencimentos e prazos, e reforçar sobre essas penalidades antes de tomar qualquer medida.

Mas claro que, sugerindo uma fórmula matemática: Quanto maior a soma da qualidade entre as duas primeiras etapas, menos será a sua preocupação na última. Além disso, se você tiver um sistema de análise de Concessão de Crédito e Prevenção à Fraude como o da B2e, tudo fica ainda mais seguro. Conheça mais sobre a empresa e seus serviços no nosso site (www.b2egroup.com.br) ou ligando pra gente: +55 11 3107 5100.

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