Um dos grandes desafios na hora de conceder crédito é saber como analisar a liberação dele, assim como a maneira de ser mais eficiente na hora de recuperar parcelas que estão com os pagamentos atrasados. Basicamente você estará sempre assumindo riscos, mas isso não deve te desmotivar, afinal é com uma gestão de crédito eficiente que você reduz suas chances de perder dinheiro. E no final, é isso que todos querem, certo?

O primeiro passo, como de costume, é saber com quem você está lidando. Conheça seus clientes! Eles são confiáveis? O histórico deles é positivo? Ele oferece algum risco para sua empresa, ou é um bom pagador? Se você conseguir responder essas perguntas e as respostas forem positivas, já terá mais chances de não ter um problema no futuro, nem dor de cabeça para tentar resolver.

Gestão do crédito e cobrança

Mesmo depois de todo o planejamento e garantia da honestidade de quem recebeu o crédito, seu monitoramento não pode parar. Um cliente comprometido pode passar por alguma situação complicada e ter dificuldades em seguir com o pagamento. O ideal é monitorar o pagamento para continuar organizado, entendendo se estão atrasando ou pagando parcelas em um valor abaixo do esperado. Quando essa situação começar a se desenvolver e se tornar uma dívida, quer dizer que chegou o momento de gerir a cobrança que será feita.

O que isso quer dizer? Quer dizer que chegou o momento de fazer um plano de ação para resolver essa situação. Mas calma, resolver essa situação de cobrar quem está devendo não significa ser grosseiro ou rude com o devedor, afinal, não sabemos por qual situação a pessoa está passando. E você pode ser acusado por danos morais. Então o ideal é sempre ir conversar com calma, com o objetivo de entender o que passa com esse cliente e qual o momento que ele está passando.

Pensar em alguma forma de parceria com o devedor, entender a situação e fazer uma negociação, conversar e desenvolver uma maneira que fique positiva para os dois lados. Esses são alguns conselhos que garantem que você pelo menos irá receber o que foi combinado, apesar de talvez levar mais tempo. Mas é melhor do que sair zerado, correto?

Por fim, entenda qual o tipo de gravidade da situação em que você está entrando. Esse devedor, ao não realizar o pagamento, irá afetar uma parcela grande do seu faturamento? Se ele representar uma porcentagem que irá comprometer muito o final do seu mês, é um caso que precisa de mais atenção e de uma conversa mais inteligente para que ambos saiam satisfeitos e que sua empresa não saia prejudicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *