Perfis mais comuns de consumidores inadimplentes no Brasil

Já teve alguma experiência com um consumidor inadimplente? Se não, você provavelmente já viu casos em que isso aconteceu – infelizmente, é uma ocorrência extremamente comum!

Mas será que existe algum jeito de ficarmos mais espertos? Por exemplo… Você sabe as características mais comuns de consumidores inadimplentes brasileiros? Um estudo desenvolvido pela área de Decision Analytics da Serasa Experian mostra quais são essas características! Esse levantamento foi em 2017, no período em o número total de consumidores negativados atingiu recorde histórico impulsionado pelo desemprego e recessão da economia, chegando em 61 milhões!

Quem são os inadimplentes brasileiros mais comuns?

De acordo com o estudo, 19,4% dos inadimplentes – a maioria deles – tem entre 41 e 50 anos. Em segundo lugar, estão os jovens entre 18 e 25 anos com 14,9%. Do total, os homens representam 50,9%.

Já em relação à classe social, quem ganha entre 1 e 2 salários mínimos representa 39,1% dos inadimplentes. Em seguida, com 11,7%, vem a classe que ganha entre 2 e 5 salários mínimos.

Além disso, a maioria dos 61 milhões de inadimplentes, representando 37,3%, possui apenas uma dívida. Enquanto isso, 30,7% possui quatro dívidas ou mais! E, para finalizar, 19,9% possui duas dívidas e 12,1% possui três dívidas.

Onde estão os inadimplentes brasileiros mais comuns?

A região com maior percentual de inadimplentes é a Sudeste, sabia? Com 45,2%! Em seguida, o Nordeste corresponde a 25% do total e, em terceiro lugar, o Sul com 12,8%.

Ainda de acordo com o estudo, você pode verificar na tabela abaixo o número total de inadimplentes em relação à porcentagem de inadimplência de acordo com os estados do Brasil:

Proporcionalmente, Amapá é o estado com maior percentual (59,8%) e São Paulo com o maior número (14.536.592 pessoas).

Tendo em vista que é preciso analisar o perfil do seu cliente para evitar todos os problemas que decorrem da inadimplência, é ideal que a sua empresa adote medidas inteligentes para tomada de decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts

A Fraude no Mercado de Telecomunicações é uma realidade que afeta empresas de todos os portes, resultando em perdas financeiras significativas e danos à reputação.

Leia mais »