Modelos de utilização do gateway de pagamento em conjunto com a ferramenta de prevenção a fraude.
No Comércio Eletrônico uma dúvida recorrente sempre surge quando é definido o fluxo operacional de venda: Em qual momento devemos utilizar o Gateway de Pagamento? Antes ou depois da solução Antifraude ?
Vamos entender os cenários possíveis.
Cenário 1 ( Processo de Captura antes da Prevenção Fraude)
- Pedido Efetuado 2- Captura do valor 3- Prevenção a Fraude (É fraude?).
- Sim:
– Terá que estornar o valor ao cartão e;
– Pagará o Gateway de Pagamento + Análise de Risco.
- Não:
– Segue o processo normalmente e;
– Terá custos com Gateway de Pagamento + Análise de Risco.
Cenário 2 (Análise de Risco antes do Processo de Captura)
- Pedido Efetuado 2- Análise de Risco 3- Captura do valor (É fraude?)
- Sim:
– Segue o processo normal de cancelamento do pedido.
– Terá custos Análise de Risco.
- Não:
– Faz-se a captura da venda, e segue para os procedimentos de entrega e;
– Terá os custos da Análise de Risco + Gateway de Pagamento + Adquirente.
Cenário 3 (Fluxo com #Pré-Captura)
- Pedido Efetuado 2- Autorização 3- Análise de Risco 4- Captura (É Fraude?)
- Sim:
– Cancela-se o pedido.
– Terá custo com Gateway de Pagamento + Análise de Risco
- Não:
– Captura-se a venda, segue para procedimentos de envio e;
– Terá custos de Gateway de Pagamento + Análise de Risco + Adquirente.
Acima temos os cenários que podem ser usados dentro do de sua Loja Virtual.
Mas qual delas é a mais adequada?
Na “ autorização “ o Gateway de Pagamento cobra o valor em real-(quando reprovado e/ou cancelado).
Vamos então analisar os três cenários:
Cenário 1: Se o Gateway de Pagamento aprovar e a Gestão de Risco reprovar, você terá os dois custos. Além disso terá que estornar o valor do cartão, que se passar de 1% mês, corre o risco de ser descredenciado em virtude do alto índice de estorno.
Cenário 2: Se o Gateway de Pagamento reprovar (falta de crédito, desistência de compra, desacordo comercial por exemplo), e a Gestão de Risco aprovar ou reprovar, você terá o custo com a análise de risco.
Cenário 3: Pedido vai para autorização. Tem crédito? Sim! Envia pedido a Gestão de Risco. Se for reprovado, terá o custo do Gateway de Pagamento (relacionado acima), e não terá que estornar. Foi aprovado? Captura-se a venda, e terá custos com o Gateway de Pagamento, Gestão de Risco e Adquirente.
Então pense muito bem, antes de escolher o fluxo quando utilizado Gateway de Pagamento x Análise Gestão de Risco. Uma boa administração nessa parte, fará uma enorme diferença!
#Pré-Captura: É uma forma de reservar o valor no cartão de crédito.
Contribuição: Tiago Fernandes/ Gerente Comercial
Modelos de utilização do gateway de pagamento em conjunto com a ferramenta de prevenção a fraude.
No Comércio Eletrônico uma dúvida recorrente sempre surge quando é definido o fluxo operacional de venda: Em qual momento devemos utilizar o Gateway de Pagamento? Antes ou depois da solução Antifraude ?
Vamos entender os cenários possíveis.
Cenário 1 ( Processo de Captura antes da Prevenção Fraude)
- Pedido Efetuado 2- Captura do valor 3- Prevenção a Fraude (É fraude?).
- Sim:
– Terá que estornar o valor ao cartão e;
– Pagará o Gateway de Pagamento + Análise de Risco.
- Não:
– Segue o processo normalmente e;
– Terá custos com Gateway de Pagamento + Análise de Risco.
Cenário 2 (Análise de Risco antes do Processo de Captura)
- Pedido Efetuado 2- Análise de Risco 3- Captura do valor (É fraude?)
- Sim:
– Segue o processo normal de cancelamento do pedido.
– Terá custos Análise de Risco.
- Não:
– Faz-se a captura da venda, e segue para os procedimentos de entrega e;
– Terá os custos da Análise de Risco + Gateway de Pagamento + Adquirente.
Cenário 3 (Fluxo com #Pré-Captura)
- Pedido Efetuado 2- Autorização 3- Análise de Risco 4- Captura (É Fraude?)
- Sim:
– Cancela-se o pedido.
