Importância do programa de KYC (Know Your Client)

Conhecendo o KYC

Tendo como objetivo auxiliar as empresas a atingirem melhores resultados operacionais no médio e longo prazo, o KYC (Know Your Client) é uma estratégia, geralmente mas não exclusivamente utilizada por bancos, que analisa uma grande quantidade de informações sobre cada cliente que possui em sua carteira, para assim entender melhor o perfil de cada um e diminuir a possibilidade de riscos nas escolhas dos mesmos. Basicamente, oferece uma proteção para o seu negócio, que vai saber de forma mais assertiva quais os serviços mais pertinentes para os clientes e que possuem maior chance de darem certo. Mas assim como qualquer estratégia utilizada em empresas, você deve estar atento à alguns pontos de atenção importantes!

Aplicando a estratégia

Para ter um rendimento melhor dessa estratégia, o primeiro passo é garantir que a empresa esteja sempre atualizada. Uma boa maneira de fazer isso é manter um compromisso com seus clientes de que sempre irão manter suas informações up to date. Isso garante uma análise mais comprometida com a situação atual do cliente e soluções mais assertivas. Além disso, você vai precisar de um programa de identificação de clientes, que analisa custos jurídicos durante a realização de acordos comerciais, ou seja, sua empresa poderá encerrar o relacionamento com clientes que estiverem envolvidos em escândalos como lavagem de dinheiro, por exemplo. Isso te deixa mais apto a controlar as pessoas com quem sua empresa formará laços, evitando qualquer tipo de publicidade negativa para o seu lado.

 

Durante a estratégia, você deve realizar algumas ações que são essenciais para que ela funcione perfeitamente. Uma delas, por exemplo, é a investigação da origem do patrimônio do seu cliente. Você vai querer ter certeza se o dinheiro que estão utilizando é de uma fonte limpa, para evitar possíveis fraudes. Outra é a classificação de risco, na qual você avalia a viabilidade de negócios, abaixando o nível de exposição. Isso traz uma análise dos riscos em uma aplicação, evitando a preocupação com alguns pontos de atenção de novos investimentos, tornando os mesmos mais certeiros, com um retorno financeiro maior.

 

Concluindo, é importante implementar essa estratégia no seu negócio pois estará oferecendo um dos melhores caminhos quando o assunto é auxiliar as áreas de finanças, evitando eventuais problemas e riscos que poderiam surgir ao entender por completo o perfil do seu cliente, identificando os que são de alto risco e cortando os mesmos da carteira de consumidores da sua empresa. Isso é essencial para manter um bom relacionamento e boa impressão perante outros clientes ou possíveis clientes.

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