Prejuízo no mundo virtual pode chegar a R$ 16 mil para consumidor

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Segundo uma pesquisa realizada pela Dimension Data – Multinacional de tecnologia especializada em segurança da informação, realizada com seus clientes em 58 países, prevê que pessoas que compram no E-Commerce corre o risco de perder entre US$ 50,00 e US$ 5 mil, ou respectivamente R$ 160,00  e R$ 16 mil por golpe, principalmente em datas comemorativas onde os acessos às lojas online crescem muito.

Em datas especiais como o Natal por exemplo, é fácil imaginar que a ação de cibercriminosos torna-se mais invasivo. A maioria das pessoas caem no golpe (como aponta o estudo), por mera falta de atenção. Em épocas festivas como o Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Black Friday e como já citado Natal, somos bombardeados com e-mails, mensagens, spam de grandes promoções, vantagens, condições especiais de compras etc. E é exatamente nessas situações que você se dar mal! Muitas vezes as compras que fazemos são por simples impulso, e é ai que o fraudador sabendo muito disso, consegue tomar vantagem da situação.

Dentre os sistemas que os cibercriminosos mais utilizam são:

  • Phishing: iscas enviadas para seu e-mail, com promoções muitas vezes fora da realidade;
  • Ataques de Ransomware: roubo de dados pessoais e arquivos digitais;
  • Trojans bancários: sites e e-mails com as mesmas características de um Banco real e,
  • Sites fraudulentos: cópia de um site de compras com ofertas tentadoras, e condições de pagamentos com maior número de parcelamento, para que se torne mais atrativo.

Os dados que mais interessam aos fraudadores, segundo a Dimension Data são:

  • Dados do cartão de crédito: para teste de limites e possíveis resgates bônus anual e,
  • Nome, senha e site com grandes número de acessos pelo o usuário: em posse desses dados o criminoso pode se passar pela vítima, em diferentes plataformas  para resgatar pontos e fazer compras por exemplo.

Como se precaver?

  • Evite usar wi-fi público para compras online, entrar em sua conta bancária e programas de resgate de pontos;
  • Não clique em links de fontes desconhecidas;
  • Faça downloads apenas em aplicativos de sites conhecidos;
  • Não compartilhe seus dados pessoais de forma online, como aplicativos de conversa instantânea por exemplo;
  • Cuidado com ofertas fora da realidade. Pesquise mais de um lugar e compare os preços, antes de tomar uma decisão por impulso e,
  • Atualize seu antivírus.

Essas são algumas medidas que poderá te livrar de problemas futuros. E lembre-se:  fazer compras online é um ótimo negócio! Então aproveite e boas compras!

Por: Danilo de Camargo/ Marketing B2e Group.

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