Variáveis de uma Política de Crédito assertiva.

Como dissemos em outras publicações, a política de crédito é uma estratégia que é utilizada como um modelo de padrões que devem ser seguidos pela empresa para conhecer melhor os clientes. Entender melhores detalhes sobre os mesmos garante a segurança na hora da decisão de concessão de crédito. Isso acontece principalmente porque, ao trabalhar com concessão de crédito, uma empresa fica aberta à receber clientes com os mais variados perfis, então precisa tomar medidas de segurança para não se envolver com clientes inadimplentes, que são as maiores dores de cabeça. Para essa política ser considerada como eficiente e ideal, precisa fazer um balanço entre os aumentos nas quantidades de vendas e no foco em reduzir os consumidores inadimplentes. De acordo com o autor do livro “Mercado Financeiro”, Alexandre Assaf Neto, uma política de crédito precisa ser dividida em quatro variáveis, que são:

1) Padrões de Crédito.

Definem os instrumentos de crédito e as exigências de garantias para conceder o mesmo a uma cliente. Ao deixar os padrões de crédito menos rigorosos, essa empresa aumenta o risco de encontrar um cliente inadimplente, pois entra numa conta que ele não conseguirá pagar, o que é péssimo para o lucro da empresa.

2)  Prazo de crédito:

Faz referência ao período de tempo dado pela empresa para conceder crédito aos seus clientes. Assim, os mesmos conseguem realizar os pagamentos das compras. Esse prazo geralmente fica próximo aos dias representativos de mês comercial, ou seja, 30 dias, tendo a data de emissão como o dia de início.  

3) Concessão de desconto:

Esse desconto é referente ao abatimento no preço da venda quando os pagamentos são feitos à vista ou em poucas parcelas. Esses descontos financeiros afetam importantes variáveis que envolvem o lucro final da empresa, como as vendas, margens, volume de capital investido em contas a receber e na inadimplência.

4) Política de cobrança:

Define os critérios e procedimentos que podem ser adotados por uma empresa com o objetivo de receber, nas datas dos vencimentos, os valores pendentes.

Para garantir que você está trabalhando com uma política de crédito que siga todas as recomendações e sugestões, e entrega os resultados seguindo as melhores práticas do mercado, é sempre bom contar com quem já conhece do assunto. A B2e Group oferece, em seus serviços de Automatização de Crédito e Prevenção à Fraude, toda a inteligência e expertise para elaborar Políticas de Crédito e Prevenção assertivas de acordo com o seu modelo de negócio e segmento de atuação, com decisões em tempo real, garantindo que você não perca nenhuma venda e se mantenha seguro, recebendo seus lucros no final do mês sem surpresas negativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Posts