– Terá custo com Gateway de Pagamento + Análise de Risco
- Não:
– Captura-se a venda, segue para procedimentos de envio e;
– Terá custos de Gateway de Pagamento + Análise de Risco + Adquirente.
Acima temos os cenários que podem ser usados dentro do de sua Loja Virtual.
Mas qual delas é a mais adequada?
Na “ autorização “ o Gateway de Pagamento cobra o valor em real-(quando reprovado e/ou cancelado).
Vamos então analisar os três cenários:
Cenário 1: Se o Gateway de Pagamento aprovar e a Gestão de Risco reprovar, você terá os dois custos. Além disso terá que estornar o valor do cartão, que se passar de 1% mês, corre o risco de ser descredenciado em virtude do alto índice de estorno.
Cenário 2: Se o Gateway de Pagamento reprovar (falta de crédito, desistência de compra, desacordo comercial por exemplo), e a Gestão de Risco aprovar ou reprovar, você terá o custo com a análise de risco.
Cenário 3: Pedido vai para autorização. Tem crédito? Sim! Envia pedido a Gestão de Risco. Se for reprovado, terá o custo do Gateway de Pagamento (relacionado acima), e não terá que estornar. Foi aprovado? Captura-se a venda, e terá custos com o Gateway de Pagamento, Gestão de Risco e Adquirente.
Então pense muito bem, antes de escolher o fluxo quando utilizado Gateway de Pagamento x Análise Gestão de Risco. Uma boa administração nessa parte, fará uma enorme diferença!
#Pré-Captura: É uma forma de reservar o valor no cartão de crédito.
Contribuição: Tiago Fernandes/ Gerente Comercial
Modelos de utilização do gateway de pagamento em conjunto com a ferramenta de prevenção a fraude.
No Comércio Eletrônico uma dúvida recorrente sempre surge quando é definido o fluxo operacional de venda: Em qual momento devemos utilizar o Gateway de Pagamento? Antes ou depois da solução Antifraude ?
Vamos entender os cenários possíveis.
Cenário 1 ( Processo de Captura antes da Prevenção Fraude)
- Pedido Efetuado 2- Captura do valor 3- Prevenção a Fraude (É fraude?).
- Sim:
– Terá que estornar o valor ao cartão e;
– Pagará o Gateway de Pagamento + Análise de Risco.
- Não:
– Segue o processo normalmente e;
– Terá custos com Gateway de Pagamento + Análise de Risco.
Cenário 2 (Análise de Risco antes do Processo de Captura)
- Pedido Efetuado 2- Análise de Risco 3- Captura do valor (É fraude?)
- Sim:
– Segue o processo normal de cancelamento do pedido.
– Terá custos Análise de Risco.
- Não:
– Faz-se a captura da venda, e segue para os procedimentos de entrega e;
– Terá os custos da Análise de Risco + Gateway de Pagamento + Adquirente.
Cenário 3 (Fluxo com #Pré-Captura)
- Pedido Efetuado 2- Autorização 3- Análise de Risco 4- Captura (É Fraude?)
- Sim:
– Cancela-se o pedido.
– Terá custo com Gateway de Pagamento + Análise de Risco
- Não:
– Captura-se a venda, segue para procedimentos de envio e;
– Terá custos de Gateway de Pagamento + Análise de Risco + Adquirente.
Acima temos os cenários que podem ser usados dentro do de sua Loja Virtual.
Mas qual delas é a mais adequada?
Na “ autorização “ o Gateway de Pagamento cobra o valor em real-(quando reprovado e/ou cancelado).
Vamos então analisar os três cenários:
Cenário 1: Se o Gateway de Pagamento aprovar e a Gestão de Risco reprovar, você terá os dois custos. Além disso terá que estornar o valor do cartão, que se passar de 1% mês, corre o risco de ser descredenciado em virtude do alto índice de estorno.
Cenário 2: Se o Gateway de Pagamento reprovar (falta de crédito, desistência de compra, desacordo comercial por exemplo), e a Gestão de Risco aprovar ou reprovar, você terá o custo com a análise de risco.
Cenário 3: Pedido vai para autorização. Tem crédito? Sim! Envia pedido a Gestão de Risco. Se for reprovado, terá o custo do Gateway de Pagamento (relacionado acima), e não terá que estornar. Foi aprovado? Captura-se a venda, e terá custos com o Gateway de Pagamento, Gestão de Risco e Adquirente.
Então pense muito bem, antes de escolher o fluxo quando utilizado Gateway de Pagamento x Análise Gestão de Risco. Uma boa administração nessa parte, fará uma enorme diferença!
#Pré-Captura: É uma forma de reservar o valor no cartão de crédito.
Contribuição: Tiago Fernandes/ Gerente Comercial